Autor Tópico: Acesso a disco torna máquina lenta  (Lida 1804 vezes)

Offline larini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Acesso a disco torna máquina lenta
« Online: 20 de Maio de 2007, 12:35 »
Olá pessoal, quando estou copiando um arquivo grande de um lado pro outro, o micro fica muito mais lento, por exemplo: se tento abrir outro aplicativo, demora uma eternidade e as vezes só abre quando a cópia termina.
Tenho uma máquina muito boa:
AMD64 x2 4600.
1GB memória
HD Sata 250GB

Parece que o ubuntu está quase monotarefa..
Tem algo que possa ser ajustado?
Estou pensando em instalar outro linux para conferir isso.
Valeu!

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: Acesso a disco torna máquina lenta
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2007, 23:21 »
Tente primeiro verificar o desempenho do seus HDs com o comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo hdparm -Tt /dev/hdX

ou se for SATA,

Código: [Selecionar]
$ sudo hdparm -Tt /dev/sdX

onde X é a letra referente ao seu HD, pode ser a, b, c, etc.

Para ter uma idéia para comparação, meu HD consegue uma taxa de 52 MiB/s. Rode o comando várias vezes, descarte o primeiro resultado e faça uma média dos restantes.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline larini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Acesso a disco torna máquina lenta
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 20:33 »
Olá JotaEle.
Meu HD está dando 65.97 MB/sec.

O problema não é que ele está lento, é que quando está sendo muito usado, é como se o sistema estive só fazendo aquilo. Fica muito lento para abrir outras aplicações.

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: Acesso a disco torna máquina lenta
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2007, 22:07 »
Então deve ser um comportamento anormal no seu sistema, porque pelos seus dados, o desempenho deveria ser excelente. Mas, já vi este tipo de problema quando se faz copias de dados entre dispositivos diferentes, principalmente para USB tanto no Linux quanto no Windows. Ou seja, pode ser um bug relacionado ao seu HW.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06