Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 803281 vezes)

Offline tiagosud

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #705 Online: 31 de MAR?O de 2015, 14:25 »
boa tarde galera , estou com o seguinte erro .
...[ 21.296274] systemd-logind[1371]: failed to start unit user@999.service: unknowm unit: user@999.service=0xaddr

logo apos esse erro ele abre uma tela toda colorida em pixels varios quadradinhos .

Offline Amarlei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #706 Online: 29 de Abril de 2015, 08:53 »
 Estou com um problema desde a instalação de algumas atualizações o desligar / reiniciar parou de funcionar, mas eu sabia q o linux 14.10 já estava disponível deixei pra lá pois achei q na próxima atualização instalaria o próximo linux e esse resolveria o problema da instalação anterior. Mas agora q a opção de instalação do linux está disponível não tô conseguindo,
tá dando uma mensagem

de q não tenho permissão para essa operação - org.freedesktop.PolicyKit.Error.Failed: ('system-bus-name', {'name': ':1.105'}): org.debian.apt.update-cache

 O q está havendo? porque não pede senha do root? Sessão iniciada com usuário root. Não entendo  ??? ??? ??? ???

Offline Josué Jürgen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #707 Online: 28 de Maio de 2015, 19:29 »
Senhores,
 Sou novo no Ubuntu e estou com um problema de instalação em máquina do tipo netbook ( sem leitor óptico). E utilizei alguns tutoriais na internet que me permitissem criar uma imagem de instalação em um pendrive ( os que utilizei são universal-USB-Instaler e LinuxLive USB creator) para poder carregar na memória flash a versão 14.10.
Fiz todo o procedimento de bios do sistema de inicializar priorizando o USB, mas aí entra como se fosse começar a instalação e trava tudo.
O netbook apresenta o windows 8 que o antigo dono instalou via pendrive .
Gostaria de saber se é um problema de  incompatibilidade da versão do ubuntu para netbook ( se é que isso existe) ou se foram os programas que não cumpriram com a função corretamente.
Agradeço.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #708 Online: 28 de Maio de 2015, 22:18 »
Citar
Fiz todo o procedimento de bios do sistema de inicializar priorizando o USB, mas aí entra como se fosse começar a instalação e trava tudo.

Então, /Josué Jürgen/,

Pela frase acima você dá a entender que a tela inicial do Ubuntu no live-pendrive aparece, isto é, aquela tela onde se escolhe entre experimentar sem instalar ou fazer a instalação.

Se isso for verdade, então caso você escolha para subir o sistema e experimentar sem instalar, ele consegue carregar?
Consegue, sem instalar, chegar no ambiente gráfico do desktop?

Se não consegue subir o live-pendrive e tampouco instalar, a primeira coisa a fazer é verificar o md5sum do arquivo .iso baixado e que serviu para fazer o live-pendrive.

Se tiver acesso a um outro Linux instalado verifique também o próprio live-pendrive.

Esse tópico eventualmente pode ajudar:

boot pen drive

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html

Ainda, como você diz que se trata de um netbook, talvez a configuração de hardware dessa máquina recomende a instalação de um versão mais leve do Ubuntu (um outro "sabor", como é normalmente referido), pois o Ubuntu propriamente dito para executar bem pede uma máquina mais potente, questão de ver. Uma alternativa, por exemplo, seria usar o Lubuntu, que consegue executar bem em hardware mais antigo e de menor potência ou ainda o Xubuntu.

Finalmente, não gaste muito tempo e esforço tentando instalar uma versão 14.10, que é uma versão transitória e cujo suporte e atualizações terminam agora em julho/2015. Instale a versão 14.04. que é uma LTS, isto é, suporte de longo prazo e por isso mesmo melhor trabalhada e mais estável.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Josué Jürgen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #709 Online: 28 de Maio de 2015, 23:31 »
Druidao,
Muito obrigado pelas dicas, a tela que aparece é só uma mensagem dizendo o modelo, não tenho nem a opção de  nada. Fica com a tela toda preta com o modelo e mais alguma coisa escrita com o nome de alguém.
Vou tentar a dica de outras versões do ubuntu para fazer a instalação e ver esse tópico que você me passou,  se eu conseguir eu aviso.
Obrigado.

Offline Josué Jürgen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #710 Online: 29 de Maio de 2015, 00:13 »
Druidao,
não consegui de novo e a mensagem que aparece é
"SYSLINUX 4.07 EDD 2013-07-25 Copyright (C) 1994-2013 H. Peter Anvin et al"
não faço ideia do que isso significa.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #711 Online: 29 de Maio de 2015, 01:16 »
Veja, /Josué Jürgen/,

Chegou a verificar o md5sum do arquivo .iso utilizado para fazer o live-pendrive?

Isso realmente é muito importante e precisa ser feito, costuma ser a maior causa de problemas de boot em live-iso (pendrive ou dvdroom).

Se verificou e está OK, então penso que é melhor refazer o live-pendrive usando um outro caminho para ver se funciona.

Imagino que você esteja criando o live-pendrive a partir de uma instalação Windows, certo?

(Se puder nos dizer qual Windows está usando, sempre ajuda, se puder informar alguma coisa sobre a sua máquina, configuração do hardware, cpu, motherboard (placamãe), quantidade de memória ram, marca e modelo se existirem, também sempre ajuda a te ajudar, informe ainda se o setup de sua máquina é o BIOS convencional ou já é UEFI.)

Nesse caso, no prompt de comando do Windows, digite:

Código: [Selecionar]
diskpart
na janela que surge digite:

Código: [Selecionar]
list disk
Localize o número correspondente ao pendrive e digite os comandos abaixo, substituindo X pelo número do caso concreto do pendrive:

Código: [Selecionar]
select disk X
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=fat32
assign
exit

Atenção: não vá errar aí acima a indicação do que deve ser formatado e apagar o que não deve.

Isso posto, use o UUI - Universal-USB-Installer para gravar o live-pendrive.

Selecione o Ubuntu 14.04 para instalar e a imagem .iso correspondente no seu disco rígido (ou o imagem do Lubuntu que pode ser uma boa opção para a sua máquina).

Na caixa em que aparece para formatar como fat32 deixe DESMARCADA, pois já foi formatado no passo anterior acima.

Click em Ok e deixe refazer o live-pendrive.

Concluído o processo, retire o live-pendrive da máquina.

Arranje novamente a sequência de boot no BIOS deixando o pendrive como primeira opção.

Recoloque o live-pendrive no computador.

Faça o boot, vamos ver se consegue subir o sistema.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #712 Online: 29 de Maio de 2015, 08:25 »
Novamente, /Josué Jürgen/,

Se ainda der tempo e antes de fazer a regravação do live-pendrive conforme mencionado no post anterior (#711), ou seja, ainda com o pendrive na forma como está, faça o boot e experimente o seguinte quando ele parar:


Acione a tecla TAB e então digite ' live ' (sem as aspas) e em seguinda [Enter]

Você tem apenas que digitar a palavra ' live ' (sem as aspas).

Se não der certo aí, então prossiga conforme mencionado no post #711  acima.

=====================

Isso aqui abaixo desconsidere, é apenas anotação para que posteriormente lembre do que disse no post:

tag: Peter Anvin et al boot live

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115216.msg635772.html#msg635772
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 08:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Josué Jürgen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #713 Online: 30 de Maio de 2015, 20:47 »
 /druidaobelix/,
Eu consegui agora inicializar o netbook pelo pendrive  a partir das instruções do penúltimo comentário(o de fazer a formatação pelo CMD em fat32).
Não precisei nem realizar os comandos de live porque o pendrive passou a funcionar também.
Agradeço muito a ajuda.

