Olá a todos.
Estou inconformado com um ato que cometi. Há pelo menos cinco dias acordo de madrugada indignado com o que fiz.
Na quarta-feira (09/05/07) um amigo meu adquiriu um PC numa grande loja de informática aqui de Maceió. Este computador saiu da loja com um linux instalado (não consegui identificar qual distro) totalmente obsoleto; ainda possuia o OpenOffice 1.1, Firefox 1.0. Ligamos para a loja para saber qual a senha de root do sistema, pois gostaríamos de instalar aplicativos mais recentes (ele não possui internet em casa). A loja respondeu que não sabia de nada.
Tentei convecê-lo de instalar o Ubuntu 7.04, ele não aceitou alegando a falta de jogos 3D. Justifiquei que existe um sem-número de jogos 3D para linux, porém ele teria que possuir internet para instalar tais jogos. Como não possuía nenhum CD/DVD de jogos, fracassei.
Assim, como não consegui convencê-lo, sujeitei-me a instalara o Windows XP, pois ele estava ávido para jogar. Porém, em contrapartida, disse que ele teria que ter um dual boot entre Windows e Linux, pois a minha intenção será ainda de convencê-lo a migrar para o linux.
Diante do exposto acima, gostaria de saber se:
1. algum membro desta comunidade possui um CD/DVD com os jogos disponíveis para Ubuntu e que possa disponibilizar para os demais;
2. alguém gostaria de me ajudar na elaboração de um manual básico para iniciantes em linux (com ênfase no Ubuntu), pois estou disposto a fazer contato com as principais lojas de informática de Maceió para que os computadores possam sair instalados com um Sistema Operacional atualizado, com todas os aplicativos e codecs instalados, bem como jogos. Desta forma, se não conseguir parceiros, assumiria o ônus da confecção dos manuais, que seriam entregues juntamente com toda a documentação do computador.
Acredito que a rejeição ao linux cairia um pouco e as pessoas ficariam um pouco mais curiosas ou interessadas pelo S.O.
Agradeço a todos antecipadamente.