Após período de uso do Windows Vista em tempo integral, ele constatou que o novo sistema operacional da Microsoft não é melhor que o XP e diz estar arrependido da migração.
“Temos usado o Vista Business em tempo integral por duas semanas. E até agora não encontramos nele nada que funcione melhor que no Windows XP, descobrimos dúzias de coisas que são desagradavelmente diferentes sem que representem melhoria funcional e várias coisas que, na melhor das hipóteses, funcionam intermitentemente e, na pior, simplesmente não funcionam. No todo, queríamos nunca ter migrado”, lamenta-se Angus Kidman em longo artigo para o australiano iTWire intitulado “Enfrentando todo o horror do Windows Vista”.
Kidman faz questão de mencionar que a migração para o Windows Vista foi feita sob o que se supõe serem circunstâncias ótimas. “Esperamos algumas semanas antes de sequer pensar no assunto, de modo que evitamos qualquer bug de primeira hora. Compramos uma máquina nova de um proeminente fabricante (Lenovo) com o Vista pré-instalado, portanto evitamos os pesadelos que o upgrade representou para todos os nossos conhecidos que se viram forçados a fazer a migração. (…) E deliberadamente mantivemos o software instalado na máquina a um mínimo para reduzir as chances de problemas de incompatibilidade.”
Kidman diz também que seu artigo foi escrito na nova máquina com o Vista, sinal de que conseguiu obter dela um mínimo de funcionalidade. “Mas isso é, literalmente, a melhor coisa que podemos dizer sobre o novo sistema operacional da Microsoft.”
Na opinião de Kidman, o Vista é “horrivelmente lento para iniciantes — notavelmente mais lento que nossa máquia anterior, apesar de a nova ter o dobro de memória e processador muito mais rápido. Não se trata de atrasos causados pelo sistema de controle de conta do usuário, por mais chato que seja; mesmo tarefas básicas, como abrir documentos e aplicações, são notavelmente mais lentas”.
Ele e sua equipe esperavam que a inicialização do novo sistema acontecesse mais rápido que na máquina anterior, mas, segundo ele, foi mais demorada, “não importa se estava ou não conectada à rede. As aplicações tornaram-se mais instáveis que na máquina XP e o Office 2007 — supostamente o produto topo de linha para o Vista — é o culpado com mais freqüência.”
Sua principal queixa é a falta de qualquer coisa que se pareça com funcionalidade básica em rede. “Já tínhamos escrito antes sobre o quanto a máquina Vista travava inesperadamente ao tentar conectar-se à rede Ethernet. Desde então descobrimos que o Vista é incapaz de se comunicar com um de nossos roteadores sem fio Linksys, apesar de o modelo em questão ser certificado para trabalhar com o Vista e conversar alegremente com numerosas outras máquinas.”
Kidman relata que numerosas ligações e e-mails para o suporte técnico da Microsoft — ao qual eles não teriam direito se não fossem da mídia, afirma — não foram capazes de resolver esse problema de maneira satisfatória. “Daremos ao suporte da Microsoft o crédito de ter se empenhado em tentar, mas se em 2007 você não consegue fazer uma rede básica funcionar, alguma coisa está muito errada.”
Fora os problemas de funcionalidade básica, o Windows Vista trouxe dúzias de pequenas mudanças que, segundo Kidman, não fizeram nada para melhorar sua produtividade. “Um pequeno exemplo: por anos temos usado uma página HTML básica armazenada em nosso disco rígido local como meio de prover acesso rápido em um clique para nossos bookmarks. Isso revelou-se um problema no Vista, uma vez que o Internet Explorer insiste em abrir qualquer nova página em uma nova janela por causa de uma restrição de segurança. Assim, o Vista conseguiu nos convencer a abandonar o Internet Explorer após nove anos e mudar para o Firefox, que não tem esse comportamento ridículo e parece rodar rápido também.”
Outro motivo de queixa de Kidman contra o novo sistema operacional da Microsoft diz respeito à inutilidade da certificação dada pela empresa às produtoras de hardware e software. “Podemos aceitar que alguns de nossos aplicativos favoritos, como o SyncBackSE, gerem uma mensagem ridícula ‘Você quer fazer isso?’ toda vez que o rodamos. Mas por quê a aplicação de segurança da Lenovo, que vem pré-instalada em cada máquina, produz a mesma resposta?”
Curioso para ver o que aconteceria ao rodar o programa de atualização de software do Vista para ver se sua máquina continha as últimas atualizações, Kidman conta que o resultado foi algo que mereceu constar em sua lista de críticas ao produto. “A primeira coisa que ele nos disse foi que não tínhamos espaço em disco suficiente (aparentemente, ele não é inteligente o bastante para perceber que o Vista já está instalado). A segunda coisa que nos disse foi que nossas placas gráfica e de som não eram certificadas para o Vista. A terceira coisa foi que nenhum dos utilitários da Lenovo na máquina eram apropriados para o Vista. Que ótima essa certificação!”
Kidman diz que poderia ir adiante e falar de coisas mais subjetivas, como “a interface burra do Windows Explorer, a função de pesquisa que não existe, as mudanças arbitrárias nos nomes dos menus e até mesmo as horríveis escolhas de fontes. Mas o fato é que, se fôssemos acionistas da Microsoft, exigiríamos mudanças mais extensas que as feitas entre o XP e o XP SP2 para dar a esta porcaria de produto alguma chance no mercado.”
Fonte:
http://www.softwarelivre.org/news/9318