Autor Tópico: Não consigo particionar  (Lida 4218 vezes)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Não consigo particionar
« Online: 14 de Maio de 2007, 16:19 »
Pessoal,
Meu cunhado comprou um micro daqueles “bons” da Casa Bahia e veio com Windows Vista (HD de 80Gb, Celeron 2,8 com 512 Mb de ram)

Cheguei com alguns CDs do Linux para instalar, coloquei o live cd do Ubuntu, chegou até o desktop, cliquei no ícone para instalar no HD, abri o particionador e percebi que o hd era Sata (sda1), tentei redimensionar o hd para poder instalar o linux e nada, me aparecia uma mensagem estranha dizendo que a partição era ntfs e era necessário passar um chkdsk –f para corrigir (o Vista funciona normalmente).

Bom, troquei de cd e coloquei o Kurumin, tentei pelo GParted, QTParted, Cfdisk e nada de conseguir redimensionar. Tentei com os CDs do Epidemic e Big Linux e nada, não foi posspivel redimensionar o hd e abrir espaço para colocar o linux.

Minha pergunta então é:
- Por que nenhum particionador conseguiu particionar o hd? É por que é Sata?
- Tenho que formatar o hd inteiro, particionar, e reinstalar o Vista e depois o Ubuntu (ou outra distro)?

Nota: Tenho experiência em instalação de Linux e é a primeira vez que vejo uma coisa dessas. Desfragmentei o hd (Vista) antes de tentar particionar.

Obrigado

alexcosta67

  • Visitante
Re: Não consigo particionar
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2007, 16:27 »
Tentaste com o partition magic?



Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Não consigo particionar
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2007, 16:30 »
Tentaste com o partition magic?

Não tentei porque não tenho porém o linux tem vários particionadores, por que nenhum deles funcionaram?

arlei

  • Visitante
Re: Não consigo particionar
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2007, 16:31 »
Olá Versuri,

Infelizmente não sei os motivos deste seu problema para poder ajuda-lo, mais venho informar que acredito não se dever pelo fato do disco ser SATA, pois também tenho discos SATA e já redimensionei partições, inclusive NTFS com sucesso usando o gParted por um live CD.

T+
Arlei

Offline deusdara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re: Não consigo particionar
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2007, 19:13 »
Olá

Inicialmente é necessário desfragmentar o HD.
Pode ser que os arquivos do Windows Vista esteja espalhado por todo HD.

Em seguida volte com o CDLive do Ubuntu para instalar.

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo particionar
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2007, 19:44 »
Olha vou copiar aqui uma nota da InfoExame nro. 253 (Abril/2007) que esta no topo da página 18:

Citar
ACRONIS dá um Banho na Symantec

Você usa o Windows Vista e resolve criar nova partição em seu disco rígido. Fácil: basta rodar qualquer particionador do mercado. Errado. Você só pode usar o Disk Director Suite 10, da Acronis. É o único produto dessa categoria compatível com o Vista. Nisso a Acronis deu um banho na Symantec que, até o final de março, não tinha um produto similar compatível com o Vista. Além do particionador, o Disk Director traz um gerenciador de boot, um recuperador de partições apagadas e um editor de disco.

Se a InfoExame estiver certa acho que isso responde a pergunta do tópico.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!