Autor Tópico: Partições que não montam, inclusive a de boot  (Lida 1995 vezes)

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Partições que não montam, inclusive a de boot
« Online: 17 de Junho de 2007, 08:35 »
Bom galera,

Depois de algum tempo já registrado aqui, chegou a hora de pedir socorro a vocês ;D

A história começou há um tempo atrás: essa máquina é dual boot, com o Windows XP para o meu irmão, porque ele faz curso de Design e precisa de alguns aplicativos para os quais não existem similares em Linux.

Um belo dia, o Windows pegou vírus. Como de praxe, já que não confio em anti-vírus, formatei e reinstalei. Aí beleza, restaurei o Grub, pensei que estivesse funcionando redondo, salvo a partição NTFS que não montava mais na inicialização, e quando eu a montava manualmente, não possuía permissões nem para lê-la. Deixei quieto, porque quase não mexo nessa partição mesmo.

Mas ontem teve uma queda de energia aqui, enquanto meu irmão tava mexendo; depois disso, o Windows travava no boot, nem aparecia o logotipo. Pensei em restaurar a MBR dele, já tinha catado o CD e tudo. Aí, no Ubuntu, fui procurar a pasta de boot para fazer um backup do menu.lst, prá não ficar perdido na hora de reconfigurar o Grub.

Mas cadê a /boot? Não tava montada! (Ah sim, eu tenho uma partição só com os arquivos de boot no início do HD.)

Se monto, não possuo privilégio de leitura também. E nada me garante que essa é a partição de boot que o Grub tá usando. Tenho 99% de certeza de que é, afinal não surgiu outra pasta de boot, e o Grub tá funcionando redondo.

Então a grande pergunta é: como eu faço para montar essas partições na inicialização, com privilégio de leitura, como era antigamente?

Não sei se ajuda, mas segue abaixo o /etc/fstab:

Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/hda6
UUID=713a8efc-7b96-4246-91fa-eb173a5b2bf4 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/hda1
UUID=5fda4745-a2df-4021-8f16-690fa3765ea6 /boot           ext3    defaults        0       2
# /dev/hda2
UUID=50480B92480B75CE /media/hda2     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/hda5
UUID=F9C3-7C01  /media/hda5     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/hda7
UUID=bc07a1d0-c95e-4c02-b8a9-a95a10ba32a2 none            swap    sw              0       0
/dev/hdb        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdc        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/           /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

P.S. 1: Milagrosamente, o Windows voltou a funcionar sozinho.
P.S. 2: Ah sim, além dessa dor de cabeça, meu disco ganhou 4kb em setores defeituosos.  :-\
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 08:37 por mientefuego »

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Partições que não montam, inclusive a de boot
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2007, 23:19 »
Bem, 50% do problema resolvido.

Misteriosamente a pasta /boot havia sumido, como já havia relatado. Criei de novo, só de curiosidade, e agora ela monta normalmente.

A partição NTFS que até agora não deu as caras.

E, curiosamente, quando eu entro no GParted, aparece que o disco não está particionado, nem formatado.

boi

  • Visitante
Re: Partições que não montam, inclusive a de boot
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2007, 10:33 »
Mas o que é que não monta agora, é apenas a partição do Windows? Se for isso, você precisará passar o scandisk ou coisa parecida, isso a partir do próprio Windows.
Mas se apareceram setores defeituosos, isso significa que seu HD foi danificado fisicamente por essa queda de energia. O melhor a fazer é um backup de todos os seus arquivos importantes, formatar tudo e reinstalar os dois sistemas. Se aparecerem mais problemas futuramente, talvez seja necessário trocar o HD.

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Partições que não montam, inclusive a de boot
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2007, 10:45 »
Não, a partição Windows tá funcionando normalmente, nem é o caso de se passar scandisk.

Eu consigo montar, o problema é meu usuário não possui privilégio de leitura sobre a partição.