Autor Tópico: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?  (Lida 107734 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2007, 08:31 »
Estive a ver alguns tópicos do firestarter, e será mesmo preciso uma firewall? que argumentos têm para dizer que precisam de uma firewall?

pois é, unrater... eu confio tanto na segurança do nosso ubuntu aqui que às vezes me esqueço de colocar o firewall rsrsrsrs e nunca tive problemas com nada, é impressionante

mais uma vez: palavra de dinossauro!!! hehehehheheheh

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2007, 08:34 »
Entao, vou confiar em ti, LOL.

é que realmente eu também nunca tive nenhum problema por não usar firewall.

mas se existe firewall, penso que devem ter as suas razões, por isso é que perguntei: quais serão as razões de criarem uma firewall para o sistema linux

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2007, 08:46 »
Entao, vou confiar em ti, LOL.

é que realmente eu também nunca tive nenhum problema por não usar firewall.

mas se existe firewall, penso que devem ter as suas razões, por isso é que perguntei: quais serão as razões de criarem uma firewall para o sistema linux

é, unrater, ficar sem camisa no sereno, ao entardecer, pode gripar, como também não pode  ;D

vai do organismo de cada um (traduzindo: sites acessados) rsrsrsrs

mas qualquer coisa, não passa de uma gripezinha  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2007, 16:11 »
O Firewall seria apenas para impedir que algum programa malisioso execute dentro de seu usuário apenas mandando informações pessoais. Mas como disseram acima, com outras palavras, basta ter cuidado, ter atenção em que baixar. Lembre-se que o Linux tem código-fonte aberto, com conhecimento em C por exemplo você pode ler todo programa antes de instalar, ou então instalar algum programa dos repositórios oficiais... como já disse VB5, o BRONTOSSAURO:

Citar
Portanto, o que posso dizer é que a segurança de um sistema depende  primordialmente do usuário, mas ter um sistema seguro como é o Linux é uma enorme tranquilidade...

Eu não uso firewall porque tenho um router que tem um firewall instalado nele mesmo... Mas como é sempre bom "dormir tranquilo" e ter segurança, instale o Firestarter...

Boa seguraça e palavra de iniciante! hahhahahahahaha (Sou de 1998, hehe)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2007, 16:14 »
Corrigindo-me: Não so o Linux tem código-fonte aberto tal como ele exige que o demais programas para ele sejam open source... Leia quando tiver tempo a GPL... :)

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2007, 16:35 »
Na verdade o linux já vem com um firewall instalado, o iptables, todas as distros, que eu conheço pelo menos o usam.

É um padrão pode se dizer.

E ele nada mais é do que um script com regras de acessos, de todos os tipos, quando vc instala o firestarter por exemplo ou qualquer outro vc esta instalando apenas um "configurador visual" para essas regras, o firestarter apenas muda as regras do iptables, sendo assim a ñ ser que vc tenha um servidor em casa, ou use algum programa, que tenha nessecidade de mudanças continuas nessas regras, ou queira ver em tempo real a quantas anda as conecções com o seu pc, portas abertas e fechadas, etc... o que, se vc for um usuario comum, acho que ñ tem necessidade, vc ñ precisa instalar, a ñ ser que queira aprender mais, ai é muito valida a instalação.

Abraço!!! Espero ter ajudado.

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2007, 16:51 »
Citar
o que, se vc for um usuario comum, acho que ñ tem necessidade, vc ñ precisa instalar, a ñ ser que queira aprender mais, ai é muito valida a instalação.

É isso aí!

Offline Josue Carrecon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #22 Online: 12 de Junho de 2007, 17:04 »
ainda bem q sou dos novos, comecei em 78 COBOL"ZÃO" na veia. Mas computação eh isso, eu a vejo como uma "Tuia", onde são armazenadas coisas boas e coisas ruins, e de tempos em tempos acontece uma peneirada e o ciclo da roda começa tudo de novo.
Eh mole.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #23 Online: 12 de Junho de 2007, 17:20 »
ainda bem q sou dos novos, comecei em 78

bem vindo ao Parque dos Dinossauros!!!
huauhahuauhauhuhauhahuahuahuuhahuahuahu
Outro exemplar nato. Desculpe-me a brincadeira, Carrecon, mas voce "carregou" o Jurassico inteiro nas costas
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abraços

retornando ao topico, pela milesima vez: instala o firestarter para estudar, pq eu tinha esquecido que o iptables é o firewall. já está embutido  8)

heheheh t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #24 Online: 12 de Junho de 2007, 21:54 »
Caras, este tópico está ficando ótimo!...  :D :D :D  Vamos fundar a "Liga dos Dinos" , ou algo assim?...  :D

Então vamos ser mais precisos... comecei mesmo, lá por 1977, num IBM 360, cartão perfurado. O TK-82 foi aí por 1981; em seguida, pulamos para o TK-95 ( nossa, esse tinha TECLAS, até!... ;D ). Em 83 comprei o meu sempre lembrado Apple II +: 1.2 MHz, monitor de fósforo verde, DOIS drives de 5 1/4" (furávamos os disquetes para poder usar os dois lados e obter 320 kB): podia carregar o sistema num e usar o outro para os programas e dados!!!...
Lá por 1985 o grupo de pesquisa conseguiu comprar um 286, e depois a coisa veio vindo... mas até hoje, e principalmente no Linux, a "fase DOS" frequentemente é inestimável. Hoje mesmo fui chamado porque um bolsista baixou do Orkut um Trojan e o CPD bloqueou o IP dele. A cara da gurizada enquanto eu teclava na tela preta e liquidava o bicho... "isso não tem preço!...", como diz o comercial!

