Autor Tópico: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”  (Lida 3466 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Online: 16 de Maio de 2007, 10:47 »
Após período de uso do Windows Vista em tempo integral, ele constatou que o novo sistema operacional da Microsoft não é melhor que o XP e diz estar arrependido da migração.

“Temos usado o Vista Business em tempo integral por duas semanas. E até agora não encontramos nele nada que funcione melhor que no Windows XP, descobrimos dúzias de coisas que são desagradavelmente diferentes sem que representem melhoria funcional e várias coisas que, na melhor das hipóteses, funcionam intermitentemente e, na pior, simplesmente não funcionam. No todo, queríamos nunca ter migrado”, lamenta-se Angus Kidman em longo artigo para o australiano iTWire intitulado “Enfrentando todo o horror do Windows Vista”.

Kidman faz questão de mencionar que a migração para o Windows Vista foi feita sob o que se supõe serem circunstâncias ótimas. “Esperamos algumas semanas antes de sequer pensar no assunto, de modo que evitamos qualquer bug de primeira hora. Compramos uma máquina nova de um proeminente fabricante (Lenovo) com o Vista pré-instalado, portanto evitamos os pesadelos que o upgrade representou para todos os nossos conhecidos que se viram forçados a fazer a migração. (…) E deliberadamente mantivemos o software instalado na máquina a um mínimo para reduzir as chances de problemas de incompatibilidade.”

Kidman diz também que seu artigo foi escrito na nova máquina com o Vista, sinal de que conseguiu obter dela um mínimo de funcionalidade. “Mas isso é, literalmente, a melhor coisa que podemos dizer sobre o novo sistema operacional da Microsoft.”

Na opinião de Kidman, o Vista é “horrivelmente lento para iniciantes — notavelmente mais lento que nossa máquia anterior, apesar de a nova ter o dobro de memória e processador muito mais rápido. Não se trata de atrasos causados pelo sistema de controle de conta do usuário, por mais chato que seja; mesmo tarefas básicas, como abrir documentos e aplicações, são notavelmente mais lentas”.

Ele e sua equipe esperavam que a inicialização do novo sistema acontecesse mais rápido que na máquina anterior, mas, segundo ele, foi mais demorada, “não importa se estava ou não conectada à rede. As aplicações tornaram-se mais instáveis que na máquina XP e o Office 2007 — supostamente o produto topo de linha para o Vista — é o culpado com mais freqüência.”

Sua principal queixa é a falta de qualquer coisa que se pareça com funcionalidade básica em rede. “Já tínhamos escrito antes sobre o quanto a máquina Vista travava inesperadamente ao tentar conectar-se à rede Ethernet. Desde então descobrimos que o Vista é incapaz de se comunicar com um de nossos roteadores sem fio Linksys, apesar de o modelo em questão ser certificado para trabalhar com o Vista e conversar alegremente com numerosas outras máquinas.”

Kidman relata que numerosas ligações e e-mails para o suporte técnico da Microsoft — ao qual eles não teriam direito se não fossem da mídia, afirma — não foram capazes de resolver esse problema de maneira satisfatória. “Daremos ao suporte da Microsoft o crédito de ter se empenhado em tentar, mas se em 2007 você não consegue fazer uma rede básica funcionar, alguma coisa está muito errada.”

Fora os problemas de funcionalidade básica, o Windows Vista trouxe dúzias de pequenas mudanças que, segundo Kidman, não fizeram nada para melhorar sua produtividade. “Um pequeno exemplo: por anos temos usado uma página HTML básica armazenada em nosso disco rígido local como meio de prover acesso rápido em um clique para nossos bookmarks. Isso revelou-se um problema no Vista, uma vez que o Internet Explorer insiste em abrir qualquer nova página em uma nova janela por causa de uma restrição de segurança. Assim, o Vista conseguiu nos convencer a abandonar o Internet Explorer após nove anos e mudar para o Firefox, que não tem esse comportamento ridículo e parece rodar rápido também.”

Outro motivo de queixa de Kidman contra o novo sistema operacional da Microsoft diz respeito à inutilidade da certificação dada pela empresa às produtoras de hardware e software. “Podemos aceitar que alguns de nossos aplicativos favoritos, como o SyncBackSE, gerem uma mensagem ridícula ‘Você quer fazer isso?’ toda vez que o rodamos. Mas por quê a aplicação de segurança da Lenovo, que vem pré-instalada em cada máquina, produz a mesma resposta?”

Curioso para ver o que aconteceria ao rodar o programa de atualização de software do Vista para ver se sua máquina continha as últimas atualizações, Kidman conta que o resultado foi algo que mereceu constar em sua lista de críticas ao produto. “A primeira coisa que ele nos disse foi que não tínhamos espaço em disco suficiente (aparentemente, ele não é inteligente o bastante para perceber que o Vista já está instalado). A segunda coisa que nos disse foi que nossas placas gráfica e de som não eram certificadas para o Vista. A terceira coisa foi que nenhum dos utilitários da Lenovo na máquina eram apropriados para o Vista. Que ótima essa certificação!”

Kidman diz que poderia ir adiante e falar de coisas mais subjetivas, como “a interface burra do Windows Explorer, a função de pesquisa que não existe, as mudanças arbitrárias nos nomes dos menus e até mesmo as horríveis escolhas de fontes. Mas o fato é que, se fôssemos acionistas da Microsoft, exigiríamos mudanças mais extensas que as feitas entre o XP e o XP SP2 para dar a esta porcaria de produto alguma chance no mercado.”

Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/9318
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2007, 10:53 »
Eu usava o xp aqui no trabalho, instalei o vista e fiquei uma semana, voltei pro xp... agora to com o ubuntu7.04 com o gnome e o kde instalados... não penso em voltar pro xp :)

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2007, 11:16 »
Mais uma prova (ou será duas contando com o amigo acima?) concreta de o lançamento do Vista é um marco para o Software Livre. As pessoas estão tentando usar o Vista... vêem que vão ter de trocar todo o hardware ou, quando tem esse hardware, percebem que o sistema é extremamente ineficiente e resolvem retornar para o XP. Aí temos um  outro passo: percebem que em breve (muito em breve mesmo) estarão defasados... não podendo utilizar os aplicativos mais recentes. Querendo usar algo novo e com o mesmo hardware elas acabam tentando o Linux.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2007, 11:40 »
Graças à própria Microsoft o Linux está crescendo. A incompetência da empresa e seu modo de lidar com "parceiros" e com o mercado estão acabando com ela. Para todos verem que nada é imutável. A soberania da Microsoft está com os dias contados.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2007, 12:56 »
Ehssa parada da certificacao eh verdade. Meu velho compro um notebook da toshiba(HW certificado para o uso do Vista) com o Vista. O notebook demorava muito para abrir qualquer aplicativo e para iniciar o sistema entao...nao tinha como trabalhar com ele. Resumo, ele pediu para que eu instalasse o XP. Aproveitei e instalei o Ubuntu junto...=p, soh que meu vehio eh cabeca dura e nao usa o Ubuntu, ele usa o computador exclusivamente para trabalhar e como esta acostumado com o Win nao quer mudar....maneh. Nao sabe o que esta perdendo. hehehehehe
Temos que fixar o bug #1.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2007, 14:58 »
Quem é o responsável pela chave do Windows?

Blog da Sandra Carvalho:
http://info.abril.com.br/blog/sandra/index.shtml

Há uma bola dividida entre fabricantes de PC e a Microsoft que inferniza a vida dos escoteiros que, como eu, fazem questão de comprar  Windows legítimo. Se acaba a garantia, você formata o HD e tem problema com a chave do Windows na ativação do sistema, sabe quem te ajuda?  Provavelmente, ninguém.

Para a Microsoft, o problema é do fabricante. Para o fabricante, o problema é da Microsoft. “A Microsoft é quem criou a chave, então é ela quem deve auxiliá-la”, ouvi hoje mesmo do call Center da HP. Da HP – a maior fabricante de computador do mundo. É mole? Mas piora: há até oferta de passar a ligação para o departamento de vendas – para que você compre outro Windows! Depois de pagar mais de 7 mil reais por um notebook, é justamente isso que você espera, não é não?


O  Windows pirata se espalha como erva daninha, e é perfeitamente compreensível  que  a indústria de tecnologia tente se defender.  Nem tudo é software livre... Mas se defender punindo por excesso ou descomprometimento justamente quem topa fazer tudo by the book? Acho que o inimigo é outro... 


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2007, 15:06 »
Ehssa parada da certificacao eh verdade. Meu velho compro um notebook da toshiba(HW certificado para o uso do Vista) com o Vista. O notebook demorava muito para abrir qualquer aplicativo e para iniciar o sistema entao...nao tinha como trabalhar com ele. Resumo, ele pediu para que eu instalasse o XP. Aproveitei e instalei o Ubuntu junto...=p, soh que meu vehio eh cabeca dura e nao usa o Ubuntu, ele usa o computador exclusivamente para trabalhar e como esta acostumado com o Win nao quer mudar....maneh. Nao sabe o que esta perdendo. hehehehehe

Ai rodox12 tive o prazer também de formatar um notebook (no caso um Sony Vaio) que veio com Vista e a pessoa odiou. Era muito lento, horrível mesmo. O pior no meu caso é que o amigo não aceitou nem uma pequena partição com o Ubuntu.

Mas durante a instalação do XP tivemos problemas com drives. A Sony não os disponibilizou para o XP e o material que veio com o note também não possuia. E ai? como achar quais eram os componentes? Como fazer para procurar na Internet? Meu amigo já em desespero me viu sacar um CD com o Edgy (acalmei ele informando que ia rodar o sistema sem instalá-lo, e ele ficou impressionado... afinal o LiveCD era mais rápido que o Vista) e assim achar os componentes, que foram automaticamente achados e configurados.

Foi uma luta, mas hoje ele esta satisfeito com o note dele com XP... fazer o que né.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2007, 14:07 »
Lembro bem quando lançou o XP. Era horrivel tbm, lerdo, nada funcionava nele, uma vez fui atualizar do win98 pq a pessoa não podia perder nada, ele simplesmente falou de nenhum (nenhum mesmo) software que estava instalado funcionaria nele... mas ai o SP2 chegou e arrumou quase todas as cagadas.

Provavelmente a microsoft fará igual, eles lançam a tranqueira pq quanto mais cedo estiver no mercado, mais rápido é o retorno financeiro, ai ninguem gosta, mete o pau ai começam a pensar em mudanças.

Mas realemente gente como, mas como o vista consegue fazer uns efeitinhos deixarem a maquina tão lenta, uso o beryl + AIGLX em casa no Kubuntu e com o dobro de efeitos consigo ter uma performance muito maior... com uma placa de video e uma config. de hardware bem modestas...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2007, 19:00 »
Mas quando o XP saiu também aconteceu este relativo "fracasso" nas vendas?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Colunista enfrenta “todo o horror do Windows Vista”
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2007, 10:46 »
Mas quando o XP saiu também aconteceu este relativo "fracasso" nas vendas?

Acho que não, pois naquela época não existia uma alternativa viável: Linux.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum