Autor Tópico: Resolução e modem Latitude 120L com Ubuntu 6.10  (Lida 3711 vezes)

Offline phil_tgstk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Resolução e modem Latitude 120L com Ubuntu 6.10
« Online: 05 de MAR?O de 2007, 21:35 »
Alô a todos!

Estou migrando do "ruindows" para o Ubuntu, e estou com dúvida na configuração de duas coisas: resolução do monitor e instalação do modem dial-up.

Sobre a resolução, encontrei sites muito bons, com boas explicações mas que não entram em detalhes que amadores como eu precisam. Exemplo:

No site http://allan.patrick.googlepages.com/linux-no-dell-latitude-120l ele explica direitinho como fazer a configuração, como descrevo abaixo:

2. Placa de vídeo  intel 915

Para alcançar uma qualidade melhor de vídeo (resolução de 1280 x 800 e taxa de atualização de 100 Hz), o caminho é o listado abaixo.

a) Altere o arquivo /etc/X11/xorg.conf deste modo:

Section "Monitor"

#Nesta seção, modifique apenas a linha abaixo

    VertRefresh 50-160

Section "Device"
    #Esta seção deve ser alterada completamente.

  Identifier "device1"
    VendorName "Intel Corp."
    BoardName "Intel 915"
    Driver "i810"
    BusID "PCI:0:2:0"
    Option "ForceBIOS" "1280x1024=1280x800"
  EndSection 

b) Instale o programa 915resolution e configure-o

Para instalá-lo, digite na linha de comando:

$ urpmi 915resolution

Se não encontrar o programa em alguma das fontes urpmi configuradas na sua máquina, procure uma versão atualizada do programa em http://rpm.pbone.net (lembre-se de clicar em busca avançada e restringir os resultados apenas para Mandriva 2006). Se não encontrar nenhum pacote, você pode baixar a versão que encontrei e coloquei aqui na minha página: 915resolution-0.5.2-3.1.20060mdk.i586.rpm Para instalá-la, basta digitar na linha de comando: 

$ rpm -ivh 915resolution-0.5.2-3.1.20060mdk.i586.rpm

Outra opção é ir diretamente à página do autor do programa e baixar o pacote original tgz:

http://www.geocities.com/stomljen/

Instalado o 915resolution, é necessário editar seu arquivo de configuração, /etc/sysconfig/915resolution, para os seguintes valores:

MODE=38
XRESO=1280
YRESO=800 

Na próxima inicialização do sistema, o  915resolution deverá ser carregado automaticamente na inicialização do sistema e o xorg deve surgir com uma configuração mais próxima do ideal (1280 x 800 @ 100 Hz).



O problema é que não sei logar como root (achei que era só botar meu usuário e senha, mas não deu certo) para editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf. Outra coisa é que baixei o 915resolution, entro na pasta em que descompactei os arquivos, faço exatamente como manda o "readme" mas ele avisa que o comando "915resolution" não existe.

Quando eu resolver isso posto uma pergunta sobre a instalação e configuração do modem.

Obrigado

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Resolução e modem Latitude 120L com Ubuntu 6.10
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2007, 16:27 »
Cara, esse tutorial é para Mandriva, que usa pacotes "rpm" e não para Ubuntu, que usa pacotes "deb".

Vc. vai encontrar o tal pacote "915resolution" em deb no Synaptic. Para intalar, abra o Synaptic em "Sistema -> Administração - Gerenciador de pacotes Synaptic" e clique em procurar, digitando na caixa o nome do pacote. Uma vez encontrado (chequei e está lá), instale (clicando com o direito do mouse e escolhendo a opção "marcar para instalação" no menu de contexto).

No mais, o tutorial deve funcionar.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::