Folgo em saber que não sou a única relíquia aqui...   ;D ;D Espero que nossa duramente ganha experiência possa ajudar quem está comçando!...

Grande abraço a todos,

VB5
« Última modificação: 12 de Junho de 2007, 22:08 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #25 Online: 12 de Junho de 2007, 21:56 »
Tenho XP e Ubuntu em rede com Roteador.
A rotina do XP é : atualizar anti-virus, atualizar anti spy (dois) e, atualizar XP (isso é o mais complicado porque se vc não tiver um "piratão perfeito" - eu tenho - vc tá ferrado na hora de atualizar).
O firewall do XP não presta pra nada mas, eu tenho um Roteador com firewall próprio.
Com relação ao Ubuntu é o contrário, uso só o que está nos repositórios oficiais, ligo o piloto automático e, durmo tranquilo...
Só pra me situar, meu primeiro computador foi com Windows 3.1 e DOS 5.0, por volta de 1991...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x
O processador era um Cyrix 386 DX , tinha dois drives de disquete, 4 MB de RAM e HD de 2 GB.
« Última modificação: 13 de Junho de 2007, 21:31 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #26 Online: 12 de Junho de 2007, 22:17 »
Certíssimo, Pintinho... e o prudente brontossauro aqui, que não quer virar "brontoburger", tem um firewall no router e outro no Ubuntu  ;)... "prudência e caldo de galinha..."  ;D ;D

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2007, 23:05 »
poo, nunca usei firewall e nunca tive problema de invasão(pra mim é pra isso q serve)
spyware e virus pra mim é só usar o firefox e ficar atento com oq executa no janelas

agora linux? eu entro em todos os sites de virus do orkut
hehehehe


Po galera.... vc são do periodo cretácio! meu primeiro pc eu nem lembro a config pq era mto novo... mas meu segundo pc era um k62 500 64mb hd de 10gb
eu sou praticamente um mamifero!
AEUHAUEhAUEHAUEHAUEHUAEHAEUh

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2007, 23:32 »
É, golfinho, alguns de nós aqui somos uma raça em vias de extinção...  :D Mas ainda espero durar mais um pouco!...  ;D ;D

No windows, firewal é essencial; no Linux, é mais uma segurança extra, porque você não se preocupa com Trojans, keyloggers e coisas assim... mas, já que está disponível, porque não?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #29 Online: 13 de Junho de 2007, 09:14 »

Po galera.... vc são do periodo cretácio! meu primeiro pc eu nem lembro a config pq era mto novo... mas meu segundo pc era um k62 500 64mb hd de 10gb


golfinho, deixa o velociRAPTOR aqui te contar que atualmente uso o Xubuntu em um pc igual ao seu segundo ai, e tirei o Xfce (pq tava pesado) e estou utilizando o Fluxbox, no Feisty 7.04, com BrOffice, java 1.6 e FF 2.2.4 (acho que é isso o ultimo),  mas o Gaim ficou pesado, tive que colocar o Kopete (que é mais leve ainda) e faço um monte de cadastros pelo Alexandria, que está nos repositorios do Feisty, vc acreditaria?

tenho um Dual Boot nele com o 98 para jogar Fifa 99 (pq o Fifa 2000 nao roda  ;D), pq nao consegui configurar a frequencia horizontal do monitor ainda, e falta só isso para o 98 ganhar um chute no traseiro, pois o Wine está em iminencia de entrar em campo hehe

Faço todos os trabalhos da facul nele
E ainda to programando em C++ e aprendendo Phyton nele hehehehe

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


eu sou praticamente um mamifero!
AEUHAUEhAUEHAUEHAUEHUAEHAEUh


golfinho, se vc continuar aqui no Jurassic Park, vc continuará um mamífero, mas deixará de ser um golfinho e passará a ser um PINGUIM éeeeeeeeeeeeee \o/

vc será o próprio TUX, o mascote kkkkkkkkkkkkkkkkk

gastei toda minha criatividade agora huahua

e de volta à segurança: é só seguir o comentário acima do VB5, quando ele confessou que não quer virar "BRONTOBURGUER" huahuahuahuahuhuahuahuahuahuahuahuhauhua

esse topico deve ser renomeado para algo do tipo: Você tem que ler! ao invés de Resolvido

huahuahuahuhuahuahuahuahuhuahua

[ ]s e vamos trabalhar, pois o tempo urge! t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)