Autor Tópico: Firefox 1.5 no Ubuntu - grande problema?  (Lida 2976 vezes)

Offline Janus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
    • Jardim de Idéias
Firefox 1.5 no Ubuntu - grande problema?
« Online: 25 de Novembro de 2005, 19:32 »
Alguém aqui já se aventurou na experiência de instalar o Firefox 1.5 no Ubuntu?
Existe, logicamente, um famoso howto que demonstra como deve ser efetuada a instalação do Firefox 1.5 corretamente, mas o processo não leva em conta um detalhe importante:

Como todo mundo sabe, o Firefox a partir da versão 1.5 deverá conter em seu código um sistema de atualização automática, que prevê o uso de pequenos pacotes de alguns kb para prover as atualizações de versão e de segurança do Firefox. Em windows isso pode ser fácil, mas em linux isso se torna um pouco mais complicado por causa do ajuste de permissões. Afinal: se eu estiver como usuário e quiser atualizar o firefox, teoricamente precisaria de permissões para escrita na pasta do firefox, o que minimizaria a segurança e com certeza traria alguns problemas na composição dos diretórios.

Levando isso em conta, resolvi fazer o seguinte experimento no meu Ubuntu: instalei o firefox na pasta /opt/firefox, seguindo as instruções do howto mencionado, e então criei também um novo grupo chamado "firefox". Ajustei recursivamente as permissões do diretório para que todos os usuários que pertencessem ao grupo tivessem permissões de escrita no diretório e em todos seus arquivos. No entanto, isso deu abertura para mais um problema: com o tempo foram surgindo pastas e arquivos pertencentes ao meu usuário no sistema, fazendo com que o esquema furasse completamente, em matéria de integridade do sistema.

Por último então resolvi setar as permissões do diretório (somente) como rwxr-xr-x (755), fazendo com que meu usuário não tivesse mais permissões de escrever arquivos dentro da pasta, mas que pudesse, por exemplo, modificar arquivos já existentes. Isso pode dar errado na próxima atualização, pois nunca vi como funciona o processo de atualização automática do firefox ainda. Mas, até aí... paciência.

Enfim, esse problema está agitando minha cabeça e com certeza a cabeça do pessoal que cuidará do futuro do pacote "firefox" nos repositórios.

Sendo assim, alguém têm algum comentário a respeito?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Firefox 1.5 no Ubuntu - grande problema?
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2005, 03:21 »
Acho que eles podiam baixar a atualização no diretório tmp e pedir a senha do root ou sudo pra instalar qdo terminasse de baixar.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Firefox 1.5 no Ubuntu - grande problema?
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2005, 07:12 »
Bem pensado janus, mas acho que para a equipe que desenvolve o firefox isto não será grande problema. Eles estão muito atentos aos problemas do linux e a solução, se ainda não resolveram, virá logo.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2