Autor Tópico: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu  (Lida 19420 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2007, 22:49 »
Excelente notícia.
É extremamente desagradável comprar um notebook e ter que fazer mil malabarismo para instalar rede wireless, suporte a microfone e fone de ouvido, advinhar os parametros de inicialização como tive que fazer com um HP. Um micro já instalado e configurado como o Ubuntu seria será sensacional.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2007, 23:26 »
Excelente notícia!! Agora, quem me dera ter dinheiro para comprar um note... :)



Não é pra tanto amigo, com menos de R$ 2.000, você compra um Notebook Dell, e olha que a configuração é até razoável pelo preço.

Notebook LatitudeTM 131L
Processador Mobile AMD Sempron 3500+ (1.80GHz)
256MB de memória, DDR2 SDRAM, 533
(LCD) 15.4” Wide-screen WXGA Matriz Ativa (TFT)
Disco rígido SATA de 40GB, 5400 RPM
Placa Gráfica Integrada ATI Radeon X1150
COMBO (Gravador de CD + Leitor de DVD)

Fonte: http://www1.la.dell.com/content/products/features.aspx/advertised_latit_c1?c=br&l=pt&s=bsd

E com certeza o valor que vai ser cobrado com o Ubuntu vai ser menor, pois não teremos a necessidade de pagar pela licença do Windows® XP Home que vem nessa versão. Acredito que pelo menos R$ 150,00 mais barato.

Entre comprar um PC ou um notbook, com uma diferença de preço sendo menos de R$ 400,00 não faz sentido comprar um PC, e sim um Notebook por suas vantagens de mobilidade.

É esperar pra ver amigo, acredito que em pouco menos de 6 meses aqui no Brasil teremos Notbooks e Pcs da Dell com o Ubuntu. Um prazo menor dependeria da comunidade se pronunciar, coisa que os usuários gringos já fizeram.
« Última modificação: 01 de Maio de 2007, 23:33 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2007, 23:39 »
e com ATI Radeon vai rodar normalmente? O_O
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2007, 23:46 »
e com ATI Radeon vai rodar normalmente? O_O

Acredito que vão escolher um modelo com GPU Intel "on board", que é 100% compatível. Citei esse modelo para mostrar que é acessível um notebook Dell. Quanto a isso amigo, fique despreocupado, a Canonical junto com a Dell vai escolher uma configuração a dedo, e com muito critério.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2007, 00:05 »
Ou seria o começo do fim do software livre, no quesito qualidade? ???

Como diria Ferando Gabeira: O que é isso companheiro?
Por que é alguns usuários linux têm essa mania de achar que popularizar equivale a degradar? Talvez tal pensamento seja o resultado do que estamos experienciando no Brasil: máquinas vendidas de fábrica com distribuições linux que são um verdadeiro desastre.

Porém, devemos desfazer os mitos:

1) as distribuições linux vendidas nos computadores brasileiros são simplesmente horríveis: distribuições que a comunidade opensource nunca ouviu falar e que ainda por cima vêm mal configuradas.

2) O Ubuntu é uma grande distro.

3) A dell é uma empresa que presa pelas qualidades de seus produtos.

4) Juntando as informações do quesito 2 com o do 3, só podemos ter um ótimo resultado.

5) Apenas para completar: O Windows (assim como a maioria das distros vendidas nos PCs populares) dão problema não porque são populares, mas porque são assim mesmo: ruins (ou mal configuradas, no caso de algumas distros). Vocês acham que a dell vai vender um laptop com Ubuntu que não esteja funcionando a placa wireless ou os dispositivos multimídia?

   Creio que uma distro configurada pra funcionar bem "out-of-the-box" ajuda a promover de forma sadia o sistema, acho que a Dell não vai dormir no ponto nesse sentido... é uma oportunidade bacana pro Ubuntu se estabelecer como uma alternativa viável aos sistemas proprietários: um sistema livre, sem custos de licença, altamente configurável, robusto e seguro, feito para funcionar em harmonia com o hardware onde veio instalado (ou assim espero hehe).

Espero que essa decisão sirva de incentivo para que empresas como a Positivo, CCE, Metron, Elgin, Amazon PC, Epcom, Kelow, Syntax entre outras, das quais se beneficiam com a isenção fiscal pela venda dos computadores com o Linux, e sigam o exemplo da Dell.

É impressionante a falta de qualidade das distribuições que vem nesses pcs que essas empresas comercializam aqui no Brasil.

   Concordo... não tenho certeza, alguém pode confirmar esse dado, mas lembro de já ter lido que no Programa Computador para Todos um dos pré-requisitos é que seja uma distro nacional... mas o fato é que mesmo nesse caso, temos excelentes distros, uma pena que estes computadores estejam vindo com distribuições tão fracas e mal configuradas...

Acho a notícia bem positiva.
A Dell é uma companhia de peso e muitos fabricantes de softs até pagam para verem seus produtos saindo de fábrica com os seus programas instalados.


   Pois é, vai ser uma vitrine e tanto para o Ubuntu, creio que o sistema vá ter uma grande exposição em função disso. Acho que atualmente o Firefox, o OpenOffice.org e o Ubuntu são algumas das maiores e mais visíveis bandeiras do Software Livre.

Alguém sabe a partir de quando começarão a ser vendidos?

 Pois conheço algumas pessoas que estão planejando comprar um note (eu mesmo estou querendo trocar num futuro próximo), e quem sabe já posso indicar estes da Dell?

   Indo pelo que o Cardoso postou no Meio Bit, eventualmente os computadores com Ubuntu serão oferecidos aqui também. Vamos torcer pra que seja o quanto antes!

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #20 Online: 02 de Maio de 2007, 01:50 »
se puder comprarei o notebook, mas só quando tiver com uma geforce ou outra qualquer que não seja ati

Darcamo

  • Visitante
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #21 Online: 02 de Maio de 2007, 08:16 »
Hora de trocar meu Toshiba que nunca funcionou acpi (bateria só dura uns 40 minutos) e saída pra TV mesmo depois de muita procura.

Se além de vir com Ubuntu 7.04 eles ainda configurarem beryl e outras perfumarias out-of-the-box (fora o essencial, é claro), vai ser "hasta la vista notebooks com Vista".

Offline Irio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
    • Estação Musical
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2007, 08:33 »
Podíamos começar uma campanha em massa de e-mails para a Dell, dizendo que sua proposta será muito bem vinda, e pedindo que logo venha para o Brasil  ::)
(PROCESSOR) ADM Sempron(tm) Processor 2600+ 1.6GHz
(MOTHERBOARD) PCChips M861G v1.6a
(GRAPHICS) VIA K8M800 64MB
(MEMORY) SAMSUNG 1GB RAM DDR
(MEMORY) Elixir 256MB RAM DDR
(HD) SAMSUNG SP2514N 250GB PATA
(CD-RW) LG HL-DT-ST GCE-8527B
(DVD-RW) LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B
(OS) Ubuntu 7.04

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2007, 08:36 »
Pera aew...mas se falaram que os notebooks soh vao sai com ubuntu daqui a 6 meses, que vantagem tem em sair om o Ubuntu 7.04 se ja vai ter nascido o 7.10??
Temos que fixar o bug #1.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2007, 08:41 »
Segundo pesquisas, o Brasil eh um dos mais "atuantes" na area de software livre. Nao vejo motivo para os pc da Dell virem sem Ubuntu instalado para o Brasil...
« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 09:15 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2007, 09:20 »
Segundo update do post do site da Dell, o Ubuntu chegará nas próximas semanas para os clientes dos Estados Unidos.
Nada sobre outros países.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2007, 10:20 »
Grande notícia!

Eu já uso desktops da Dell a algum tempo (inclusive este que estou usando agora é Optiplex) e gosto muito da empresa, excelente hardware, três anos de garantia e um suporte que na única vez que precisei usar, foi surpreendentemente rápido e resolveu meu problema.

Todos os desktops Dell que eu instalei, o Linux funcionou perfeitamente, acredito que o trabalho de maior adaptação seja com os notebooks (Wirelles, Bluetooth, etc...).

Comprar uma máquina com um Linux pré-instalado e com tudo funcionando parece até um sonho.  ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2007, 11:02 »
Segundo update do post do site da Dell, o Ubuntu chegará nas próximas semanas para os clientes dos Estados Unidos.
Nada sobre outros países.

Amigo, a comunidade que se manifestou foi a norte americana, agora quem tem que se manifestar somos nós. Eles muito provavelmente vão lançar só nos EUA, e se lá der certo vão para outros polos do 1º mundo, eu acho que o Brasil não deve estar nos planos da Dell a curto prazo.

O maior mercado consumidor do mundo é os Estados Unidos, depois temos a Europa. O Brasil não é prioridade para a Dell. Eu acho que em 6 meses teremos o Ubuntu nos Pcs da Dell no Brasil.

Isso só mudaria a curto prazo com nossa participação. Eu acho que a comunidade deveria pressionar os fabricantes nacionais a fazer enquetes com os usuários e consumidores quais alternativas seriam mais viaveis. Ubunutu, Open Suse, Mandriva, Fedora, etc...

Só depende de nos amigo...

Outra coisa bem importante que não deve ser esquecida é o suporte que a Canonical vai prestar, na Europa e nos Estados Unidos, isso vai ser possível, mais será que no Brasil também? A Dell não vai lançar um produto num pais onde o suporte por telefone não esteja disponível. Desse modo ele não iria queimar o filme dela vendendo uma coisa sem suporte e gerando reclamações.

A Canonical precisaria abrir uma filial aqui no Brasil para prestar suporte. Um serviço de tele marketing completo que daria total suporte aos usuários tirando suas duvidas e apresentando soluções.

Isso deve ser levado em consideração.


« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 11:21 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2007, 11:25 »
Citar
A Canonical precisaria abrir uma filial aqui no Brasil para prestar suporte. Um serviço de tele marketing completo que daria total suporte aos usuários tirando suas duvidas e apresentando soluções.

Isso deve ser levado em consideração.

http://ubuntudicas.blogspot.com/2007/04/suporte-oficial-no-brasil.html

Abraços!

Offline Irio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
    • Estação Musical
Re: Dell vai oferecer desktops e notebooks com Ubuntu
« Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2007, 11:42 »
Segundo update do post do site da Dell, o Ubuntu chegará nas próximas semanas para os clientes dos Estados Unidos.
Nada sobre outros países.

Amigo, a comunidade que se manifestou foi a norte americana, agora quem tem que se manifestar somos nós. Eles muito provavelmente vão lançar só nos EUA, e se lá der certo vão para outros polos do 1º mundo, eu acho que o Brasil não deve estar nos planos da Dell a curto prazo.

O maior mercado consumidor do mundo é os Estados Unidos, depois temos a Europa. O Brasil não é prioridade para a Dell. Eu acho que em 6 meses teremos o Ubuntu nos Pcs da Dell no Brasil.

Isso só mudaria a curto prazo com nossa participação. Eu acho que a comunidade deveria pressionar os fabricantes nacionais a fazer enquetes com os usuários e consumidores quais alternativas seriam mais viaveis. Ubunutu, Open Suse, Mandriva, Fedora, etc...

Só depende de nos amigo...

Outra coisa bem importante que não deve ser esquecida é o suporte que a Canonical vai prestar, na Europa e nos Estados Unidos, isso vai ser possível, mais será que no Brasil também? A Dell não vai lançar um produto num pais onde o suporte por telefone não esteja disponível. Desse modo ele não iria queimar o filme dela vendendo uma coisa sem suporte e gerando reclamações.

A Canonical precisaria abrir uma filial aqui no Brasil para prestar suporte. Um serviço de tele marketing completo que daria total suporte aos usuários tirando suas duvidas e apresentando soluções.

Isso deve ser levado em consideração.



Então, o que estou dizendo é de começarmos já uma campanha para que todos enviem para a Dell Brasil, pedindo a implantação dos computadores com Ubuntu aqui no Brasil.
(PROCESSOR) ADM Sempron(tm) Processor 2600+ 1.6GHz
(MOTHERBOARD) PCChips M861G v1.6a
(GRAPHICS) VIA K8M800 64MB
(MEMORY) SAMSUNG 1GB RAM DDR
(MEMORY) Elixir 256MB RAM DDR
(HD) SAMSUNG SP2514N 250GB PATA
(CD-RW) LG HL-DT-ST GCE-8527B
(DVD-RW) LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B
(OS) Ubuntu 7.04