Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?

Iniciado por germanobax, 02 de Dezembro de 2005, 08:18

tópico anterior - próximo tópico

germanobax

Putz, estou com uma pulga atrás da orelha (na verdade um ninho delas)

Baixei o Eclipse pelo synaptic, do repositório padrão do Ubuntu. Mas era praticamente inutilizável de tão lento. Como eu li em algum lugar (não lembro onde, mas era algo com o Firefox), alguns pacotes fornecidos pelo desenvolvedor são mais rápidos que os .deb que o ubuntu traz em seus repositórios (não me perguntem por quê). Então baixei o Eclipse direto da página e o instalei. Ao executar, não deu outra: rodou lisinho.

Agora, acabei de abrir uma apresentação no OpenOffice, cheia de efeitos de transição (aqueles esquemas de texto e imagens "voando"). A apresentação ficou LENTA, mas digo LENTA, de dar raiva. Baixei o OpenOffice da página, instalei os RPM's (ARGH) e mais uma vez, tudo funcionou como deveria: velozmente.

Alguém sabe me explicar por que isso acontece? Desse jeito o apt-get não vai me servir pra muita coisa.

Valeu.

Janus

Provavelmente isso acontece porque os pacotes do Ubuntu geralmente são compilados para a arquitetura 386 (visando uma maior compatibilidade), enquanto RPMs costumam ser compilados na arquitetura 486, 586... logo tendem a ser mais rápidos, mas com menor compatibilidade (isso se aplica, logicamente, à versão x86 da distribuição). :)

carminati

O que você disse do OpenOffice é verdade, no Mandriva as apresentações ficavam perfeitas, como no MSOffice...
Agora, no Ubuntu, ficam "lentas de dar raiva" como disse o amigo aí de cima :D

Não sei pq.

dealer

Na verdade era para ser o contrário, porque pelo que se entende dos pacotes do Ubuntu, eles tenderiam a ser mais rápido, já que foram compilados especificamente para o Ubuntu, seria quase a mesma coisa dos Stages do Gentoo, que são 3 stages de sistema, 1 que você compila tudo, que tende a ficar mais rápido já que está compilando de acordo com a máquina, outro que seria um meio termo, e outro pré-compilado, que tende a ser menos rápido que o primeiro. ;D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

LaSSarD

Aí que tá, todos os pacotes do Ubuntu são pré-compilados para 386 (com exceção do kernel, libc6 e mplayer). Aliás, acho isso burrice, não conheço ninguém que use X/K/Ubuntu com máquina inferior a 586.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

germanobax

O curioso, mas CURIOSO mesmo, é que o Eclipse é feito em Java. Não deveria ter queda de desempenho, pois ele simplesmente não é compilado (pelo menos, não até onde eu saiba).

rockz

Ele é compilado mas de uma maneira diferente de programas em c (nao vou detalhar isso), mas o que importa é a maquina virtual java que gera o codigo de maquina, então é estranho mesmo o eclipse ter ficado mais lento.

LaSSarD

Baixei o Azureus pelo sf.net ao invés dos repositórios e realmente ficou mais rápido =/
Dizem que com o Firefox acontece a mesma coisa, chega a ficar 2x mais rápido :roll:
Desse jeito vou acabar desinstalando o Firefox pelo apt-get e instalando manualmente a versão da Mozilla!

----
Dito e feito: ficou milhões de vezes mais rápido! mais rápido que o Opera até (e olha que tô usando KDE)!
um dia eu volto ;)

Abrahao

Essa discusão rende muito... Os ganhos quando se habilita as otimizações no compilador são claramente visíveis apenas em programas que façam uso intensivo de cpu, a maioria das tarefas de um usuário é muito mais limitada pelos gargalos de entrada e saída de dados (HD e rede basicamente). Por outro lado, com as otimizações habilitadas você perderia o alcance que o Debian sempre buscou de funcionar no maior número possível de plataformas, tudo bem que o Ubuntu não segue a mesma filosofia, mas o trabalho de refazer todo o repositório do Debian não é justificado. Sem considerar ainda que para obter o máximo de otimização possível seria necessário saber a cpu específica da plataforma final (athlon, sempron, pentium, amd64...) para habilitar as extensões de cada uma e que os níveis máximos de otimização podem levar a instabilidade dos softwares (informação dos desenvolvedores do GCC, que não garantem o código compilado com -O3).

Mas voltando a parte prática e deixando as divagações de lado, para quem quiser otimizar seu sistema, não precisa abandonar os repositórios do APT. Pode baixar uma ferramenta chamada apt-build. Ele cuida de baixar e compilar todas as dependências de maneira bem automatizada e transparente, vale a pena experimentar.

[]s Gabriel

FaBMak

Citação de: "LaSSarD"Dito e feito: ficou milhões de vezes mais rápido! mais rápido que o Opera até (e olha que tô usando KDE)!

Tá mais qual versão do Firefox? O Firefox 1.5 é várias vezes mais rápido que o Firefox 1.0.

