Autor Tópico: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!  (Lida 448978 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #60 Online: 08 de Novembro de 2008, 23:11 »
Aqui com o Intrepid Ibex que instalei recente, ainda encontro alguns nomes em português-pt como por ex, "Rato" para o normal "mouse" e "Konsola" para o normal "Terminal"! Será que que há uma possibilidade de alterar para o português-br?  Já fui em "suporte a idiomas" e comandei tudo para pt-br, mas continua do jeito que citei acima!

Gde abraço,

Marcopolo.

Marcopolo edite os dois arquivos listados abaixo e delete (ou comente) a última linha de cada um deles:

  • /usr/share/applications/gnome-terminal.desktop
  • /usr/share/applications/gnome-settings-mouse.desktop
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #61 Online: 08 de Novembro de 2008, 23:23 »


Marcopolo edite os dois arquivos listados abaixo e delete (ou comente) a última linha de cada um deles:

  • /usr/share/applications/gnome-terminal.desktop
  • /usr/share/applications/gnome-settings-mouse.desktop

Meu caríssimo amigo Cris, o nosso Alarcon já me passou a dica e já resolvi. Muitíssimo obrigado pela dica!

[  ]s,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #62 Online: 08 de Novembro de 2008, 23:35 »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline old-hutter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #63 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:32 »
Eu ficarei muito grato se alguma alma bondosa poder me responder ...

(Estou com o mesmo problema do usuário groove, não estou sabendo onde encontrar os pacotes necessários. Quando clico no link que o galactus mostrou:

http://packages.ubuntu.com/

Um site todo em Inglês surge com uma lista das versões do Ubuntu, mas tem 3 links para cada versão, e aí que começa a confusão, exemplo:

hardy (8.04LTS)
hardy-updates
hardy-backports

Qual destes links eu devo clicar?, mesmo clicando um por um, tá difícil encontrar os pacotes. Se minha intenção é mudar o Ubuntu para Português é porque meu Inglês não é lá essas coisas, e com um site todo em Inglês fica mais complicado, né?

Expliquem melhor o procedimento, por favor.)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #64 Online: 13 de Novembro de 2008, 07:53 »
Eu ficarei muito grato se alguma alma bondosa poder me responder ...

(Estou com o mesmo problema do usuário groove, não estou sabendo onde encontrar os pacotes necessários. Quando clico no link que o galactus mostrou:

http://packages.ubuntu.com/

Um site todo em Inglês surge com uma lista das versões do Ubuntu, mas tem 3 links para cada versão, e aí que começa a confusão, exemplo:

hardy (8.04LTS)
hardy-updates
hardy-backports

Qual destes links eu devo clicar?, mesmo clicando um por um, tá difícil encontrar os pacotes. Se minha intenção é mudar o Ubuntu para Português é porque meu Inglês não é lá essas coisas, e com um site todo em Inglês fica mais complicado, né?

Expliquem melhor o procedimento, por favor.)

Exemplo com o Intrepid (8.10) e o pacote language-pack-gnome-pt-base

Você clicou no Link do tutorial e quer achar o pacote de idiomas para o intrepid (8.10) language-pack-gnome-pt-base. Então você rola a página um pouco para baixo e vai ver:

Search

Search package directories

Onde tem um espaço para você digitar o pacote requerido. Aí você coloca o nome do pacote em questão, na opção logo abaixo deixe marcado Search on: Package names only, no campo Distribution você deixa apenas o nome da versão que você busca, no caso Intrepid. No campo section, você deixa "any" e clica no botão Search. Ele vai abrir outra página mostrando o resultado da pesquisa apenas com o nome do pacote e da versão do Ubuntu em negrito. Você clica no nome em negrito, aí ele te leva na página onde você baixa o arquivo .deb do referido pacote, ele te mostra também possíveis dependências do pacote. Você clica logo abaixo onde está Download language-pack-gnome-pt-base.

Espero ter ajudado!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #65 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:27 »
Boas, Galactus!! Depois dessa explicação, melhor do isso, só mamão com açúcar!

Parabéns,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline old-hutter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #66 Online: 18 de Novembro de 2008, 15:30 »
Consegui baixar o arquivo .deb, testarei-o em casa. Obrigado galactus!  :)

Mas ainda estou na dúvida sobre isso:

hardy (8.04LTS)
hardy-updates
hardy-backports

Para que servem 3 links diferentes?

E você poderia me explicar melhor esse lance e dependências? ou me passar um link para eu eu possa ler sobre o assunto?

Paz e amor ... muita mulher e cerveja também !!!  ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #67 Online: 19 de Novembro de 2008, 00:39 »
Consegui baixar o arquivo .deb, testarei-o em casa. Obrigado galactus!  :)

Mas ainda estou na dúvida sobre isso:

hardy (8.04LTS)
hardy-updates
hardy-backports

Para que servem 3 links diferentes?

E você poderia me explicar melhor esse lance e dependências? ou me passar um link para eu eu possa ler sobre o assunto?

Paz e amor ... muita mulher e cerveja também !!!  ;D

Os três links diferentes se referem a lista dos repositórios. Um repositório é um servidor onde ficam armazenados os pacotes necessários para instalação de um programa. Assim  eles dividem esses pacotes em listas de acordo com a importância ou afinidade.

hardy (8.04LTS) - seria a lista onde se encontram os pacotes principais
hardy-updates - onde estão os pacotes atualizados, mas com suporte oficial
hardy-backports - pacotes mais recentes possíveis, mas sem suporte oficial, você usa por sua conta e risco

Assim a lista de repositório te indica uma linha que leva ao link do servidor, que por sua vez contém diversos diretórios contendo os mais variados pacotes, em média mais 16000 pacotes numa lista de repositório bem ativada!

As dependências são os pacotes necessários para fazer um determinado programa ou aplicação funcionar. Exemplo, o Listen Gnome. Ele é escrito em Python. Portanto, não basta ter apenas o pacote .deb do Listen. Você vai precisar de todas as bibliotecas do Python necessárias para ele funcionar. Se quiser que ele reconheça um iPod, vai precisar das bibliotecas do GTK que fazem esse reconhecimento. Essas são as chamadas dependências. Quem controla isso é o APT. O gerenciador de pacotes das distros baseadas em Debian. Você não precisa saber das dependências de um determinado programa, o APT resolve isso para você. Isso foi feito para evitar a duplicação de arquivos que são usados por mais de um programa. No Windows é diferente, no arquivo .exe já estão contidas as dependências daquele programa, ou pelo menos quase todas. Por isso o Windows tem muitos arquivos repetidos que poderiam ser instalados uma vez só.

Vou ficar por aqui se não vira livro!  :P

Dá uma estudada no Guia Foca Linux!

http://focalinux.cipsga.org.br/

A Documentação do Debian também é ótima para aprender.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #68 Online: 19 de Novembro de 2008, 01:22 »
Modifiquei o Tutorial, coloquei a dica de como encontrar os pacotes no Ubuntu Packages e a dica do Screwball.

Bom proveito pessoal!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #69 Online: 23 de Dezembro de 2008, 02:21 »
Como faço para traduzir programas do KDE4 no Gnome?

Offline polengarock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #70 Online: 24 de Abril de 2009, 14:39 »
Opa fiote sempre mandando bem...valew aew msm

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #71 Online: 15 de Maio de 2009, 21:42 »
Uso o 8.10 e instalei o OpenOffice 3.1 pelo repositorios mas agora ele ficou em ingles e quando eu insta-lo os pacotes de linguagem desinsta-la automaticamente o OpenOffice, o q eu faço?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #72 Online: 16 de Maio de 2009, 08:35 »
Uso o 8.10 e instalei o OpenOffice 3.1 pelo repositorios mas agora ele ficou em ingles e quando eu insta-lo os pacotes de linguagem desinsta-la automaticamente o OpenOffice, o q eu faço?
Aqui uso o 9.04 e, depois de uma atualização automática também ficou com o msm problema.
Usuário Linux- 449417

Offline Comme

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #73 Online: 16 de Maio de 2009, 11:46 »
Eu fui tentar colocar o openoffice em portugues olhe so o q rolou:
root@predite1-desktop:/home/predite# apt-get install openoffice.org-help-pt-br
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #74 Online: 16 de Maio de 2009, 20:14 »
Eu acho q vc estava na hora com outro  gerenciador de pacotes e por isso não conseguiu a tal trava.