Pronuncia da palavra ubuntu

Iniciado por hugleo, 26 de Maio de 2007, 14:23

tópico anterior - próximo tópico

hugleo

Como pronuncia-se Ubuntu?
É ubúntu?
Alguém tem um som de alguém falando pra gente ouvir?

solanoalves

alexmatos

De acordo com a Wikipédia:

CitarUbuntu é um sistema operativo (no Brasil, chamam-lhe sistema operacional) Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros".

No YouTube você encontra alguns vídeos de pessoas pronunciando. Eis um exemplo:

http://youtube.com/watch?v=nWIrxuF5NSo

Tuxtu

CitarDe acordo com a Wikipédia:

Ubuntu é um sistema operativo (no Brasil, chamam-lhe sistema operacional) Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros".

Eu tive problemas quanto a pronúncia... me acostumeia dizer u-bun-TÚ
Quando vi no Wikipédia a pronúncia u-BUN-tu deu trabalho para me acostumar... tinha de me corrigir toda hora!
O vídeo foi bom, não deixa dúvidas....
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

jamiro

Devo confessar que não consigo falar uBUNtu... Sei que é uBUNtu, mas esse "u" no final é tão forte, que sai sempre ubuntu.

8)

paozinho

Amigo....no arquivo de EXAMPLES no proprio ubuntu tem o NELSON MANDELA falando "ubuntu"...basta ouvi-lo e você verá ^^ (ouvirá)

gabriel0085

Outro que engana o pessoal é o irmão menor, XUBUNTU.

A pronuncia correta é zu-BÚN-tu.

Isso mesmo, o "x" com som de "z", como em exato ou exame. 

alexmatos

Citação de: gabriel0085 online 28 de Maio de 2007, 11:30

Bem lembrado, Gabriel.

rodox12

Citação de: Tuxtu online 26 de Maio de 2007, 18:49
CitarDe acordo com a Wikipédia:

Ubuntu é um sistema operativo (no Brasil, chamam-lhe sistema operacional) Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros".

Eu tive problemas quanto a pronúncia... me acostumeia dizer u-bun-TÚ
Quando vi no Wikipédia a pronúncia u-BUN-tu deu trabalho para me acostumar... tinha de me corrigir toda hora!
O vídeo foi bom, não deixa dúvidas....
hahahaha...idem
Temos que fixar o bug #1.

paozinho

Citação de: alexmatos online 28 de Maio de 2007, 11:45
Citação de: gabriel0085 online 28 de Maio de 2007, 11:30

Bem lembrado, Gabriel.

hehehehe... X com som de Z... aleZmatos : ) ehhehee...brincadeirinha ^^

celsofaf

Já presenciei várias pessoas falando u-bun-TÚ, embora eu fale (como a Wikipedia sugere) u-BÚN-tu.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Imigrante

Bah,
Logo que instalei o Ubuntu assisti ao vídeo do Nelson Mandela e mesmo assim, até hoje, toda vez que pronuncio a palavra, tenho que fazê-lo 2 vezes, a segunda para correção!!! rsrsrs É incrível, parece que tenho algum bloqueio.  ;D
Abraços...
Imigrante

alex.luza

é dificil colocar a silaba tonica no lugar certo, da mesma forma q nois, brasileiros temos dificuldades com a pronuncia correta de palavras como xerox (XÉrox é correto, mas quase todos falam xeRÓX) e recorde, q eu nem lembro qual a forma correta...

gabriel0085

Inserir Citação
Citaré dificil colocar a silaba tonica no lugar certo, da mesma forma q nois, brasileiros temos dificuldades com a pronuncia correta de palavras como xerox (XÉrox é correto, mas quase todos falam xeRÓX) e recorde, q eu nem lembro qual a forma correta...

alexluza,

na verdade não bem assim. Há duas formas corretas:

-rox (paroxítona termina em "x" e portanto acentuada)

-xerox (oxítona terminada em "x" e portanto não acentuada)

Se você se referir à empresa de tecnologia a pronuncia correta derivada do inglês é "rox". Mas como a escrita da marca é sem acento, a pronuncia correta da marca em português, como ela é escrita, é xerox .

Por isso as duas formas são ortograficamente corretas para referir-se a fotocópias.

gabriel pascoali  :P ;D :D

Pedro Martins

Citação de: gabriel0085 online 01 de Junho de 2007, 22:33
Se você se referir à empresa de tecnologia a pronuncia correta derivada do inglês é "rox". Mas como a escrita da marca é sem acento, a pronuncia correta da marca em português, como ela é escrita, é xerox .

Por isso as duas formas são ortograficamente corretas para referir-se a fotocópias.
Exatamente. "Xérox" é a empresa, mas a cópia é "xeróx". O termo "correto" seria "cópia xerográfica", mas ninguém usa, por razões meio óbvias :p.