Autor Tópico: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu. [Resolvido]  (Lida 8626 vezes)

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Desculpem-me se a pergunta parece tola, mas ela é procedente quando vem de um quase ex-usuário Windows.
Se é necessário, por que não se fala em antivírus no Ubuntu? Se não é, ótimo.
E sobre o firewall, qual é o recomendado para o Ubuntu? Tem algum "nativo", como no Kurumin?
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 12:21 por f.viana »

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 08:22 »
Ola

Eu uso antivirus sim o Calmav mas se me perguntar pq uzo antivirus eu n sei responder a isso pq nunca vi nada suspeito de virus firewall o Ubuntu tem penso eu mas também nunca me deu para ir ver isso porque uso a do meu router ;D
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 08:35 »
Cara se vc só tem o ubuntu em sua maquina acho que não é necessario ter um anti-virus faz + ou - 1 ano que migrei para o linux e nunca tanto no meu micro como aqui no forum nunca vi ninquem reclamar de virus. Há varios tópicos aqui no forum sobre isso e sempre a resposta é que depende da utilização, eu por exemplo tenho um anti-virus na minha maquina pq faço manutenção ai passo o anti-virus no backup do cliente e depois jogo no hd onde instalei o windows (estou convencendo quase todos meus cliente a usar ubuntu).
Os anti-virus do linux são para capturar virus para windows (li isso aqui no foum mesmo), sobre firewall, dá uma olhada nesse link:
http://superdownloads.uol.com.br/search.cfm?plataforma=2&categoria=0&query=firewall
li no viva o linux um cara elogiando o Falcon Firewall Project 0.1.5, mas depende do gosto!!!  :o :o :o ::) :P
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2007, 09:52 »
Poxa, esqueceu do Firewall mais recomendado para usuário novato: Firestarter. E está nos repositórios da maiorida das distros.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2007, 21:55 »
Obrigado, pessoal!

Sobre vírus, realmente também nunca ouvi falar de infestação de máquina Linux, mas se existe antivírus para ela é porque deve existir vírus para o pingüim. De qualquer forma, não sou usuário desatento, e mesmo no Windows faz séculos que não sei o que é detectar um vírus. E usava o modesto (mas eficiente) trio AVG-SpyBot-ZoneAlarm. Mas não abro e-mail de desconhecido nem saio clicando em links ou abrindo imagens sem medir as conseqüências e tomar as devidas precauções.

Sobre firewall, sei que o Kurumin oferece duas soluções, e recomenda que se escolha uma delas. Também li na documentação do Ubuntu que o firewall é, em princípio, dispensável, uma vez que as portas estão fechadas nativamente. Seu uso, então, seria recomendável apenas se você instalar algum serviço que, pelas suas características, torne o micro vulnerável.

Bom saber disso, né?

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2007, 22:22 »
Sobre sua lógica:
"Sobre vírus, realmente também nunca ouvi falar de infestação de máquina Linux, mas se existe antivírus para ela é porque deve existir vírus para o pingüim."
Faz setido, mas creio que não seja por isto que exista antivírus para o Linux. Isto ocorre porque muitos tem em um mesmo HD o Windows, e com isto pode ser que este vírus seja instalado em umas das partições do Windows, infectando-o. Ou vai mandar um arquivo para um amigo no MSN com vírus e você nem percebeu por usa Linux, mas se ele tiver usando Windows seu amigo provavelmente não será mais um amigo!

IMAGINO ser por isto.
Obrigado...

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2007, 23:03 »
Creio que você tem razão, igormol.

Só espero que com a popularização do Linux (especialmente graças ao Ubuntu), que (apesar das estatísticas pró-Windows) vem crescendo vertiginosamente, os energúmenos fazedores de vírus não voltem suas baterias para cá.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2007, 23:55 »
Os "anti-virus" do linux sao na verdade anti-virus para windows modificados para o Linux rastrear pragas nas particoes Windows.

Eh muito dificil um virus(se eh que existe) fazer algum estrago no teu sistema pq ele iria precisar da senha de administrador para fazer alguma coisa grave. Na pior das hipoteses ele vai delatar alguns arquivos da pasta home...
Temos que fixar o bug #1.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2007, 00:20 »
Meu amigo, tudo bem?

Se vc tah usando um filhote do Debian super bem estruturado, que é nosso querido Ubuntu (e suas derivações K/Edu/XU), esquece virus, e se vc acessa conta no banco, usa o Firestarter msmo. Add ele no sistema, lah em Aplicações->Adicionar/Remover, em um processo bem semelhante ao utilizado para instalar o plugin Java do Firefox pra acessar o teclado do site do banco e pronto... rsrs

Fora que nossa documentação, comparada com várias distros que existem, dispensa comentários.  ;)

Boa sorte e abraços

t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Blues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • A prática leva à perfeição, menos na roleta russa.
    • Ver perfil
Re: Antivírus. É necessário no Linux? E que firewall usar no Ubuntu.
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2007, 09:15 »
Só espero que com a popularização do Linux (especialmente graças ao Ubuntu), que (apesar das estatísticas pró-Windows) vem crescendo vertiginosamente, os energúmenos fazedores de vírus não voltem suas baterias para cá.

A partir do momento que um programa se populariza, surgem os rivais e os anti-popular. Já nos Sistemas Operacionais, surgem os vírus e outros tipos de criminosos dispostos a prejudicar ou roubar.

Eu li essa semana sobre um vírus inofensivo que roda em windows e linux. Deve ser só nerd estudando as possibilidades, mas, de qualquer forma, já começou!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum