Autor Tópico: Converter RMVB para AVI [Atualizado]  (Lida 55161 vezes)

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #30 Online: 28 de MAR?O de 2009, 00:21 »
Estou tentando fazer a conversão, mas não consigo.
Fiz o que foi dito nesse tópico e entrei nas páginas mostradas aqui, porém as mesmas estão fora do ar, deve ser por se antigo.
Como faço para converter arquivos RMVB em AVI?
Alguém poderia me ajudar do início? pois por aqui não estou conseguindo.
Grata.

Já tentou usar o seguinte comando no terminal:

mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:vol=2 -srate 22050 -ovc xvid -sws 1 -xvidencopts bitrate=500:max_key_interval=120:vhq=4 -ofps 30 -vf scale=640:360 /caminho/arquivo.rmvb -o /caminho/arquivo.avi


Ou se vc já está dentro da pasta que contém o arqui .rmvb, no terminal seria algo assim:

mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:vol=2 -srate 22050 -ovc xvid -sws 1 -xvidencopts bitrate=500:max_key_interval=120:vhq=4 -ofps 30 -vf scale=640:360 arquivo.rmvb -o arquivo.avi


Lembrando de ter o pacote mencoder instalado no sistema


Esse programa eu colocquei ele ontem, mas não apareceu nada diferente. Tem algum local que eu possa ver, não sei ver essa parte direito.
Coloquei isso que vc falou no terminal e a última coisa que apareceu foi: Exeting...
Sinal de que o tal programa está instalado ou não?
Grata pela ajuda.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #31 Online: 28 de MAR?O de 2009, 00:28 »
se vc se refere ao mencoder  abre um terminal e digita:

whereis mencoder

se aparecer isso:

mencoder: /usr/bin/mencoder /usr/share/man/man1/mencoder.1.gz

é por que está instalado. Ou vc pode procurar pelo menconder no Synaptic e se ele listar logo abaixo este nome com um quadrado verde na frente é por que ele está instalado.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 00:30 por alarcon »

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #32 Online: 28 de MAR?O de 2009, 00:37 »
Sim. Ele está instalado, aparece exatamente isso que você me informou.
Agora eu digitei o informado acima e quando clico como botão direito do mouse no vídeo em rmvb para converter não aparece a opção que foi informada.
O que eu estou fazendo errado??
Se não for incômodo, você pode me informar passo a passo sabendo que o programa já está instalado.
O faço a seguir?
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #33 Online: 28 de MAR?O de 2009, 00:43 »
Sim. Ele está instalado, aparece exatamente isso que você me informou.
Agora eu digitei o informado acima e quando clico como botão direito do mouse no vídeo em rmvb para converter não aparece a opção que foi informada.
O que eu estou fazendo errado??
Se não for incômodo, você pode me informar passo a passo sabendo que o programa já está instalado.
O faço a seguir?

Coloque o arquivo .rmvb numa pasta adequada, e depois pelo terminal entre nela e digite (ou copie e cole o seguinte comando):

mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:vol=2 -srate 22050 -ovc xvid -sws 1 -xvidencopts bitrate=500:max_key_interval=120:vhq=4 -ofps 30 -vf scale=640:360 arquivo.rmvb -o arquivo.avi

tudo isso é como se fosse uma linha só, onde o que foi destacado em vermelho você deve alterar para o nome original do arquivo e o destacado em verde você deve alterar para o nome que vc quer dar a ele, normalmente é o mesmo nome só alterando a extensão de .rmvb para .avi


o mencoder não é um programa gráfico e sim um comando via terminal ok.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 00:48 por alarcon »

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #34 Online: 28 de MAR?O de 2009, 01:11 »
Fiz conforme você falou, porém não contece nada.
Tem alguma outra forma de converter um vídeo em rmvb em avi? Ou até mesmo em convertê-lo em dvd?
Agradeço a ajuda, mas não estou conseguindo.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #35 Online: 28 de MAR?O de 2009, 13:17 »
Fiz conforme você falou, porém não contece nada.
Tem alguma outra forma de converter um vídeo em rmvb em avi? Ou até mesmo em convertê-lo em dvd?
Agradeço a ajuda, mas não estou conseguindo.

Se você usou o comando acima pelo terminal e dentro da pasta que continha o arquivo em questão e se você não errou o nome do arquivo .rmvb que queria converter em .avi no comando passado, então só posso supor que você não tem instalado no seu sistema todos os codecs necessário para se converter e assistir vídeos no sistema.

Penso isso por que testei o comando que lhe indiquei aqui e o mesmo funcionou e eu tenho todos os codecs instalados aqui.

Ao executar o comando que indiquei não é mostrado nenhuma mensagem de erro?

Ah se você quer convertê-lo em formato de DVD, tem o programa gáfico chamado de DeVeDe que é ótimo.

para saber maiores detalhes sobre o devede, pode ver estes links:

http://www.guiadohardware.net/dicas/devede.html

e

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=DeVeDe

e mais isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23996.msg234997.html#msg234997

Para finalizar, ele não mostra os arquivos com a extensão .rmvb quando abre a caixa de dialogo,mas é só mandar o filtro mostrar todos os arquivos e ai ele mostra os .rmvb contidos na pasta selecionada, então selecione ele, irá até dizer o quanto o DVD estará ocupado e o resto vai normalmente.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 13:43 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #36 Online: 28 de MAR?O de 2009, 17:43 »
Ainda sobre o comando que passei eu fiz um script aqui meio tosco, rsrsrs, mas nos meus testes ele funcionou relativamente bem, entretanto continuo fazendo a ressalva que vc tem de ter todos os codecs relativos a multimídia instalados aí ok.

Vamos ao script que é o seguinte:


Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

zenity --title "IMPORTANTE" --info --text "Escolha o arquivo em RMVB que deseja converter em AVI na próxima janela"

rmvb=$(zenity --title "conversor de RMVB para AVI" --file-selection 2>&1)

zenity --title "IMPORTANTE" --info --text "Escolha o nome do arquivo de saída em AVI (sem a extenção .avi ok) e o local onde deve ser salvo na próxima janela"

avi=$(zenity --title "conversor de RMVB para AVI" --file-selection --save 2>&1)


mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:vol=2 -srate 22050 -ovc xvid -sws 1 -xvidencopts bitrate=500:max_key_interval=120:vhq=4 -ofps 30 -vf scale=640:360 $rmvb -o $avi.avi


exit 0

portanto crie um arquivo de texto e dê a ele o nome rmvb2avi (rmvb to avi = rmvb para avi) e copie e cole o conteúdo postado logo acima. Salve e saia do arquivo

Depois basta dar permissão de execução a ele, no terminal, assim:

chmod +x rmvb2avi

e depois para executá-lo, isso:

./rmvb2avi

será mostrado janelas gráficas, primeiro perguntando sobre que arquivo (rmvb) converter e depois outra janela perguntando que nome dar ao arquivo final (forneça um nome sem o .avi ok) e o local onde salvá-lo.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 20:25 por alarcon »

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #37 Online: 11 de Abril de 2009, 15:52 »
Grande mestre Alarcon!

Instalei todos os codecs, conforme tutorial multimedia aqui do fórum, usei seu script como ensinou, porém dá esse erro:

__________________________________________________________________________________________
marcosalvesps@marcosalvesps-desktop:~$ ./rmvb2avi
MEncoder 2:1.0~rc2-0ubuntu19+medibuntu1 (C) 2000-2007 MPlayer Team
CPU: AMD Sempron(tm) Processor 3200+ (Family: 15, Model: 95, Stepping: 2)
CPUflags: Type: 15 MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 1 3DNow2: 1 SSE: 1 SSE2: 1
Compiled with runtime CPU detection.
success: format: 0  data: 0x0 - 0x1a308295
REAL file format detected.
Stream description: Audio Stream
Stream mimetype: audio/x-pn-realaudio
[real] Audio stream found, -aid 0
Stream description: Video Stream
Stream mimetype: video/x-pn-realvideo
[real] Video stream found, -vid 1
Stream mimetype: logical-fileinfo
VIDEO:  [RV40]  576x240  24bpp  25.000 fps    0.0 kbps ( 0.0 kbyte/s)
[V] filefmt:11  fourcc:0x30345652  size:576x240  fps:25.00  ftime:=0.0400
==========================================================================
Opening audio decoder: [ffmpeg] FFmpeg/libavcodec audio decoders
AUDIO: 44100 Hz, 2 ch, s16le, 64.1 kbit/4.54% (ratio: 8010->176400)
Selected audio codec: [ffcook] afm: ffmpeg (FFmpeg COOK audio decoder)
==========================================================================
xvid: using library version 1.1.2 (build xvid-1.1.2)
Opening video filter: [expand osd=1]
Expand: -1 x -1, -1 ; -1, osd: 1, aspect: 0.000000, round: 1
Opening video filter: [scale w=640 h=360]
==========================================================================
Opening video decoder: [realvid] RealVideo decoder
Error: /usr/lib/codecs/drvc.so: cannot open shared object file: No such file or directory
Win32 LoadLibrary failed to load: drvc.so, /usr/lib/win32/drvc.so, /usr/local/lib/win32/drvc.so
Error loading dll
ERROR: Could not open required DirectShow codec drvc.so.
Read the RealVideo section of the DOCS!
VDecoder init failed :(
Opening video decoder: [realvid] RealVideo decoder
Win32 LoadLibrary failed to load: drvc.dll, /usr/lib/win32/drvc.dll, /usr/local/lib/win32/drvc.dll
Error loading dll
ERROR: Could not open required DirectShow codec drvc.dll.
Read the RealVideo section of the DOCS!
VDecoder init failed :(
Opening video decoder: [realvid] RealVideo decoder
Error: /usr/lib/codecs/drv4.so.6.0: cannot open shared object file: No such file or directory
Win32 LoadLibrary failed to load: drv4.so.6.0, /usr/lib/win32/drv4.so.6.0, /usr/local/lib/win32/drv4.so.6.0
Error loading dll
ERROR: Could not open required DirectShow codec drv4.so.6.0.
Read the RealVideo section of the DOCS!
VDecoder init failed :(
Opening video decoder: [realvid] RealVideo decoder
Win32 LoadLibrary failed to load: drv43260.dll, /usr/lib/win32/drv43260.dll, /usr/local/lib/win32/drv43260.dll
Error loading dll
ERROR: Could not open required DirectShow codec drv43260.dll.
Read the RealVideo section of the DOCS!
VDecoder init failed :(
Opening video decoder: [realvid] RealVideo decoder
Error: /usr/lib/codecs/drvc.bundle/Contents/MacOS/drvc: cannot open shared object file: No such file or directory
Win32 LoadLibrary failed to load: drvc.bundle/Contents/MacOS/drvc, /usr/lib/win32/drvc.bundle/Contents/MacOS/drvc, /usr/local/lib/win32/drvc.bundle/Contents/MacOS/drvc
Error loading dll
ERROR: Could not open required DirectShow codec drvc.bundle/Contents/MacOS/drvc.
Read the RealVideo section of the DOCS!
VDecoder init failed :(
Cannot find codec matching selected -vo and video format 0x30345652.
Read DOCS/HTML/en/codecs.html!
==========================================================================

Exiting...
marcosalvesps@marcosalvesps-desktop:~$

______________________________________________________________________________________

Estou usando o Jaunty 32 bits.

Sé puder me dá uma luz, agradeço.

Abraço
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #38 Online: 11 de Abril de 2009, 16:41 »
Grande mestre Alarcon!

