Autor Tópico: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo  (Lida 2295 vezes)

Offline Igo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
No caso eu quero ter dois sistemas, porem o HD de 80gb está todo particionado para o ubuntu.

Como faço pra reduzir a partição e criar outra partição para o Windows?
Gostaria de fazer isso sem ter que formatar tudo e perder os arquivos ou sistema!

Gostaria de re-organizar a partição pro ubuntu com 10gb, e a partição pro windows com 70gb

Alguem me ajuda?

arlei

  • Visitante
Re: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2007, 14:55 »
Olha amigo,

mexer com partições ativas é sempre um risco, então o melhor é vc fazer um bom bakup do seu sistema antes disso. Agora para editar sua partição atual use o gParted por um liveCD qualquer como o do próprio. Depois de redimencionada sua partição, basta então instalar o windows na mesma normalmente, porém o windows não ira configurar uma opção de inicialização do boot para seu Linux e vc terá que recuperar o Grub na MBR do sistema manualmente e então incluir uma entrada no mesmo para o windows.
Para isso, faça uma pesquisa aqui mesmo no fórum que já tem muita coisa a respeito.

T+
Arlei

Offline Igo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2007, 15:01 »
Então acho que vou re-instalar formatando tudo, pois os arquivos que tenho no ubuntu já possui em um DVD-r.

Quando eu reinstalar só vou ter que instalar o multimidia e as preferencias. Obrigado!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2007, 15:34 »
Não é a "solução perfeita", mas se você não possui experiência em particionamento de disco e edição de arquivos de configuração (fstab, mais precisamente) é muito mais simples e seguro fazer backup dos documentos e apagar o HD inteiro, para depois de instalar o Windows, redimensionar o HD e reinstalar o Ubuntu.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

arlei

  • Visitante
Re: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2007, 15:37 »
Certo, se vc prefere assim.

Só não esqueça, com algum programa ou liveCd qualquer configura primeiro suas partições, depois instale primeiro o windows e posteriormente o Ubuntu, pois o Linux não é "ganancioso" como o janelas e ira configurar automaticamente uma opção de boot para seu outro S.O.

T+
Arlei

Offline vodge59

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 07:11 »


Alguem me ajuda?


rs....
é só da boot pelo CD de instalação, iniciar o qparted com a partição linux desmontada e fazer resize. Acontece que ele fica montando automaticamente. Entao se tenque fica desmontando toda vez que monta.
abraço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tenho somente o ubuntu no meu HD e quero instalar o Windows sem perde-lo
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2007, 20:09 »
Se for fazer o Backup do HD não esqueça de copiar a sua pasta Home com tudo dentro, inclusive os arquivos ocultos, fica muito mais facil voce restaurar suas configurações depois, copiando seu /home/usuario de volta após a reintalação.

Boa sorte