Compartilhamento de Impressora no Ubuntu com máquinas Win

Iniciado por serena, 02 de Maio de 2007, 09:34

tópico anterior - próximo tópico

serena

Olá!

Acabei de instalar o Ubuntu e estou me surpreendendo com a qualidade e facilidade de uso desta distrtibuição.

Parabéns à comunidade, que tem papel decisivo no seu desenvolvimento.

Minha máquina com Ubuntu já está acessando a rede, incluindo a net e arquivos compartilhados em máquinas Win.

Agora quero que as máquinas com Win acessem a impressora que já está instalada (com o CUPs) e funcionando na máquina com o Ubuntu.

Qual a melhor solução para isso? Tenho que instalar algum programa, também, nas máquinas com Win? Sugestão de algum tutorial sobre configurações?

Agradeço, antecipadamente, pela ajuda.

Willdoidao

Para os micros com win imprimirem no seu ubuntu vc vai precisar instalar o samba no ubuntu nos gerenciador de pacotes ou via terminal, não tenho certeza do comando pois não estou no meu ubuntu mas deve ser:
apt-get install samba ou apt-get install smb, mas acredito que seja aprimeira alternativa, depois vc compartilha sua impressora depois (pelo menos aqui serviço) vejo o ip do meu linux e no win digito o ip e instalo a impressora normalmente.
Cara espero ter ajudado, foi mal pelo tutorial meia boca é que não estou no meu micro.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will