Autor Tópico: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?  (Lida 133502 vezes)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #105 Online: 21 de Junho de 2007, 01:14 »
Além do mais meu primeiro jogo (não me lembro mais o nome, minha memória não consegue ir muito além de 1.000 AC... hehehe) era um que os controles tinham apenas uma roda que movimentava uma barra e vc tinha que evitar deixar uma "bola" passar.... hehehhe....

HAHAHAHAHA Eu também tive um telejogo com tênis, paredão e futebol!  ;D ;D ;D ;D

Mas minha programação no TK-85 não passava muito de
10 print "isso"
20 goto 10
(se bem que eu tive coragem de fazer o exemplo do relógio "analógico" do manual do bichinho... E que as formigas o tenham em paz)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #106 Online: 21 de Junho de 2007, 01:46 »
Sobre os Dinos, eu também sou do tempo do DOS 1.0 e do Wordstar. Meu primeiro PC foi um XP de muamba sem HD e dois daqueles drives de disquete de 5 e 1/4 (acho que era isso). Nele eu rodava o Wordstar (e depois o Word para DOS) para escrever e achava o máximo. Meu primeiro HD acho que tinha 10 MB e custou os olhos da cara. E dessa época eu ainda guardo uma Epson Matricial LX300 que funciona muito bem, obrigado.

Sobre o Atari, joguei bastante. Tinha um tio de um amigo meu que trabalhava com TI que copiava as ROMS para ele em chips enormes que funcionavam numa placa de suporte que fazia as vezes do cartucho. Ele tinha todos os jogos, todos mesmo! Eu era viciado num de tiro cujos alvos eram doces, bolos, pirulitos etc. Este eu zerava jogando umas duas horas seguidas.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline olbscherer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #107 Online: 21 de Junho de 2007, 13:25 »

   E pra não fugir muito do tema inicial do tópico: lá no tempo do XT, quando internet era algo que nem se ouvia falar, que eu usava o DOS, o Wordstar, o Dbase III Plus... vírus era algo remoto, algo que sabíamos que existia, mas que ninguém temia muito pegar, naqueles computadores a única forma de ser infectado era através de disquetes, então era só ter um pouco de critério quanto ao que estava sendo enfiado goela abaixo do PC pelos drives A:/ e B:/...

   Sem tanta preocupação em tornar o PC em uma caixa forte impenetrável e cheia de guardas de segurança pra me proteger de todas as pragas virtuais possíveis e imagináveis como é hoje no Windows XP, era muito mais tranqüilo sentar na frente do computador e curtir a simples descoberta dessa ferramenta tão bacana, entender os programas que podem ser utilizados nela, criados para ela... e como eles podem ser úteis e facilitar a minha vida e a de outras pessoas.


Pessoal, estou até me sentindo um adolescente. Meu primeiro contato com PCs foi em 1989, em curso de DOS (não lembro a vesão), onde eu dividia com mais dois colegas um PC-XT sem HD e com um único drive de 5 e 1/4. Não lembro quanto tinha de memória RAM.

Uns anos depois (1994), meus pais me deram um 486 DX66 com 4 MB de RAM e um HD de 210 MB. Usava o DOS em conjunto com o Windows 3.11 e programava em DBASE III. Doom era um dos jogos mais avançados na época. Eu também colecionava vírus, passando para disquetes todo arquivo infectado que eu encontrava...até o dia em que, acidentalmente, executei um desses arquivos (aí deu derma).

Quanto ao ATARI também joguei bastante, depois o Nintendo 8bits, SNES e partir daí, o PC.

Quanto a segurança e estabilidade no Linux, uso a poucos meses, mas só tive boas experiências. Nada de vírus, spyware, "travadas" indesejadas... De vez em quando faço alguma "porcaria" que me dá trabalho pra reverter. As vezes recorro a um "velho" hábito de usuário Windows (format C:), mas mesmo esse, está ficando pra trás. Do jeito que as coisas estão indo, em poucos anos o Linux poderá ser tão fácil de usar quanto o Win.

Um abraço,

Oscar
« Última modificação: 21 de Junho de 2007, 13:28 por olbscherer »
!?

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #108 Online: 21 de Junho de 2007, 15:23 »
Quando vejo esse tanto de "meninos" aqui nesse Fórum, uma dúvida que sempre tive a respeito do futuro de Linux  x  Windows começa a desparecer...o Windows tal como ele é hoje tá com seus dias contados...
E, outra coisa, vou engrossar esse coro : velho é o Pai do sarampo (né Ginho?)... hehehe!!!

pintinho hoje em uma conversa sobre o futuro da informática com um amigo/cliente (descutiamos Linux, SL, e a possível adoção por ele) me foi questionado o percentual de uso do Linux em relação a você sabe quem. Preferi falar exatamente isto (sem responder a pergunta), que hoje nos fóruns de linux a grande maioria é formada por adolescentes (em média 16 anos), e que hoje a participação do linux pode não ser grande, mas que vejo um bom futuro para ele.

mais ainda sim Jovem que usa Linux é a grande minoria.....
no colégio tecnico que estudo, apenas UM me procurou para pegar o CD do Ubuntu, e fiquei sabendo que apenas no maximo outros um ou dois que usam/já usaram!

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #109 Online: 21 de Junho de 2007, 15:36 »
Tenho meus 14 anos de idade, na sala de aula que estudo meus colegas sabem fazer apenas duas ou três coisas com o PC: mexer apenas no Orkut e MSN ou jogos com bom gráfico, nem sabem o que seria o framebuffer por exemplo, não tem noção do que é kernel e pensam que quem sabe mexer no Windows sabe mexer com informática. Isto é que atrasa o desenvolvimento do Software livre, você quando entra em um curso de informática te ensinam Windows e Microsoft Officer e o aluno pensa: o Windows seria para o computador o mesmo que um sistema de celular da nokia tem em seu aparelho, o mesmo que o microondas de casa tem, ou seja, o único que existe pro computador é Windows, e tem aqueles que dizem: Bill Gates criou o computador!!
Já consegui fazer dois colegas conhecer o mundo livre... peno menos fiz 0,00000000009% de minha parte.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #110 Online: 21 de Junho de 2007, 22:32 »
igormol,

concordo inteiramente com você. Parece haver, mais que preguiça, um desinteresse total de experimentar e conhecer. Meu "publico" é composto de estudantes ( e professores) universitários, e a reação é a mesma. Um por um, todos acham milhões de desculpas para nem tentar ("ah, mas não é totalmente compatível com Windows", "ah, é muito complicado", "ah, não quero mexer no meu micro", "ah, mas eu adoro o Outlook"), e por aí vai - já ouvi até dizerem que SL é apenas inveja do gênio do Bill Gates... ::)
Ainda assim, acredito que, mesmo pouco a pouco, a visão vai mudando. Talvez cada um de nós só convença uma ou duas pessoas a tentar, mas a onda se espalha... assim como cada um de nós chegou aqui, e vejo que todo dia há um novo usuário começando, outros irão abrindo os olhos... pelo menos, é o que espero! Se não... bem, problema deles!  ;D ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #111 Online: 22 de Junho de 2007, 00:00 »
Quando vejo esse tanto de "meninos" aqui nesse Fórum, uma dúvida que sempre tive a respeito do futuro de Linux  x  Windows começa a desparecer...o Windows tal como ele é hoje tá com seus dias contados...
E, outra coisa, vou engrossar esse coro : velho é o Pai do sarampo (né Ginho?)... hehehe!!!

pintinho hoje em uma conversa sobre o futuro da informática com um amigo/cliente (descutiamos Linux, SL, e a possível adoção por ele) me foi questionado o percentual de uso do Linux em relação a você sabe quem. Preferi falar exatamente isto (sem responder a pergunta), que hoje nos fóruns de linux a grande maioria é formada por adolescentes (em média 16 anos), e que hoje a participação do linux pode não ser grande, mas que vejo um bom futuro para ele.

mais ainda sim Jovem que usa Linux é a grande minoria.....
no colégio tecnico que estudo, apenas UM me procurou para pegar o CD do Ubuntu, e fiquei sabendo que apenas no maximo outros um ou dois que usam/já usaram!

Os jovens hoje ainda são monoria, assim como os mais velhos também são mas, eu tô falando é no futuro.
Vc não acha que o número de usários  Linux daqui a dez anos, por exemplo, se não houver nenhuma mudança radical será muito maior do que é hoje?
 Eu acho.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #112 Online: 22 de Junho de 2007, 08:09 »
Um dia eu criei esse topico no Cafe com Ubuntu, falando e exemplificando essa discussão de vcs, vejam: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21534.0.html

Isso sim são "animais" desperdiçando a tecnologia dos foruns  ;) [ ]s

Alguem ai me ajuda a pensar e estruturar a Liga dos Dinos rsrs tipo, topicos que prestem consultoria sobre pcs jurassicos de ubuntistas aqui do forum, sei la? rsrsrsrs Alguem anima?  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #113 Online: 22 de Junho de 2007, 09:59 »
igormol,

concordo inteiramente com você. Parece haver, mais que preguiça, um desinteresse total de experimentar e conhecer. Meu "publico" é composto de estudantes ( e professores) universitários, e a reação é a mesma. Um por um, todos acham milhões de desculpas para nem tentar ("ah, mas não é totalmente compatível com Windows", "ah, é muito complicado", "ah, não quero mexer no meu micro", "ah, mas eu adoro o Outlook"), e por aí vai - já ouvi até dizerem que SL é apenas inveja do gênio do Bill Gates... ::)
Ainda assim, acredito que, mesmo pouco a pouco, a visão vai mudando. Talvez cada um de nós só convença uma ou duas pessoas a tentar, mas a onda se espalha... assim como cada um de nós chegou aqui, e vejo que todo dia há um novo usuário começando, outros irão abrindo os olhos... pelo menos, é o que espero! Se não... bem, problema deles!  ;D ;D

VB5


Prá ser bem atual, VB5, relaxa e goza !!! Seu publico é esclarecido e tem opinião formada, é mais dificil.

Com as "novas" distros do Linux, com o avanço da Net  por cabo ( não discada ) nas residencias e com o estímulo do Governo "?" em incentivar as máquinas "baratas" que vêm com Linux, logo logo um visionário de uma ONG vai ter a intuição de pegar uma distro robusta como o Ubuntu, DreamLinux etc, e fornecer 4 ou 5 DVD's com tudo do repositório ( tá o debian faz isto, mandriva, red hat também etc. etc. mas estas ainda são meio monolíticas na instalação no meu ponto de vista)  para as comunidades carentes que ainda usam Net discada, tipo meio uma Linux Tabajara, Seus Pobremas acabaram..... E aí a coisa se iguala. ( Já tem Ubuntu em DVD que está quase lá )

Antes se tinha o Kernel do Linux, que eu baixava na USP a 14.400 BPS, depois usando o Trumpet ( pai de todos os browsers ) ia no projeto GNU, procurava pacotes, instalava tudo na unha e recompilava o kernel.
Depois veio o X, e com ele as interfaces graficas.

E o que temos Hoje ?

Dá pra fazer quase tudo com um mouse no Linux e dá pra fazer quase tudo no Windows com um mouse.
Acabou a diferença.

Quando dá pau no Linux e voce não sabe mexer, Chama um técnico ou um amigo.
Quando dá pau no Windows e voce não sabe mexer, Chama um técnico ou um amigo.

Quando quer customizar o Linux e voce não sabe mexer, Vai aos fóruns.
Quando quer customizar o Windows e voce não sabe mexer, Vai aos fóruns.

Se um usuario "cru" começar a aprender num sistema operacional que disponibilize uma grande gama de produtos periféricos ( texto, graficos, som, imagens ) ele se fideliza.
Aqui neste e em outros foruns, o que se encontram são pessoas apaixonadas que querem aprender mais e mais, o que não é o caso de um usuario comum.

Ele quer chegar, ligar e usar. Eu uso quatro maquinas, duas na USP e duas em casa.

Nas da USP eu sou usuario. Chego ligo e uso. Uma com Linux e outra com Windows. Nunca tive problemas.

Em casa, chego, ligo e fuço. Me dou mal em 90% das vezes, e tenho que refazer as coisas, o que demora e perco tempo. ( mas é uma delícia se é que voce me entende )

Sob meu ponto de vista de usuario, e sendo econômico na colocação, o que temos de diferente no Windows / Linux hoje em dia:

Vista / XP => Restauração do sistema, que faz com que 70% dos paus se resolvam, inclusive virus.
O Linux não tem os dois. ( mas não dá para chegar, ligar e usar, tem que por um Office, etc. etc. )


Linux => Vem com o pacote de escritório e outras ferramentas ( chegar, ligar e usar )
Existem distros como o Kurumin e outras que pegam um K3B e na interface grafica colocam Gravar CD/DVD. quando o usuario vê já sabe o que se trata, chega, liga e usa.

Ao usuário, não interessa se é Beryl, ou Aero. Ele recebeu assim e assim vai ficar. Não vai instalar nada nem retirar nada. Só vai utilizar.

Mais um ano e aparece um restauração do sistema no Linux. ( já tem script para isso, é trabalhoso eu sei, quero um igual ao da Microsoft )

E aí, o chegar, ligar e usar vai ser apenas uma questão de preço das máquinas OEM.

Se fosse diferente, grandes corporações não teriam Linux rodando. Vai por ex. numa grande cadeia de lojas e olhe o terminal. É Windows ou Linux  ? tanto faz para o operador.

citando Luiz Ignorácio Squid > VARIG = Viação Aérea Relaxa I Goza.
( Até ele usa um pacote Linux sem saber )


[],s

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #114 Online: 23 de Junho de 2007, 00:10 »
Tota,

muito boa a sua resposta... é, é o jeito, né?...  ;D  Concordo inteiramente que para o "usuário final" se a interface agradar e for fácil de usar, há um atrativo. Mas o que tem se visto é que a esmagadora maioria dos compradores de PCs que já vem com Linux nem sequer chega a abrí-lo: já reformata e põe um Windows pirata de cara. Motivo? " todo mundo usa Windows, porque eu vou ser diferente?", "já estou acostumado", "nem sei que derma é essa, apaga logo"... É uma cultura, embora não mereça a palavra. Hoje mesmo, um professor ( com PhD...) me comentou a falha nos computadores da Estação Espacial e me perguntou se eles rodavam Windows... custei a convencê-lo que isso era muito pouco provável...  ::)
Enfim, acho que "a lucha continua!..." e que temos que continuar mostrando que a MS não inventou o Universo.
Para mim mesmo, o surgimento do Ubuntu foi fundamental para a virada, pela facilidade de adaptação; acho que cada nova facilidade atrairá mais usuários, e e questão segurança x custo acabará por ser mais importante do que "nao ser diferente..."

( ),

VB5












 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #115 Online: 23 de Junho de 2007, 09:00 »
Citar
Mais um ano e aparece um restauração do sistema no Linux. ( já tem script para isso, é trabalhoso eu sei, quero um igual ao da Microsoft )

O Big Linux 3.0 tem um Painel de Controle com a opção de restaurar o sistema ou programas específicos. Trata-se de uma distro brasileira bem robusta e fácil de usar.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #116 Online: 25 de Junho de 2007, 08:45 »
Citar
Mais um ano e aparece um restauração do sistema no Linux. ( já tem script para isso, é trabalhoso eu sei, quero um igual ao da Microsoft )

O Big Linux 3.0 tem um Painel de Controle com a opção de restaurar o sistema ou programas específicos. Trata-se de uma distro brasileira bem robusta e fácil de usar.

[].

É o que eu queria dizer....

Põe ele no Ubuntu, pegue alguns scripts de outras distros e monte-se um pacotão em DVD's e " voilá! " a cultura Windows pode começar a ser alterada.

Antigamente o Fusca vendia como água, pois se dizia que poderia ser consertado em qualquer esquina.
O tempo passou, o Fusca ficou obsoleto e hoje qualquer carro precisa de um laptop para regular a marcha lenta.

O Windows está ficando cada dia mais complexo e o Linux, para o usuário, cada dia mais simples.

Um dia as coisas se igualam.

Os Mac's rodam um Unix Like da Apple que é sonho de consumo.
Pergunte para quem gosta de Windows, o que eles acham dos Macs, lindos, branquinhos, com monitor fino e mouse transparente e vai obter uma resposta do tipo " ah... é lindo, mas é caro".

O sujeito nem sabe se vai poder trabalhar nele, mas quer um. Quer um Ipod ao invés de um chines qualquer. E nem sabe que o Ipod não troca a bateria, que esta dura 1000 ciclos de carga, e que daqui um ano e meio ele vai ter que jogar fora, pois o fabricante não troca a bateria interna nem pagando, pois incentiva a troca por um modelo mais novo.

Num gabinete bonito, cheio de luzinhas, lacinhos, e músicas tocando, com uma distro facil e intuitiva, eu acredito que não haverá mais motivos para troca de SO.
O cara troca o Linux por Windows só para dizer para o amigo que ele tem " Windows Vista" . Dá Status. O que ele não conta é que é pirata, que a maquina dele não aguenta nada além do Vista starter. E que antes de trocar o Linux dele dava até para se tentar por uma parte do Beryl e para rodar sem limitações quanto ao numero de janelas.

Mas por enquanto isto não interessa né ? "Tem Office pirata no mercado, e o meu Nero 7 ( pirata claro ) grava tudo o que eu quero". ( meu não, deles ) Mesmo que sejam apenas três programas de cada vez rodando ao mesmo tempo.

_ " Mas voce não faz multitarefa, não usa multitarefa preemptiva ? "

_ " Véio, nem sei o que é isso. eo uso o Uord, Baixo umas musica pros fío, e o disgraçado do Fifa 2000 que eu comprei por Dé Real no camelô veio cum defeito porque não instala na minha máquina....."


Um dia a Cultura muda.

[],s


Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #117 Online: 29 de Julho de 2007, 00:03 »
Mais um jurássico na área para complementar a "Família Dinossauro" e contribuir no Jurassic "Linux" Park.

Obrigado
Versuri

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #118 Online: 29 de Julho de 2007, 00:21 »
Bem-vindo a Bedrock, irmão!!...  :D :D É um prazer tê-lo no time!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline mdfernan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
  • Go All Blacks!!!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #119 Online: 29 de Julho de 2007, 01:41 »
Ufaaaa...

 Me sinto bem aliviado como alguns disseram também ao ler que alguns conheceram, entre outras coisas, o Telejogo (um produto muito bom, durável, que tenho até hoje, era da Philco-Ford)...  ;D

 Meu primeiro contato com computadores foi com o Itautec I7000-JR (que tinha discos de 8" e usávamos o sistema CP/M)...

 Como é bom poder ler posts assim!!! Dão até uma renovada!!! :)  Me sinto muito mais adolescente agora!