De toda forma é realmente decepcionante o desempenho do Ubuntu em alguns programas, mas ao meu ver não podemos esquecer que a proposta do Ubuntu é um desktop Linux para TODOS os usuários e se começarmos a compilar o Ubuntu para i686 muitos usuários ficariam de fora. Quem quer desempenho acima de tudo devia tentar o Gentoo, aquele sim é rápido, aliás esta é a proposta dele.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

LaSSarD

Ah bom, eu achei que o Firefox 1.5 tivesse a performance igual =/
Eu comparei o Firefox 1.0 (apt-get) com Firefox 1.5 (mozilla)

FaBMak, sobre esse esquema de 686, sim muitos usuários ficariam de fora mas não precisa ser 686, 586 é mais do que suficiente. Tentei instalar o Ubuntu num 586 e nem deu (talvez pela pouca memória RAM, nesse caso retiro o que disse) :roll:
um dia eu volto ;)

dealer

Deveria ser dividido em arquitetura.. dai o user escolhia..
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

galactus

Citação de: "Abrahao"Essa discusão rende muito... Os ganhos quando se habilita as otimizações no compilador são claramente visíveis apenas em programas que façam uso intensivo de cpu, a maioria das tarefas de um usuário é muito mais limitada pelos gargalos de entrada e saída de dados (HD e rede basicamente). Por outro lado, com as otimizações habilitadas você perderia o alcance que o Debian sempre buscou de funcionar no maior número possível de plataformas, tudo bem que o Ubuntu não segue a mesma filosofia, mas o trabalho de refazer todo o repositório do Debian não é justificado. Sem considerar ainda que para obter o máximo de otimização possível seria necessário saber a cpu específica da plataforma final (athlon, sempron, pentium, amd64...) para habilitar as extensões de cada uma e que os níveis máximos de otimização podem levar a instabilidade dos softwares (informação dos desenvolvedores do GCC, que não garantem o código compilado com -O3).

Mas voltando a parte prática e deixando as divagações de lado, para quem quiser otimizar seu sistema, não precisa abandonar os repositórios do APT. Pode baixar uma ferramenta chamada apt-build. Ele cuida de baixar e compilar todas as dependências de maneira bem automatizada e transparente, vale a pena experimentar.

[]s Gabriel

Caro Abrahao, eu já tinha instalado o apt-build logo no começo, quando instalei os pacotes de desenvolvimento para o Ubuntu 5.10 . Ele me perguntou qual o nível de otimização que eu gostaria. Escolhi o 03. :)
Talvez por isso e por causa da minha quantidade de RAM nunca notei essa lentidão que todos reclaman com o 5.10 . Tanto é assim que instalo pacotes pelo apt ou compilados aqui na minha máquina e não sentia essa diferença toda. Quando usava o 5.04 aí sim sentia essa diferença toda. Os pacotes compilados na minha máquina (no 5.04) eram bem mais rápidos que os do apt. Mas não tinha instalado o apt-build.
Então é por eu ter escolhido o nível máximo de otimização no apt-build que não percebo diferença dos compilados versus os do apt? Lembro que ele demorou pra burro para terminar a instalação do apt-build depois que respondi que queria o nível 03.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

tnq13

Citação de: "dealer"Deveria ser dividido em arquitetura.. dai o user escolhia..

mas é! sou que nos repositórios do debian, eles procuram primeiro adcionar os pacotes que funcionam em todos os computadores e só então disponibilizar opções otimizadas...

@FaBMak

é muito díficil usar o gento? é só instalar e sair usando ou tem que instalar os drivers na unha?

@Abrahao

Como funciona o apt-build? Só dar apt-get install e ele já entra em ação ou tem que especificar algum parâmetro? Outra coisa, tem uma forma de eu otimizar os pacotes já instalados ou só reinstalando?

germanobax

Citaré muito díficil usar o gento? é só instalar e sair usando ou tem que instalar os drivers na unha?

Difícil não é, desde que você cumpra três requisitos:
1 - Ter paciência para esperar tudo ser compilado (tu leva no mínimo 2 dias para ter o sistema pronto e configurado);
2 - Seguir o manual de instalação EXATAMENTE como explicado (sugiro a versão em inglês);
3 - Saiba que você deve configurar TUDO no braço. //www.gentoo-wiki.com resolve 90% das tuas dúvidas.

Eu sugiro tentar, porque o negócio é muito rápido. Instalei em um pentium III de 450 Mhz e 128 de RAM, levei mais de uma semana para terminar a instalação de todos os aplicativos que precisei (o KDE levou 3 dias compilando). E consegui rodar a última versão do KDE como se estivesse em um Athlon 64, e utilizando o OpenOffice 2 com um desempenho razoável. (Tente instalar o Windows XP nesse computador, pelado, pra ver o que acontece.) Só que nessa máquina o Firefox detonava o desempenho, parece que ele não se deu bem com a minha carroça.

Mesmo assim, me surpreendi, e sugiro essa distro para quem estiver procurando por desempenho máximo, ao custo de algum esforço.

Mas o apt-build, mencionado anteriormente, deve ser a saída. (não testei ainda)

T+