Para não deixar de responder nenhuma pergunta:

Versão do computador que estou utilizando para preparar tudo:
Sony vaio VGN-FW518F com o windows original dele
estou utilizando o Universal USB installer 1.9.6.0
E estou gravando de acordo com as intstruções que você me passou.

O outro PC é um netbook da megaware que é da linha MEGA netbook linha classic
a versão da BIOS é D0 .05T45 .17 .2C
E estou tentando lançar o ubuntu 14.04 versão 32bits
Na qual vem com o windows XP e o antigo usuário instalou, simultaneamente um win 8.

outras características da máquina:
Intel Atom CPU N280
Sys bus speed 667MHz
Sys Memory speed 533MHz

Cache RAM 512kB

Memória RAM toral 2048MB ( 2GB)


Creto

  • Visitante
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #714 Online: 31 de Maio de 2015, 19:27 »
Olá a todos,

primeiro desculpo-me já que venho aqui apenas a titulo de informação:

Num "netbook" é mais recomendado você utilizar um sistema mais leve como o Xubuntu (Xfce), porque rapaz, eu fiquei pasmo do último usuário deste seu netbook instalar um W8 nele que nem em máquinas mais potentes fica (digamos) usável.

Meu netbook é um "zinho" assim:
Asus Eee PC 1011CX
Código: [Selecionar]
creto@workgroup:~$ sudo lshw -short
[sudo] password for creto:
Caminho do hardware  Dispositivo  Classe      Descrição
=========================================================
                                  system      1011CX (1011CX)
/0                                bus         1015CX
/0/0                              memory      64KiB BIOS
/0/4                              processor   Intel(R) Atom(TM) CPU N2600   @ 1.
/0/4/5                            memory      24KiB L1 cache
/0/4/6                            memory      512KiB L2 cache
/0/4/0.1                          processor   CPU lógico
/0/4/0.2                          processor   CPU lógico
/0/4/0.3                          processor   CPU lógico
/0/4/0.4                          processor   CPU lógico
/0/13                             memory      1GiB Memória do sistema
/0/13/0                           memory      SODIMMProject-Id-Version: lshwRepo
/0/13/1                           memory      1GiB SODIMM DDR3 Síncrono 800 MHz
/0/1                              processor   
/0/1/0.1                          processor   CPU lógico
/0/1/0.2                          processor   CPU lógico
/0/1/0.3                          processor   CPU lógico
/0/1/0.4                          processor   CPU lógico
/0/100                            bridge      Atom Processor D2xxx/N2xxx DRAM Co
/0/100/2                          display     Atom Processor D2xxx/N2xxx Integra
/0/100/1b                         multimedia  NM10/ICH7 Family High Definition A
/0/100/1c                         bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port
/0/100/1c.1                       bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port
/0/100/1c.1/0        wlan0        network     AR9485 Wireless Network Adapter
/0/100/1c.3                       bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port
/0/100/1c.3/0        eth0         network     AR8152 v2.0 Fast Ethernet
/0/100/1d                         bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.1                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.2                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.3                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.7                       bus         NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Control
/0/100/1e                         bridge      82801 Mobile PCI Bridge
/0/100/1f                         bridge      NM10 Family LPC Controller
/0/100/1f.2                       storage     NM10/ICH7 Family SATA Controller [
/0/100/1f.3                       bus         NM10/ICH7 Family SMBus Controller
/0/2                 scsi0        storage     
/0/2/0.0.0           /dev/sda     disk        320GB ST9320325AS                 
/0/2/0.0.0/1         /dev/sda1    volume      18GiB volume EXT4                 
/0/2/0.0.0/2         /dev/sda2    volume      279GiB Extended partition         
/0/2/0.0.0/2/5       /dev/sda5    volume      1909MiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/6       /dev/sda6    volume      18GiB Linux filesystem partition 
/0/2/0.0.0/2/7       /dev/sda7    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/8       /dev/sda8    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/9       /dev/sda9    volume      221GiB Linux filesystem partition
/0/3                 scsi4        storage     
/0/3/0.0.0           /dev/sdb     disk        8032MB SCSI Disk
/0/3/0.0.0/2                      volume      15EiB Windows FAT volume
creto@workgroup:~$

Mas como parece que já resolveu o caso, muito bom.

