Autor Tópico: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?  (Lida 6079 vezes)

Offline Samuca Muller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Online: 24 de Maio de 2007, 15:21 »
Obá, obá...

Estou tentando isntalar o Ubuntu 7.04 numa máquina Positivo, com processador intel celeron D331. O computador veio de fábrica com o Mandriva KDE 3.5 instalado. Entrei em contato com o suporte técnico deles, para tirar algumas dúvidas, e me falaram que não é possível fazer dual boot, ou seja, ter o Mandriva e o Ubuntu instalados na mesma máquina. Disseram que o Kernel não aceita isso, é uma configuração  de fábrica da máquina. Tô achando isso meio impossível. Alguém que tem computador positivo que vem com Mandriva já fez Dual Boot ?? Se alguém tiver alguma informação para dar...

Abç
« Última modificação: 24 de Maio de 2007, 15:34 por Samuca Muller »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2007, 16:11 »
Nunca tive ou terei um Positivo, mas não vejo porque não seria possível fazer um dual se você reparticionar direitinho o negócio... E esse negócio de que o "kernel" não deixa, aí o cara falou derma para você.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2007, 17:00 »
O PC não tem kernel, o SO é que tem... Se o problema é o kernel do Mandriva, ou fica sem ele, ou atualiza, ou recompila!  :)

Offline Samuca Muller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2007, 19:23 »
Virus

Qdo digo "é uma configuração de fábrica da máquina" quis dizer que o Kernel vem configurado de fábrica. Eu sei que o Kernel  faz parte do SO e não do hardware. Me expressei mal. 

Valeu   

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2007, 19:31 »
Dá algum erro quando vc tenta instalar o Ubuntu nele?

Offline Samuca Muller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2007, 19:41 »
Sim !!

Eu tô tentando instalar sem apagar o Mandriva, mas ainda não consegui.
No quarto passo da instalação, momento do particionamento, tentei via manual e guiado. Só não tentei ainda a modalidade que o Ubuntu utiliza todo o hd, apagando assim o Mandriva. Na modalidade manual ele dá um erro e na guiado ele fica processando e não evolui na instalação. Depois de um tempão abortei a instalação.
Vc também teve problemas?

Valeu

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2007, 22:04 »
Nunca tive esse problema...

Seguinte, no live CD tem um aplicativo que particiona o hd (não lembro o nome agora, mas acho que fica em Sistema). Tenta particionar seu hd por lá, reinicia o pc e depois roda o instalador denovo.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2007, 22:48 »
Nunca tive esse problema...

Seguinte, no live CD tem um aplicativo que particiona o hd (não lembro o nome agora, mas acho que fica em Sistema). Tenta particionar seu hd por lá, reinicia o pc e depois roda o instalador denovo.

É o GParted. Acho que o nome dele está como Editor de Partições do Gnome no menu Sistema.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2007, 00:00 »
Isso mesmo alexmatos.

Piras

  • Visitante
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2007, 00:18 »
Virus

Qdo digo "é uma configuração de fábrica da máquina" quis dizer que o Kernel vem configurado de fábrica. Eu sei que o Kernel  faz parte do SO e não do hardware. Me expressei mal. 

Valeu   

Pois é, mas pelo que eu saiba, o kernel da Mandriva não poderia impedir o dual boot com o Ubuntu, pois a configuração do Grub, em princípio, seria efetuada via instalador Ubuntu! Desse modo, o impedimento para o dual boot deveria constar do Grub e kernel do Ubuntu e não o contrário!

Veja que até com o Windows, que não reconhece o Linux (nem mesmo as partições onde este sistema está instalado), não temos dificuldade em fazer o dual boot: imagine-se então com a Mandriva!

Concordo com o Kamei, o erro deve ocorrer mesmo por conta do processo de particionamento.

Offline angelmix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2007, 07:40 »
Amigo! Comprei um PC tem alguns meses. Veio com um Linux instalado por uma empresa. Peguei meu velho disquete DOS, formatei o HD, criei uma partição primária para o Windows XP e uma partição lógica, que é a maior, para os linux que gosto de usar. Usei o fdisk para fazer tudo isso. Se você não conseguir fazer isso que eu fiz no PC, procure um advogado para ver os seus direitos de consumidor, porque o que me consta, nenhuma empresa pode impedir você de usar o seu HD como quiser, nem a fabricante do computador, nem a fabricante do software. Boa sorte!

Offline Samuca Muller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2007, 11:11 »
Angelmix.

Segundo o atandente do positivo, o Mandriva que vem com a máquina não vem com o fdisk. Eu relamente não encontrei o fdisk no meu computador. No terminal executei o comando e nada. Concordo com vc, eles não podem me privar de usar o computador da maneira que eu bem entender. Mas eu vou conseguir instalar o Ubuntu sim, não vou desistir.

Valeu. 

Offline mdfernan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
  • Go All Blacks!!!
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2007, 13:22 »
Samuca...

 Só uma sugestão... pq vc não tenta baixar o fdisk, ou algum particionador para o Mandriva? Aí vc reparticiona pelo próprio Mandriva, e instala o Ubuntu sem problemas!


Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2007, 05:05 »
mdfernan, nem precisa baixar. Pode usar o que vem no live do Ubuntu.

Offline edpertille

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Computador Positivo não faz Dual Boot !?!?
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2007, 16:21 »
Porque vc n'ao usa o hd todo e manda o mandriva pro espa:o, e fica s[o com o ubuntu?
Ou instala o xp e depois o ubuntu e fica com dual boot , xp e linux ubuntu!!!! ;D