Autor Tópico: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn  (Lida 2038 vezes)

Offline fabio.massa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
[Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Online: 07 de Maio de 2007, 10:19 »
Olá galera,

Pesquisei no fórum e achei vários tópicos relacionados as placas da ATI, mas não achei nenhum com o problema que estou tendo, caso exista algum tópico igual ao meu, peço desculpas antecipadas.

Seguinte, sou um novato com Linux e acabei de instalar a nova versão do Ubuntu Feisty Fawn e comecei a instalar minha placa de vídeo.
Achei esse "tutorial" e resolvi seguir as instuções: http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Feisty_Installation_Guide , baixei o driver referente a minha placa no site da ATI: http://ati.de/support/drivers/linux/linux-radeon.html e fui seguindo o tutorial, até que deu um problema e procurando pelo solução descobri depois de muito tempo que o problema era com a versão do XORG, o driver da minha placa estava preparada para versão até 7.1 e o Feisty Fawn vem com a versão 7.2 segundo minhas pesquisas(me corrijam se eu estiver errado), pergunto, o que eu posso fazer agora?, quais são as minhas opções?
Sou muito leigo com Linux, me desculpem se estou fazendo tempestade num copo d'agua.

Grato pela atenção.
Abraços,

Offline victoruas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
    • Victoruas-Linux-Blogue
Re: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2007, 10:40 »
Boas fabio.massa
Olha ainda ontem eu instalei o ubuntu num amigo meu que também tem um ATI, eu para instalar o drive simplesmente fui a :Menu principal->Sistema->Administração->Gestor de controladores restritos, coloquei um visto em "Activo" e o próprio sistema se encarregou de ir buscar todo o nesseçário, tem de ter a net ligada, demorou 3 minutos.
Mas antes convem ter os pacotes base instalados tais como :
(tirado de um post aqui do forum)

Citar
make
gcc
libc6-dev
pkg-config
xserver-xorg-dev
linux-headers  xxxx ( sendo que xxxx você troca pelo resultado do comando abaixo↓)
Código:

uname -r

Tambem precisa de ter em: Sistema→Administração→Gerenciador de Pacotes Synaptic→Configurações→Repositórios→(marcar) restricted e multiverse

Offline fabio.massa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2007, 11:25 »
Valew Victor, vou tentar hoje em casa e se der certo eu respondo aqui mesmo.
Assim que eu conseguir instalar esse driver, vou tentar usar o Beryl  ;D só procuro problema...rs...

Valew pela ajuda cara, abraços.

Offline victoruas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
    • Victoruas-Linux-Blogue
Re: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2007, 21:51 »
Boas fabio.massa
Olha ainda ontem eu instalei o ubuntu num amigo meu que também tem um ATI, eu para instalar o drive simplesmente fui a :Menu principal->Sistema->Administração->Gestor de controladores restritos, coloquei um visto em "Activo" e o próprio sistema se encarregou de ir buscar todo o necessário, tem de ter a net ligada, demorou 3 minutos.
Mas antes convém ter os pacotes base instalados tais como :
(tirado de um post aqui do forum)

Citar
make
gcc
libc6-dev
pkg-config
xserver-xorg-dev
linux-headers  xxxx ( sendo que xxxx você troca pelo resultado do comando abaixo↓)
Código:

uname -r

Também precisa de ter em: Sistema→Administração→Gerenciador de Pacotes Synaptic→Configurações→Repositórios→(marcar) restricted e multiverse

Offline victoruas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
    • Victoruas-Linux-Blogue
Re: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2007, 21:57 »
Quanto ao Beryl eu tenho ele a funcionar em pleno é preciso instalar :
->Aquamarine
->beryl
->beryl-core
->beryl-manager
->beryl-pluguins
->beryl-settings
->emerald
->emerald-themes

Estes são os pacotes base para o beryl funcionar.

Cumprimentos 8)

Offline fabio.massa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2007, 11:48 »
Victor,

Desde domingo que não consigo conectar na net usando o Ubuntu, pensei que era problema com o Speedy mas quando entro no XP eu consigo conectar de boa, aí ontem eu ainda não consegui nem testar as dicas que você me passou...rs...agora tenho que primeiro resolver meu problema com a conexão, só depois que posso tentar instalar os drivers...rs...

Valew cara, abraços.

Offline fabio.massa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: [Problema com XORG] Instalando Placa ATI no Ubuntu Feisty Fawn
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2007, 08:07 »
Victor,

Finalmente ontem consegui me conectar novamente lá de casa e fui tentar instalar o driver da ati novamente como me falou, mas não funcionou, quando clico no controlar de drivers restritos aparece uma mensagem dizendo que meu "sistema não necessite de nenhum driver"...uma coisa assim...agora não me lembro bem da mensagem. Bom, acredito que eu devo ter mexido em alguma coisa que não devia e aconteceu isso, parei de tentar ontem pq ficou tarde, mas vou voltar a tentar hoje.
Qualquer novidade lhe informo.

Abraços,