Autor Tópico: Partição Manual  (Lida 1460 vezes)

Offline Samuca Muller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Partição Manual
« Online: 23 de Maio de 2007, 16:52 »
Obá, obá

Estou com um Live Cd do 7.04. Depois de testa-lo um pouco resolvi instalar. No quarto passo do processo de instalação, particionamento, escolhi o manual. Meu atual SO é Mandriva 3.5, e desejo mante-lo instalado, e o meu HD está dividido da seguinte forma;

disositivo         tipo       Tamanho       Ponto de Montagem 

/dev/sda1        ext3         9,7GB           /
/dev/sda6        ext3         62,3 GB        /home
/dev/sda5        swap                             swap

Onde sda1 é onde está instalado o Mandriva e sda6 é o espaço para arquivos pessoais.

Tenho algumas dúvidas se alguém puder me ajudar agradeço;
1 - Posso criar as partições antes de começar o processo de instalação (através do Gparted do Live CD)?
2- Quantas partições vou precisar criar? E quais as suas caracteristicás, (ext3,ext2...)?

Desde já agradeço a ajuda e se alguém já passou por isso peço as dicas.

Valeu
2 - 

Offline epimeteo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Tudo o que pode acontecer irá acontecer, se...
    • Ver perfil
    • http://ubuntu.no.sapo.pt
Re: Partição Manual
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2007, 20:53 »
Obá, obá

Estou com um Live Cd do 7.04. Depois de testa-lo um pouco resolvi instalar. No quarto passo do processo de instalação, particionamento, escolhi o manual. Meu atual SO é Mandriva 3.5, e desejo mante-lo instalado, e o meu HD está dividido da seguinte forma;

disositivo         tipo       Tamanho       Ponto de Montagem 

/dev/sda1        ext3         9,7GB           /
/dev/sda6        ext3         62,3 GB        /home
/dev/sda5        swap                             swap

Onde sda1 é onde está instalado o Mandriva e sda6 é o espaço para arquivos pessoais.

Tenho algumas dúvidas se alguém puder me ajudar agradeço;
1 - Posso criar as partições antes de começar o processo de instalação (através do Gparted do Live CD)?
2- Quantas partições vou precisar criar? E quais as suas caracteristicás, (ext3,ext2...)?

Desde já agradeço a ajuda e se alguém já passou por isso peço as dicas.

Valeu
2 - 

Tens de criar pelo menos uma partição para o Ubuntu, pois para a swap podes aproveitar a partição swap actual.

Nunca usei a /home em comum com outra distro, apenas com outra versão da mesma distro, por isso não te aconselho a fazeres o mesmo com a /home.

Quase no fim da instalação do Ubuntu, há uma pergunta sobre o Grub. Responde que queres instalar o Grub na própria partição do Ubuntu e depois vais ao Mandriva e adicionas uma nova linha no Grub (ou equivalente no Mandriva) para iniciar o Ubuntu na partição onde o instalaste. Se não fizeres assim, o bootloader do Mandriva pode ficar apagado.

Alguém pode confirmar isto?