Instalei todos os codecs, conforme tutorial multimedia aqui do fórum, usei seu script como ensinou, porém dá esse erro:

...

Estou usando o Jaunty 32 bits.

Sé puder me dá uma luz, agradeço.

Abraço


Quando eu fiz este script eu estava usando o Ubuntu 8.10 Intrepid 32bits com todos os codecs instalados, agora vendo esta sua mensagem, fui testar o mesmo com o meu Ubuntu 9.04 Beta 32bits e ainda continua funcionando. Os pacotes relativos a multimídia que instalei aqui, se não esqueci de algum, foram estes:

totem-xine regionset x264 mp3gain mjpegtools libdvdread3 mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libflac++6 ffmpeg toolame libmp4v2-0 lame libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-0.7.4-dev gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer-dbus-media-service gstreamer-tools w32codecs libdvdcss2 gsfonts gsfonts-x11 flashplugin-nonfree sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mplayer-skin-blue mozilla-mplayer mencoder rar unrar unace p7zip p7zip-full p7zip-rar vlc vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse vlc-plugin-arts mozilla-plugin-vlc totem-mozilla nautilus-script-audio-convert totem-gstreamer msttcorefonts

Os que destaquei em vermelho eu baixei destes links aqui:

libdvdcss2:
http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb

e

w32codecs:
http://packages.medibuntu.org/pool/non-free/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0medibuntu4_i386.deb


Esses são os únicos pacotes que não são dos repositórios do Ubuntu. Costumo baixá-los direto do site Medibuntu e não adicionando o mesmo na sources.list do Ubuntu para não dar conflitos, pois vejo que ele tem outros pacotes, por exemplo o mencoder e etc. Prefiro tudo dos repositórios do Ubuntu, só baixando o que não tem por lá.


baixei pelo wget via terminal, pois pelo navegador estava terminando o download sem ir até o fim, ou seja, dava por terminado pouco tempo depois de ter iniciado o downlaod.
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 21:59 por alarcon »

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #39 Online: 11 de Abril de 2009, 20:23 »
Grande Alarcon!

Acho que agora vai! Instalei tudo o que mandou e to convertendo o vídeo já!

Qdo terminar eu posto se deu certo.

Mais uma vez me tirando do sufoco.

Grande abraço.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #40 Online: 11 de Abril de 2009, 20:39 »
Grande Alarcon!

Acho que agora vai! Instalei tudo o que mandou e to convertendo o vídeo já!

Qdo terminar eu posto se deu certo.

Mais uma vez me tirando do sufoco.

Grande abraço.

OK, caso você não goste do tamanho e prefira que o vídeo fique no formato original (se já não for esse), é só retirar do script isso aqui scale=640:360 que como pode perceber é o formato que ele vai salvar.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #41 Online: 19 de Abril de 2009, 16:20 »
Pô, aqui não funcionou, deu:

Citar
sidnei@sidnei-desktop:~/.gnome2/nautilus-scripts$ ./Rmvb\ para\ Avi
MEncoder 2:1.0~rc2-0ubuntu19+medibuntu1 (C) 2000-2007 MPlayer Team
CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU          430  @ 1.80GHz (Family: 6, Model: 22, Stepping: 1)
CPUflags: Type: 6 MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 0 3DNow2: 0 SSE: 1 SSE2: 1
Compiled with runtime CPU detection.
File not found: '(zenity:23109):'
Failed to open (zenity:23109):.
Cannot open file/device.

Exiting...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #42 Online: 19 de Abril de 2009, 16:29 »
Pô, aqui não funcionou, deu:

Citar
sidnei@sidnei-desktop:~/.gnome2/nautilus-scripts$ ./Rmvb\ para\ Avi
MEncoder 2:1.0~rc2-0ubuntu19+medibuntu1 (C) 2000-2007 MPlayer Team
CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU          430  @ 1.80GHz (Family: 6, Model: 22, Stepping: 1)
CPUflags: Type: 6 MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 0 3DNow2: 0 SSE: 1 SSE2: 1
Compiled with runtime CPU detection.
File not found: '(zenity:23109):'
Failed to open (zenity:23109):.
Cannot open file/device.

