Linspire e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual

Iniciado por rodox12, 14 de Junho de 2007, 09:45

tópico anterior - próximo tópico

rodox12

A exemplo de outras distribuidoras Linux como Novell e Xandros, a Linspire assinou um acordo de propriedade intelectual com a Microsoft que blinda seus clientes de processos relacionados a patentes.

A Microsoft sustenta que o Linux fere 235 de suas patentes, mas companhia ainda não forneceu informações que apóiem a suas alegações, incluindo uma lista de quais seriam as patentes violadas.

Mas isso não impediu empresas de Linux como a Novell, a Xandros, e agora a Linspire, de assinar acordos de interoperabilidade para proteger seus clientes.

Como parte do mais recente acordo, a Linspire e a Microsoft concordaram em cooperar em diversas áreas.

A Linspire vai trabalhar com a Novell e a Microsoft para desenvolver um tradutor de código aberto para que usuários do Open Office e do Microsoft Office compartilhem documentos de forma mais simples.

A companhia também licenciou o codec RT de áudio da Microsoft para tornar seu comunicador Pidgin IM compatível com o Windows Live Messenger e outros produtos Microsoft.

Como parte do acordo, a Linspire também se comprometeu a incluir suporte ao Windows Media 10 nas próximas versões do seu sistema e tornar o Windows Live Search o buscador padrão no Linspire 5.0. Os termos financeiros do acordo não foram revelados.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/06/14/idgnoticia.2007-06-14.5057735633

Wata hell...

Temos que fixar o bug #1.

samuelbh

Poxa, nessa o Linspire traiu até o Ubuntu. Para que mnão sabe, as duas distros haviam feito parceria antes. E Windows Live Search buscador padrão? Nunca ouviram falar do Google? Fala sério.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

rodox12

soda neh...

celsofaf

Ignorem, meus caros. Continuarmos fiéis ao Ubuntu (ou qualquer outra distro com pudores para evitar tal tipo de acordo) é a melhor resposta que podemos dar.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

mientefuego

Não sei porque toda essa histeria em torno desse acordo.

A GPLv3 vem aí, se resolverem compartilhar soluções com a Microsoft, as prejudicadas serão elas mesmas.

Sem contar que acordos como esse, a curto prazo, podem contribuir para a popularização do Linux.

Durante isso, as distros "livres" terão espaço de tempo suficiente para desenvolver soluções próprias.

epimeteo

Citação de: mientefuego online 14 de Junho de 2007, 13:47
Não sei porque toda essa histeria em torno desse acordo.

A GPLv3 vem aí, se resolverem compartilhar soluções com a Microsoft, as prejudicadas serão elas mesmas.

Sem contar que acordos como esse, a curto prazo, podem contribuir para a popularização do Linux.

Durante isso, as distros "livres" terão espaço de tempo suficiente para desenvolver soluções próprias.

Tinha começado um tópico na secção "Café com Ubuntu" (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21344.0.html) mas indicaram-me este tópico e a minha questão é mesmo esta.

Com esta nova licença GPLv3, será que as distros Suse, Xandros e agora a Linspire, vão poder continuar a redistribuir  programas de código aberto? Ou poderão ficar "encalhadas" com estes acordos que fizeram com a Microsoft e não vão poder redistribuir código aberto GPLv3?

clcampos

Bem, acho que fui eu que indiquei que a discussão já vinha aqui. E como já disse no outro tópico vou repetir. Para tantas empresas estarem assinando este contrato, ainda mais com a sombra da nova GPL chegando acho que ele só pode ser muito lucrativo.... para elas claro!!!

Mas que é estranho é, como vão fazer com todas as prometidas restrições que vão ter? Ou será que não acreditam nas restrições? E outra pergunta, como proibir o uso de SL por estas empresas se ele é permitido a qualquer um? Muitas dúvidas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Kamei Hyoga

Quando a GPLv3 for lançada, todos são obrigados a atualizar suas licenças?? Porque se não, a GPLv3 não vai influenciar em nada.

epimeteo

Citação de: Kamei Hyoga online 15 de Junho de 2007, 03:13
Quando a GPLv3 for lançada, todos são obrigados a atualizar suas licenças?? Porque se não, a GPLv3 não vai influenciar em nada.

É este o cenário que estou a considerar: imaginemos que o Linus Trovald (ou o kernel Linux) adirem à GPLv3, e por arrasto quase todo o opensource GPLv2 também o faz.

Sei que é difícil, mas a Sun parece interessada na GPLv3 (Java e outras coisas da Sun ficam incluídas). A IBM, que tem muitas patentes, também parece interessada. É uma possibilidade, não? Então considerando essa possibilidade:

- as distros que fizeram/fizerem acordos com a Microsoft (neste caso Suse, Xandros e Linspire) não poderão "quase" (senão mesmo) auto-excluir-se do mundo Linux? Isto é, se não puderem redistribuir software GPLv3, deixam de poder utilizar o kernel Linux, por exemplo. Ou não?

Já li a GPLv3, li também isto (http://gplv3.fsf.org/rms-why.html) e fiquei na dúvida se isso não poderia acontecer.

mientefuego

Elas vão poder utilizar os kernels mais antigos, provavelmente, porque uma mudança de licença retroativa é algo complicadíssimo de se instituir.

As grandes prejudicadas, no fundo, serão elas mesmas, porque se quiserem desenvolver soluções, não vão mais poder contar com a comunidade Linux.

rodox12

Quantas incertezas...
Nao vejo a hora de sair esta GPLv3...

epimeteo

Há novos desenvolvimentos. Parece que a Microsoft está com muita pressa de fazer estes acordos antes que a GPLv3 seja lançada.

Segundo a PCWorld (ver http://www.pcworld.com/article/id,132977-c,companynews/article.html), a Microsoft, através sua nova equipa de "interoperacionalidade" (que recentemente teve uma nova aquisição muito importante pela pessoa do Tom Hanrahan, ex-Linux Foundation) quer fazer um acordo com a Red Hat.

Isto pode ser importante. Red Hat é ainda mais importante do que a Suse, e estas duas distros, embora possam não representar muito no mercado desktop (mais dominado pelas distro free*), representam uma boa parte do mercado empresarial do Linux.

Penso mesmo que um possível acordo com a Red Hat pode mesmo criar uma cisão importante no mundo Linux, e mesmo fazer da GPLv3 uma licença marginal, que praticamente não vai passar do papel, pois as distros que quiserem ter a esperança de fazer um acordo com a M$ para ficarem "legais" nos EUA, não poderão aceitar a GPLv3.

Intruder_A6

O Golias está tentando matar o Davi antes que este fique mais forte.

celsofaf

A Red Hat já emitiu diversas notas repudiando os acordos da Microsoft. Não vai acontecer.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

rodox12

Citação de: celsofaf online 16 de Junho de 2007, 11:32
A Red Hat já emitiu diversas notas repudiando os acordos da Microsoft. Não vai acontecer.

Exatamente.
Acho que na Red Hat a MS nao passa a mao.