Autor Tópico: Problemas e solução com o instalador do Kubuntu  (Lida 2247 vezes)

Offline tenchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Blog pessoal
Problemas e solução com o instalador do Kubuntu
« Online: 13 de Maio de 2007, 13:45 »
Olá para todos.

Semana passada fui instalar o kubuntu (feisty) numa máquina do meu colega. Uso ele normalmente na minha máquina com 512 de RAM.
Mas quando fui instalar na maquina deste meu colega, o livecd simplesmente travou na instalação, de tão pesado que estava.  O micro dele tem 256 de RAM (sem swap).
O KDE roda normalmente no pc dele, mas notei que o instalador, quando em uso com o live normal, é muito (muito mesmo) pesado.

Então o que eu fiz? Antes de instalar, já no live cd, matei o processo do KDM, mais aquele monte de serviços desnecessários (cups, etc). Fui num terminal em modo texto (tty1), e criei um .xinitrc com o comando do instalador do kununtu (ubiquity). Dei um startx, e iniciei o instalador, com a interface qt simples (sem windowmanager), muito menos pesado. Pronto, instalei o sistema normalmente, que está rodando redondinho.

O que eu quero dizer com isso tudo? Desde que o ubuntu abandonou o modo instalador, deixando para ser instalado somente pelo próprio liveCD, ficou extremamente pesado instala-lo numa máquina com menos memória. No caso, eu soube contornar o problema, mas no caso de um usuário iniciante, que houve falar que o linux está mais fácil que nunca (verdade no caso do ubuntu, por exemplo), mas ao tentar instalar e ver o sistema travar, acha q o linux é realmente tudo aquilo que os seus amigos que usam windows dizem.

Na minha opinião, o que resolveria o problema: Uma opção na hora do boot, que diga algo como: Instalar (k)ubuntu no computador.
O que essa opção faria? exatamente aquilo que eu fiz. Iniciar sem nenhum seviço extra, sem kdm, somente com uma sessão gráfica, com o instalador do sistema. Isso deixaria o instalador com aquela cara de instalador de sistema operacional que todos conhecemos, e ainda sendo mais leve e instalável em máquinas menos potentes.

Deixo claro aqui que sou novo no mundo debian/ubuntu, mas já sou "veterano" no slackware, por isso acho que a idéia de deixar o sistema mais leve seria bem legal.

Espero que os desenvolvedores leiam esta sugestão. Se ela estiver no lugar errado do fórum, alguém aí a coloque em outro lugar, blz?

Muito obrigado a todos.
« Última modificação: 13 de Maio de 2007, 18:48 por tenchi »
--

"Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria"

Legião Urbana

Offline bmp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Problemas e solução com o instalador do Kubuntu
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2007, 19:00 »
Foi bem observada e comentada, sugestões como essa enriquecem a comunidade, mais quero acrescentar uma observação, existe uma iso para instalação sem carregar o kde, a "Alternate Kubuntu 7.04", tambem é válido colocar a opção também no "Desktop Kubuntu 7.04".