Qualquer coisa se ainda estiver na peleja, poderia com um livependrive postar essa mesma saida que mostrei acima aqui deste seu Netbook?

sudo lshw -short

T+

Offline Samá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #715 Online: 18 de Agosto de 2015, 16:23 »
Pessoal, boa tarde.

Instalei o Ubuntu 15.04 e ele está travando bastante. Até para operações simples como acessar a pasta de arquivos e navegar na Internet.
Alguém sabe o motivo? Será que é por que é uma versão recém-lançada?

Baixei o 14.04 e o 14.10; pelo que vi o 14.04 é versão LTS. Qual dos dois vocês me aconselham a instalar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #716 Online: 18 de Agosto de 2015, 16:35 »
Veja, /Samá/,

1) Qual é a configuração do seu computador (cpu, ram, gpu, motherboard)?
Marca e modelo, se disponíveis, podem ajudar a avaliar

2) Para uso regular é sempre melhor utilizar uma versão LTS, suporte de longo prazo, atualmente vigentes são as 14.04 (até 2019) e 12.04 (até 2017), porém dependendo da configuração de sua máquina talvez seja melhor utilizar uma derivada mais leve, tal como o Lubuntu ou Xubuntu.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

P.S.:
Faltou dizer mais claramente:
A versão 14.10 não é mais uma opção, encerrou seu prazo de validade, não há mais suporte e atualização.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2015, 16:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Samá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #717 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:04 »
druidaobelix

Então, minha máquina é um notebook com processador core i3 e 2 GB de RAM.

Instalei a versão 14.04 LTS 64 bits entretanto continuou travando; baixei a versão 32 bits e agora está rodando legal.
Nada como os testes para fazer a melhor escolha.

Essa versão 15.04, compensa instalar a versão de 32 bits ou como ele é recém-lançado ainda tem muitos bugs?

Obrigado pela ajuda.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #718 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:34 »
Citar
[...] minha máquina é um notebook com processador core i3 e 2 GB de RAM.

Pois então, /Samá/,

Sua máquina é boa, moderna com um processador i3, que é um entry-level da Intel, embora com 2GB tenha pouca memória ram, pelo que deverá sempre usar apenas 32-bit, suporta um Ubuntu-Unity, mas não com muita folga. Ficará melhor servido com uma versão mais leve.

Citar
Essa versão 15.04, compensa instalar a versão de 32 bits ou como ele é recém-lançado ainda tem muitos bugs?


Como já disse antes, para uso regular, para produção, é usar versão LTS.

Versões transitórias, de curta duração, como a 15.04, duram apenas 9 meses, são versões experimentais, servem para os desenvolvedores do Ubuntu testarem novos conceitos, novos procedimentos e por isso mesmo são sempre sujeitas a maiores problemas. O que é aprovado vai incorporar futuras versões LTS, ao contrário é rejeitado, é assim que funciona e é assim que deve ser, então só vá mesmo para uma versão transitória se não estiver preocupado com estabilidade, uso regular e muito menos produção.

Como o sistema é multi-boot, querendo e desde que tenha espaço em disco, da mesma forma como pode ter um Windows instalado em dual boot, você pode ter ainda e também várias versões instaladas, deixando uma LTS como principal e controller do sistema numa partição e outras versões e/ou distribuições em outras partições secundárias apenas para testar, aprender, brincar, tendo interesse é só uma questão de organizar o particionamento do disco rígido para isso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #719 Online: 21 de Setembro de 2015, 12:18 »
Imagens usadas no tutorial não estão mais no serviço j.mp.