Exiting...

eu fiz este script aí com o zenity para o Ubuntu 8.10 por que a colega Rojacone estava com dificuldade de entender o comando:

mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:vol=2 -srate 22050 -ovc xvid -sws 1 -xvidencopts bitrate=500:max_key_interval=120:vhq=4 -ofps 30 -vf scale=640:360 arquivo.rmvb -o arquivo.avi


então fiz este pequeno script que mostra janelas gráficas para selecionar o arquivo .rmvb a ser convertido em .avi e outra janela gráfica perguntando onde colocar o resultado final e qual deve ser o seu nome. Detalhe é que não é preciso digitar a extensão .avi no nome final do arquivo como eu esclareço por lá.

Aqui continua dando certo. Veja se não é falta de codecs, ou uma formatação errada do script ou até se o zenity está instalado aí.

Será que o nome que foi dado aí para o script (que tem espaços no nome, ./Rmvb\ para\ Avi) influencia?

Aqui está com esse nome: rmvb2avi

Testei também no Ubuntu 9.04 e funcionou.
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 16:32 por alarcon »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #43 Online: 19 de Abril de 2009, 17:01 »
Esses "/" que aparecem é devido aos espaços, tirei os espaços e refiz as bagaças e deu na mesma:

Citar
sidnei@sidnei-desktop:~/.gnome2/nautilus-scripts$ ./rmvbparaavi
MEncoder 2:1.0~rc2-0ubuntu19+medibuntu1 (C) 2000-2007 MPlayer Team
CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU          430  @ 1.80GHz (Family: 6, Model: 22, Stepping: 1)
CPUflags: Type: 6 MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 0 3DNow2: 0 SSE: 1 SSE2: 1
Compiled with runtime CPU detection.
File not found: '(zenity:2942):'
Failed to open (zenity:2942):.
Cannot open file/device.

Exiting...

Mas o comando de conversão "puro" conforme vc mostrou converte o vídeo, eu hein! E eu tenho outros scripts aqui que usam o Zenity e o ffmpeg e funcionam xuxu...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

alarcon

  • Visitante
Re: Converter RMVB para AVI [Atualizado]
« Resposta #44 Online: 19 de Abril de 2009, 17:09 »
Esses "/" que aparecem é devido aos espaços, tirei os espaços e refiz as bagaças e deu na mesma:

Citar
sidnei@sidnei-desktop:~/.gnome2/nautilus-scripts$ ./rmvbparaavi
MEncoder 2:1.0~rc2-0ubuntu19+medibuntu1 (C) 2000-2007 MPlayer Team
CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU          430  @ 1.80GHz (Family: 6, Model: 22, Stepping: 1)
CPUflags: Type: 6 MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 0 3DNow2: 0 SSE: 1 SSE2: 1
Compiled with runtime CPU detection.
File not found: '(zenity:2942):'
Failed to open (zenity:2942):.
Cannot open file/device.

Exiting...

Mas o comando de conversão "puro" conforme vc mostrou converte o vídeo, eu hein! E eu tenho outros scripts aqui que usam o Zenity e o ffmpeg e funcionam xuxu...

Como disse é um script tosco, ;D, e mais adequado para rodar sendo executado pelo terminal com o comando:

./nome_do_script

não clicando duas vezes sobre ele pelo nautilus ou colocando na pasta de scripts para ser usado pelo botão direito do mouse lá no nautilus ok.

Se puder coloca aqui este script com o zenity e o ffmpeg, gosto de ver os códigos. Queria saber como fazer com que os dados em execução fossem mostrados num terminal, quando se quer usar o script clicando duas vezes sobre ele.
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 17:17 por alarcon »