Autor Tópico: Meu IBM DB2 chegou!!!  (Lida 6234 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Meu IBM DB2 chegou!!!
« Online: 05 de Maio de 2007, 08:24 »
Fala pessoal!

Alguns deve ter visto a pouco tempo no Br Linux o anuncio que a IBM estava enviando totalmente de graça para qualquer parte do mundo o Kit IBM DB2 Discovery. Pois bem, cadastrei lá e chegou essa semana!! O DVD contem versão do DB2 para Linux 32/64bits e Windows 32/64 bits.

Para que não conhece o BD2, é o segundo banco de dados mais usado, somente atrás do Oracle.

Bom, agora mesmo fuçando precariamente por conhecer pouco de banco de dados na prática (tive alas na universidade de SQL Server e já instalei e configurei os clientes Oracle 8 e 9i. Fora configurações muito básicas mesmo que eu já tinha uma FAQ explicando como faz. Mas já é alguma coisa hehe.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2007, 10:03 »
pois é,

depois que o ubuntu lançou a moda...

a sun tá mandando o solaris em casa...agora IBM...

Offline MestreDosMares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2007, 20:54 »
Demorou quanto tempo para chegar?

Eu estou fazendo fazendo um trabalho da faculdade, na matéria de Banco de Dados II, sobre o DB2.

Baxei a versão free, DB2 Express-C. Tem bastante material e documentação no site da IBM, e o melhor, em portguês, eu acho que baxei uns 30MB de pdf. Instalei ele no Ubuntu sem problemas, e a interface gráfica de instalaçao em Java facilita tudo também. Pretendo instalá-lo de novo, seguindo os manuais, quando eu instalei, na parte dos usuários, eu não sabia muito bem o que estava fazendo, pra que é cada usuário.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2007, 08:03 »
Demorou mais ou menos um mês.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2007, 12:38 »
Poderiam passar os endereços de onde pedir o DB2 e o Solaris e outras coisas gratis que mandam pelo correio?

Obrigado

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2007, 18:41 »
Para adesivos grátis da ferrari http://www.shell.com/home/ferrari-en/html/iwgen/motorsport/app_stickers.html

Os meus não chegaram ainda, meu colega que me passou o link disse que demorou entre 2 e 3 semanas.

Offline maul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2007, 07:39 »
Posta ai o link pra quem mais quiser baixar...

flw.

Obs: axo o db2 melhor q o oracle...

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2007, 08:24 »
Posta ai o link pra quem mais quiser baixar...

flw.

Obs: axo o db2 melhor q o oracle...

Eu já penso diferente, acho o DB2 muito queixo duro ( bem a cara da IBM ), e o Oracle muito mais flexível ( tremendamente flexível ) e poderoso, mas como tem alguns anos que larguei a TI pode ser que o DB2 tenha evoluído.
« Última modificação: 07 de Maio de 2007, 13:14 por Intruder_A6 »

Offline maul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2007, 11:51 »
Ai depende do que vc quer dizer com queixo duro...
Eu também conheço pouco de Oracle pra querer julgar prós e contras, mas vou citar os pontos onde axo o DB2 melhor.
- Mais rápido (pelo menos parece)
- Mais leve (a maioria das ferramentas disponibilizadas para gerencia ou ate mesmo manipulacao de dados no orale sao lentas)

Existe a versao para Mainframes, o q significa escalabilidade, imenso numero de operacoes simultaneas e volume de dados.

Como eu disse, nao tenho embasamento pra dizer qual realmente eh o melhor, nunca trabalhei por longo tempo com oracle, mas das poucas vezes que usei, tiro esses pontos como vantagem para o DB2.

flw.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Meu IBM DB2 chegou!!!
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2007, 13:32 »
Já trabalhei com os dois, não foi como DBA e sim como desenvolvedor, trabalhar com Oracle era muito mais fácil, e além de tudo ele tinha muito mais recursos. Enquanto que com o DB2 tudo era muito mais complicado de ser feito, eu era obrigado a fazer querys muito mais complexas para fazer a mesma coisa no DB2. Para aplicações com milhares de usuários o Oracle dava conta do recado sem problemas e com desempenho excelente, mas com muito mais recursos e facilidades para o desenvolvedor. Mas como eu disse, tem muito anos que saí da TI, hoje tudo já pode ter mudado.