Autor Tópico: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE  (Lida 17684 vezes)

Offline Renato_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Online: 23 de Maio de 2007, 22:42 »
Pessoal, finalmente consegui personalizar totalmente o menu do XFCE e como vi q muita gente tem a mesma dúvida, estou escrevendo este tutorial para explicar como eu fiz. O problema do editor de menu do XFCE é q ele possui uma ou outra entrada q dá pra configurar, o resto fica como "entrada do sistema" e não dá pra alterar elas. A vantagem disso é q novos programas instalados são adicionados a esses componentes do sistema automaticamente. A desvantagem é que não podemos alterar essas entradas. Pois bem... aqui está a solução:

1. Copie o conteúdo dessa "entrada do sistema" para um arquivo qualquer:

$ cd ~/.cache/xfce4/desktop/
$ cp menu-cache-nome-gerado-pelo-sistema.xml menu2.xml
$ mv menu2.xml ~/.config/xfce4/desktop/
$ cd ~/.config/xfce4/desktop/


2. Acrescentando as "entradas do sistema" ao arquivo editável do menu:

$ cat menu.xml > menu3.xml
$ cat menu2.xml >> menu3.xml
$ mv menu.xml menu.xml.original
$ mv menu3.xml menu.xml


3. Retirando algumas linhas do arquivo de configuração:

Como vc juntou dois arquivos de configuração de menu, o código de final de um foi juntado com o código de início do outro. Pra não dar erro, vamos apenas deletar algumas linhas:

$ mousepad ~/.config/xfce4/desktop/menu.xml

Encontre e apague estas 4 linhas:
</xfdesktop-menu>
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE xfdesktop-menu>

<xfdesktop-menu>



4. Editando o menu:

Pronto! Agora vc pode configurar o seu menu do jeito que vc sempre quis e o XFCE nunca deixou! Para isso, simplesmente abra Menu >> Configurações >> Editor de menu. Como vc poderá observar, haverá 2 menus duplicados. Mas já era de se esperar que o menu estivesse assim, não é mesmo? Agora simplesmente remova as "entradas do sistema" e configure tudo do jeito que vc quiser.


5. Considerações finais:

Talvez seja necessário reiniciar o XFCE para as alterações começarem a funcionar. Se alguma besteira acontecer, não se esqueça q vc fez um backup do arquivo original. Para restaurar as coisas como estavam, simplesmente:

$ cd ~/.config/xfce4/desktop/menu.xml
$ mv menu.xml.original menu.xml

E lembre-se, como vc optou por deletar as entradas do sistema, os novos programas não serão adicionados automaticamente em seu menu personalizado, então vc terá q adicioná-los manualmente. Mas isto não é problema, não é?

Abraços!

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2007, 12:59 »
ae Renato_, bom tutorial, o meu ficou assim: http://www.flickr.com/photos/8545722@N08/512261638/ valeu!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Renato_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2007, 13:07 »
valeu vitor! q bom q deu td certo aí =)

abraços!

Offline ThiagoNalli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Conhecimento só é valido quando compartilhado
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2007, 01:45 »
Renato.....

Preciso de um Help.....

Coloquei um Tema PRETO aqui, acho que se chama XFCE-DUCK.. Peguei no xfce-look.org

A questao é o Seguinte, o Tema colocou meu MENU com fontes BRANCAS - Otimo... Mais o Relógio continua com Fontes PRETAS o que dificuta a Vizualização.... vc sabe qual arquivo editar para Trocar a Cor do Relógio???

Só dar ua luz mesmo o Rest me Viro.... To Procurando nos Arquivos do Tema e também não acho...

[]'s
Thiago
Tentando sumir com meus bits espalhados pela rede.

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2007, 12:20 »
e ae mistertigo beleza? Pra tu mudar a cor do relógio, tu tem que editar o arquivo chamado gtkrc, esse arquivo fica na pasta do teu tema.. que no caso deve está em /usr/share/themes/nomedotema, chegando nele,  vai ter algo mais ou menos assim:
Citar
fg[NORMAL]             = "#9b6d00" # Metacity and mouseover, Most text
  fg[ACTIVE]             = "#29241d"
  fg[PRELIGHT]           = "#836E50"
  fg[SELECTED]           = "#29241d"
  fg[INSENSITIVE]        = "#B7A67A"

  bg[NORMAL]             = "#ECE9E2" # Normal Background
  bg[ACTIVE]             = "#DFDACF"
  bg[PRELIGHT]           = "#ECE9E2" # Expand prelight bg
  bg[SELECTED]           = "#ECE9E2"
  bg[INSENSITIVE]        = "#D3CCBE"
As cores são dadas no estilo "#ffffff"
Eu só não recordo qual é o responsável pela cor do relógio. ;/ Tem um tópico falando sobre isso..dá uma procurada pelo nome gtkrc. Espero ter ajudado.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline elyrio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2007, 14:44 »
Renato_,
muito bom seu tutorial. era um dos problemas que estava tendo, quem sabe voce pode ajudar ou qualquer outra pessoa mais experiente.

agora meu problema é: Como fazer para que ao criar um novo usuário ele utilize o mesmo layout sempre precisar fazer a mesma coisa com este novo usuário?
exemplo:
Minha maquina é usada por tres pessoas, onde duas desta não sabe customizar o ambiente de trabalho.
Quando modifiquei o meu, eles gostaram e queria a mesma coisa porém fazer tudo novamente, e retrabalho, e com tres usuários pode ser a melhor forma porém pode acontecer de ter mais usuários como fazer ficar como default para todos os usuários que podem ser criados depois?


será que fui claro? Desde já agradeço a ajuda e lembrando qualquer ajuda é bem vinda!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2007, 19:39 »
Ótimo tuto, estou mudando tudo aqui.
Agora, para completar, como faço para mudar o botão iniciar?

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:15 »
É só clicar com o botão direito do mouse em cima, ir em Propriedades e mudar o que quiser!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2007, 14:57 »
Tem como refazer o processo? É que instalei o ubuntu studio e + um monte de programas, daí fica beem difícil adicionar um por um manualmente.
Como faço para refazer o menu com os programas instalados?

Offline JoaoFPR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Jedi Pathway Follower
    • Ver perfil
    • OMEdI
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:30 »
Uma coisa boba, mas que me incomoda e muito no XFCE, é que ele não troca de wallpaper aleatóriamente e a cada minuto, como o  pacote Wallpaper-Tray, faz com o GNOME, parece incrível, e é mesmo, mas é só por isso não passo para o "ratinho".
 

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL: personalize totalmente seu menu XFCE
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:55 »
Olha só JoaoFPR, não é a todo momento digamos a cada minuto, mas já é alguma coisa, e acho que se você for ao terminal e digitar xfdesktop ele muda o papel de parede, mas claro, com a lista de imagens ativada.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz