Autor Tópico: Duvida de Iniciante sobre root e usuario  (Lida 2154 vezes)

Offline dante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Duvida de Iniciante sobre root e usuario
« Online: 10 de Junho de 2009, 11:37 »
Ola bom dia esse eh meu 1.º topico entao desculpe se fiz algo errado  ;)
Bom estou usando o ubuntu faz 1 semana e me deparei com algumas dificuldades sobre o fato de sempre que executar certos programas ter q digitar a senha de root, bom como exemplo instalei o Lampp (php apache e mysql) e sempre q quero usar tenho q digitar uma linha de comando e depois a senha de root, eu gostaria de poder iniciar o ubuntu e ele ja estar funcionando, qual seria a opção mai exata ?

1- sempre logar como root (ouvir dizer q nao devo fazer isso pq root nao grava preferencia de usuarios)
2- fazer um atalho da linha de comando com privilegios( isso eh possivel ? nem faço ideia)
3- Existe algum comando para colocar em algum arquivo q inicia com o sistema para ele ler o lampp ao iniciar ?

Por favor me ajudem ... desde ja agradeço ID  :D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Duvida de Iniciante sobre root e usuario
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2009, 13:02 »
Como você instalou o LAMP?
Eu uso aqui e não preciso de nenhum comando para iniciar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Duvida de Iniciante sobre root e usuario
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2009, 14:12 »
Isso vai ser um iniciante tentando ajudar outro, mas vá lá.

1. Para poder iniciar como root tem que ativar uma opção de segurança em #gdmsetup ou #gdm-setup (não lembro bem)
Eu sempre uso o usuário root mas não uso um computador por muito tempo, só para reparos então não sei se tem algum problema

2. É bem possível abrir os programas com privilégios, tente colocar gksu antes do program. Ex: $gksu firefox

3. Também pode deixar o usuário que usa com privilégios. Vá em #users-admin

São comandos simples que abrem janelas para modificar configurações do sistema. Alguém tem mais alguma idéia?