Autor Tópico: Alguém me explica qual o foco do software livre?  (Lida 13308 vezes)

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2007, 05:25 »
Desenvolvedor de software livre ganha dinheiro oferecendo treinamento às empresas, afinal, quem melhor que o próprio criador do software para ensinar a usá-lo corretamente? E também através de investimentos para seu software.
Ah, também devo salientar que o mercado de sl é mais competitivo que o próprio mercado de software proprietário, afinal, só ganha dinheiro quem tem um ótimo projeto, e não quem tem nome.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2007, 09:16 »
COMPARTILHAMENTO DE TECNOLOGIA
Se o SL fosse "popular" entre os desenvolvedores a muito tempo atras, estariamos mais evoluidos tecnologicamente, talvez ateh ambientalmente.
Temos que fixar o bug #1.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2007, 09:38 »
Conheço pessoas que vivem bem, aliás muito bem e todo o foco de trabalho é baseado no SL. Só que nenhuma das que conheço trabalha com desenvolvimento direto e sim com Serviços.

Explicando melhor, elas ganham o pão de cada dia com consultoria, realizando instalações/configurações de ambientes de trabalho para clientes e posterior treinamento. E este "ambiente de trabalho" vai desde montar uma rede, um provedor, até mesmo implantação de sistemas baseados em SL que darão apoio de alta qualidade a seus clientes.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2007, 09:44 »
Conheço pessoas que vivem bem, aliás muito bem e todo o foco de trabalho é baseado no SL. Só que nenhuma das que conheço trabalha com desenvolvimento direto e sim com Serviços.

Explicando melhor, elas ganham o pão de cada dia com consultoria, realizando instalações/configurações de ambientes de trabalho para clientes e posterior treinamento. E este "ambiente de trabalho" vai desde montar uma rede, um provedor, até mesmo implantação de sistemas baseados em SL que darão apoio de alta qualidade a seus clientes.


Acho que é por isso que os desenvolvedores complicam o Linux...pq ai precisa de alguém que entenda...ai eles podem ganhar mais dinheiro...

Complica >> Contrata alguém (que ganha dinheiro)

Fácil...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2007, 09:52 »
Conheço pessoas que vivem bem, aliás muito bem e todo o foco de trabalho é baseado no SL. Só que nenhuma das que conheço trabalha com desenvolvimento direto e sim com Serviços.

Explicando melhor, elas ganham o pão de cada dia com consultoria, realizando instalações/configurações de ambientes de trabalho para clientes e posterior treinamento. E este "ambiente de trabalho" vai desde montar uma rede, um provedor, até mesmo implantação de sistemas baseados em SL que darão apoio de alta qualidade a seus clientes.


Acho que é por isso que os desenvolvedores complicam o Linux...pq ai precisa de alguém que entenda...ai eles podem ganhar mais dinheiro...

Complica >> Contrata alguém (que ganha dinheiro)

Fácil...

Complicar???

Existem consultorias (como a descrita acima) para quem quer produtos linux ou produtos windows. Simplesmente muitas empresas preferem pagar consultorias para fazer estas coisas do que ter um staff dedicado para isso, é mais barato e muitas vezes mais produtivo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2007, 10:01 »
Mais um detalhe que gostaria de resaltar apesar de ser um aspirante a "Programador" é que um usuario comum pode contribuir diretamente para o desenvolvimento das funcionalidas(ferramentas = qualidade) de um software Livre com ideias para o desenvolvimeto de novas ferramenteas.Quem melhor para idealizar uma ferramente para o Blender do que um bom Modelador ou uma nova ferramenta para o Gimp que um Designer;Se o cara realmente lucrar com estes software pode ate contratar um Programador para desenvolver tal ferramenta e esta mesma se for realmente boa pode se tornar um produto da empresa.As possibilidade(R$ dindin) que o S.L. oferece são muitas e não inibe a criatividade de quem usa  seja pra desenvolvimento,comercialização ou tarefas especificas de cada software.
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2007, 10:53 »
se eu quisesse montar uma empresa de games para o linux para posteriormente vende-los, claro se tiverem qualidade, ai eu não seria atacado pelo mundo linux??

por exemplo faço um jogo em 3d com uma equipe e uma empresa que mesmo criei de games. Ai vendo o software, mas não libero o código fonte.

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2007, 11:28 »
Há uma satisfatória explicação e diferenciação entre CL e CA - ver no site https://grupos.ufrgs.br/pipermail/lies-l/2005-April/000299.html

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2007, 11:35 »
Em relação a não liberação do código fonte acho que não seria legal, pois o S.L. é justamente isso a liberação do código o que não implica em preço, mas mantenha o bom senso e não aja como um capitalista nojento.Cobrar uma fortuna por um software que é construido(com muito trabalho é verdade) mas uma vez, depois copiado e vendido quantas vezez vc quiser, não acho isso justo.Bom esse é um assunto complicado, ainda mais se tratando de jogos.
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #24 Online: 11 de Maio de 2007, 12:04 »
tudo depende de certas coisas...

se voce criar os jogos do nada, não existe nada errado em cobrar e não liberar o código fonte. No entanto, se voce usou algum componente no código do jogo que é licenciado pela GPL, mesmo que voce tenha feito qualquer alteração, voce deve liberar o código referente a esses componentes.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2007, 12:24 »
Isto ai Supermouse, falou exatamente o certo. Se usar softwares com licença GPL você deve liberar seus jogos assim também, caso contrário não tem problemas.

Mas se vai fazer algo para cobrar e não liberar o Código Fonte talvez seja melhor até desenvolver para windows de uma vez, é capaz de ter um público maior, ou então use Java, ou C, alguma linguagem que seja portável.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2007, 12:58 »
Por exemplo, se eu usar uma bibliteca licenciada pela GPL no meu jogo, eu nao preciso libera o fonte de todo jogo por causa da bibliteca livre neh?

Mais uma pergunta...como os desenvolvedores de Software Livre(voluntarios, nao os contratados) trabalham no projeto?? Por exemplo, aqui na empresa eu sou obrigado a usar o Visual Source Safe para controle do codigo...tem alguem que coordena(voluntario) o projeto(distribui os codigos,...) para que nao hajam codigos duplicados e etc?
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 13:23 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2007, 14:20 »
Pessoal,

Muito boa a discussão a respeito do software livre.

Gostaria de dizer que não sou contra o Bill Gates e a Microsoft.

Aliás o Bill apenas se aproveitou de uma oportunidade de mercado. Ele fez bem ao planeta por dar condições através de seu software de popularizar o PC e as ferramentas que o mesmo nos disponibilizaram.

Jesus nos disse a cada um de acordo com suas obras, por isso, a riqueza que conquistou é apenas fruto de seu esforço, estudo, inteligência e capacidade de aproveitar um momento para ganhar tudo o que tem.

Um colega mencionou acima que ele fez o monopólio, precisamos rever isso, pois na verdade o mercado sempre esteve livre, empresas gigante como a IBM e a Apple nunca conseguiram derrubá-lo acho eu mais por incompetência do que por outra coisa. Todos os que relutam em experimentar outro software é que fazem da Microsoft um monopólio, a escolha de ser ou não ser um monopólio é nossa e não do Bill.

Queria dizer que não sou defensor do Bill e da Microsoft, aliás só uso Ubuntu em minha Máquina e já instalei muito Ubuntu em máquinas de meus amigos. Uso Linux desde 2000.

Acho que o Linux é uma resposta de pessoas do bem como o Linus Torvald que deu e esta dando as pessoas uma oportunidade de criarmos soluções e de nos unirmos no intuíto de fazermos algo coletivo.

É muito bom entrar nos Forum de Linux e ver as pessoas se ajudando, uns instruindo ou outros, pessoas e instituições criando softwares, traduzindo, criando manuais, tutoriais.  Isso é maravilhoso, este espírito de coletividade é que me anima a continuar com o linux.

Uso Linux por que ele é grátis, sou contra a Pirataria, quem usa Windows Pirata deveria ter vergonha, pois o Linux é uma alternativa viável e está crescendo a cada dia. É claro que alguns nem conhecem o Linux e está aí uma oportunidade de nós ajudarmos estas pessoas a conhecerem o Linux e seus benefícios.

Eu acho que o Linux é um pouquinho mais rápido, mas não é tão perceptível assim, acho ele um pouco mais estável, mas já travei diversas vezes meu Ubuntu, quanto a segurança por enquanto é imbatível, quanto as programas ainda tem que melhorar, mas está bom demais, podemos fazer tudo o que quisermos.

Eu não sou defensor do Linux, sou defensor do direito das pessoas de poderem viver em comunidade, de fazerem um software tão bom quanto os comerciais apenas se unindo, trocando idéias.

Quando pensamos nos outros e nos ajudamos, crescemos todos e nos tornamos melhores e com certeza construiremos um mundo melhor.

Viva o Linux, viva a liberdade.

Abs

Wildner






« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 14:33 por wildner »

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2007, 20:40 »
se eu quisesse montar uma empresa de games para o linux para posteriormente vende-los, claro se tiverem qualidade, ai eu não seria atacado pelo mundo linux??

por exemplo faço um jogo em 3d com uma equipe e uma empresa que mesmo criei de games. Ai vendo o software, mas não libero o código fonte.

Primeiro, considere que se você não liberar o código seu software não é livre. Você precisa garantir os 4 direitos.

Segundo, você pode até não liberar seu código, mas seus produtos terão que ser muito, mas muito bons para serem aceitos e mesmo assim não por todos. Você vai ser muito bem aceito em sistemas que usam licenças proprietárias, isso com certeza.
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Alguém me explica qual o foco do software livre?
« Resposta #29 Online: 11 de Maio de 2007, 20:49 »
Por exemplo, se eu usar uma bibliteca licenciada pela GPL no meu jogo, eu nao preciso libera o fonte de todo jogo por causa da bibliteca livre neh?

Mais uma pergunta...como os desenvolvedores de Software Livre(voluntarios, nao os contratados) trabalham no projeto?? Por exemplo, aqui na empresa eu sou obrigado a usar o Visual Source Safe para controle do codigo...tem alguem que coordena(voluntario) o projeto(distribui os codigos,...) para que nao hajam codigos duplicados e etc?

Você precisa liberar todos os fontes onde utilizou a biblioteca e além disso se a licença for GPL, você precisa garantir os 4 direitos descritos na GPL no seu jogo, onde ele usa a biblioteca.

Sobre a segunda pergunta, existem repositórios de código que servem de apoio no desenvolvimento. Praticamente todos os projeto utilizam deste meio para "programar em grupo".
Existem sites que oferecem espaços para que os projetos se inscrevam e as pessoas possam contribuir para o projeto. Um exemplo é o Launchpad (utilizado em 100% do Ubuntu).
Além dos sites, existem sistemas de controle de versão que facilitam a sincronização do código. Uma delas é o Subversion. É uma das mais utilizadas. Acho que seria interessante você dar uma lida nisso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Subversion

Abraços.
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 20:50 por Dimas »
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."