Autor Tópico: Manual Básico Para Iniciantes  (Lida 23901 vezes)

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Manual Básico Para Iniciantes
« Online: 14 de Maio de 2007, 08:28 »
Olá a todos.

Estou inconformado com um ato que cometi. Há pelo menos cinco dias acordo de madrugada indignado com o que fiz.

Na quarta-feira (09/05/07) um amigo meu adquiriu um PC numa grande loja de informática aqui de Maceió. Este computador saiu da loja com um linux instalado (não consegui identificar qual distro) totalmente obsoleto; ainda possuia o OpenOffice 1.1, Firefox 1.0. Ligamos para a loja para saber qual a senha de root do sistema, pois gostaríamos de instalar aplicativos mais recentes (ele não possui internet em casa). A loja respondeu que não sabia de nada.

Tentei convecê-lo de instalar o Ubuntu 7.04, ele não aceitou alegando a falta de jogos 3D. Justifiquei que existe um sem-número de jogos 3D para linux, porém ele teria que possuir internet para instalar tais jogos. Como não possuía nenhum CD/DVD de jogos, fracassei.

Assim, como não consegui convencê-lo, sujeitei-me a instalara o Windows XP, pois ele estava ávido para jogar. Porém, em contrapartida, disse que ele teria que ter um dual boot entre Windows e Linux, pois a minha intenção será ainda de convencê-lo a migrar para o linux.

Diante do exposto acima, gostaria de saber se:

1. algum membro desta comunidade possui um CD/DVD com os jogos disponíveis para Ubuntu e que possa disponibilizar para os demais;

2. alguém gostaria de me ajudar na elaboração de um manual básico para iniciantes em linux (com ênfase no Ubuntu), pois estou disposto a fazer contato com as principais lojas de informática de Maceió para que os computadores possam sair instalados com um Sistema Operacional atualizado, com todas os aplicativos e codecs instalados, bem como jogos. Desta forma, se não conseguir parceiros, assumiria o ônus da confecção dos manuais, que seriam entregues juntamente com toda a documentação do computador.

Acredito que a rejeição ao linux cairia um pouco e as pessoas ficariam um pouco mais curiosas ou interessadas pelo S.O.

Agradeço a todos antecipadamente.




Offline Khoala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2007, 09:50 »
Tem esse guia aqui http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty_pt_BR
que pode lhe ajudar

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2007, 22:32 »
Excelente iniciativa!!!
Acredito que a partir do momento que o usuário comprar o computador com Linux e ele estiver configurado devidamente (proporcionando o uso de multimídia, internet, escritório e jogos). O Linux vai perder a fama entre a massa de que é ruim e/ou difícil.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

dioazevedo

  • Visitante
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2007, 04:15 »
Isso q eh voluntario linux :P
Nao perdeu a vontade de convencer o amigo a usar linux !
Eh isso ai !

Abracos

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2007, 21:43 »
Quetalse [como diz meu professor manika de física] fizessemos um Blog estilo aquele do Baboo que tem vídeos tutoriais.

Tipo fazermos tutoriais pelo recordmydesktop das coisas simples e médias que tem no ubuntu ai o pessoal com dúvida vai pra lá e vê realmente como faz...

porque sinceramente eu sou totalmente contra o linux ficar mais fácil do que já está caso contrário adeus segurança

Offline moltran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2007, 00:35 »
Sou iniciante(8meses) e sei q não é facil abandonar os vicios (a droga do windows), comecei usando o linux com o ubuntu mas como era em ingles tive mais dificuldades, mas ainda tenho instalado no hd e em duas maquinas na empresa, mas optei pelo kurumim para o uso diario (not book)pelo fato de ter o kokar(cd com os pacotes, mais de 18mil) e os icones magicos, é todo em portugues, bem estavel e com uma interfece bem amigavel. Acredito que o ubuntu seja mais seguro, completo e confiavel mas o kurumin é mais facil ao iniciante, e ambos são linux, mesmos pricipios, lingagem, programas etc.

Paz e sucesso a todos...

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2007, 09:53 »
Sobre jogos, dê uma olhada neste site:      

http://kurumingames.sl.org.br/
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2007, 19:41 »
Sobre jogos temos tambem o http://www.ubuntugames.org/
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2007, 22:24 »
Olá ezrandrade,

Vc tem jogos em seu PC? Tem programas baixados?

Se tiver vc pode colocar tudo que tem em seu PC em um cd ou DVD com o programas APToncd. Ele pega tudo com um clique só.

Para instalar o APToncd basta procurar no synaptic.

Isso é uma mão na roda para instalarmos ou reinstalarmos um novo sistema.


Meus parabéns pello seu empenho, e Viva o Linux.

Abs

Wildner

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2007, 10:50 »
Tem esse guia aqui http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty_pt_BR
que pode lhe ajudar

owa, Khoala, me diz qual a relação deste guia com o não-oficial do Feisty que está na Documentação do ubuntu-br.org, pois são muito parecidos

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

arlei

  • Visitante
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2007, 11:04 »
Olá ezrandrade,

sobre a questão dos jogos não poderei lhe ajudar, mais no que diz respeito a um manual pratico sobre Ubuntu Linux, foi recentemente concluído o Guia Introdutório ao Ubuntu GNU/Linux na documentação oficial do Ubuntu Brasil.

http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio

Vale a penas da uma conferida, pois ele aborda servir de auxílio aos usuários recém chegados ao mundo Linux, principalmente ao Ubuntu Linux, definindo conceitos, procurando esclarecer dúvidas sobre os sistemas, apontando as diferenças e mostrando que caminho trilhar para experimentar e também instalar o Ubuntu Linux em seu computador.

T+
Arlei

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2007, 15:01 »
ezrandrade, talvez você queira experimentar o LiveDVD Linux Gamers, que vem com vários jogos. Eu não experimentei ainda, mas parece-me uma boa para mostrar ao seu amigo que pode-se, sim, jogar (e bem!) no Linux.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Khoala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2007, 23:35 »
Tem esse guia aqui http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty_pt_BR
que pode lhe ajudar

owa, Khoala, me diz qual a relação deste guia com o não-oficial do Feisty que está na Documentação do ubuntu-br.org, pois são muito parecidos

[ ]s
Eu não sei a relação entre os dois não

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Manual Básico Para Iniciantes
« Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2007, 23:40 »
Pois é, Khoala, sao muito identicos hehe Brigadão. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)