Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 803349 vezes)

Offline Acharnobairro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu 14.10
« Resposta #690 Online: 01 de Dezembro de 2014, 21:24 »
Instalar Ubuntu 14.10 em Dual Boot ???

As versões atuais serão Dual Boot ???

Tem alguma Instalação atual de Ubuntu puro (sem Dual Boot) ???

Baixei os ISOs: Utopic Inicorn LDS e Trusty Tahr LTS, gravei em DVDs e pensei que poderia rodar o Ubuntu sem instalar no HD mas não dá Boot pelo DVD (já alterei a Bios para isso). Lê o DVD e entra no meu Ubuntu 10.04 instalado.

Já instalei Linux e XP como Dual Boot e não gostei. Prefiro Ubuntu como principal (para entrar na internet) e Windows (para trabalhos locais, sem entrar na internet). Programas Windows instalados via VirtualBox podem ser usados localmente e podemos instalar uma máquina virtual para testes de outros Sistemas Operacionais; se der pau, é só deleta-la e criar outra, sem comprometer o computador.

Minha pergunta é: as versões atuais serão todas Dual Boot ??? se for não instalarei nenhuma.

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #691 Online: 02 de Dezembro de 2014, 00:24 »
Cara, todo sistema operacional, quando no disco de instalação, é "puro". Não existe S.O. específico para dual boot. Na verdade, quem define se vai ser ou não dual boot é você, na instalação. Mas o lance é: você sabe o que é dual boot? Dual boot é o recurso que você usa para gerir dois S.O. diferentes numa mesma maquina. Como os dois funcionam separadamente, por conta de suas próprias características, é necessário que você escolha, ao ligar o computador, qual sistema rodará, pois só UM POR VEZ pode rodar (a nao ser que você virtualize uma máquina dentro da outra), e portanto a máquina sempre vai te perguntar, pois pela lógica, se vc tem dois sistemas nela, você pode querer usar um ou outro. Não quer dual boot com o Ubuntu? Desinstale completamente o Windows, simples assim.

Offline Acharnobairro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #692 Online: 03 de Dezembro de 2014, 23:54 »
Cara, todo sistema operacional, quando no disco de instalação, é "puro". Não existe S.O. específico para dual boot. Na verdade, quem define se vai ser ou não dual boot é você, na instalação. Mas o lance é: você sabe o que é dual boot? Dual boot é o recurso que você usa para gerir dois S.O. diferentes numa mesma maquina. Como os dois funcionam separadamente, por conta de suas próprias características, é necessário que você escolha, ao ligar o computador, qual sistema rodará, pois só UM POR VEZ pode rodar (a nao ser que você virtualize uma máquina dentro da outra), e portanto a máquina sempre vai te perguntar, pois pela lógica, se vc tem dois sistemas nela, você pode querer usar um ou outro. Não quer dual boot com o Ubuntu? Desinstale completamente o Windows, simples assim.

Grato por sua resposta.
Com as versões ISO 14.10 (Utopic Unicorn), a 14.04.1 (Trusty Tahr) e o BigLinux12.04 todas são para instalação a partir de um SO Windows instalado e, quando se executa o ISO do DVD de uma das versões, as rotinas iniciará a instalação do Linux e do Windows em Dual Boot. Não dá para para desistalar o Windows (depois de instalado no hd em Dual Boot) pois as rotinas de instalação gravam na MBR informações para que o sistema de boot entenda que deve perguntar qual SO desejo iniciar (Linux ou Windows).
Já fiz instalação assim e não gosto dessa forma. Hoje tenho instalado Ubuntu 10.04 como principal e um VirtualBox para rodar programas Windows. Para entrar na internet só o Linux entra... Windows não.

Minha pergunta é: as versões que os programadores estão disponibilizando serão só em Dual Boot ??? Tem jeito de ter um Ubuntu 14.10 sem Dual Boot e que rode direto do DVD (como as versões anteriores) ???

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #693 Online: 04 de Dezembro de 2014, 00:06 »
Cara, todo sistema operacional, quando no disco de instalação, é "puro". Não existe S.O. específico para dual boot. Na verdade, quem define se vai ser ou não dual boot é você, na instalação. Mas o lance é: você sabe o que é dual boot? Dual boot é o recurso que você usa para gerir dois S.O. diferentes numa mesma maquina. Como os dois funcionam separadamente, por conta de suas próprias características, é necessário que você escolha, ao ligar o computador, qual sistema rodará, pois só UM POR VEZ pode rodar (a nao ser que você virtualize uma máquina dentro da outra), e portanto a máquina sempre vai te perguntar, pois pela lógica, se vc tem dois sistemas nela, você pode querer usar um ou outro. Não quer dual boot com o Ubuntu? Desinstale completamente o Windows, simples assim.

Grato por sua resposta.
Com as versões ISO 14.10 (Utopic Unicorn), a 14.04.1 (Trusty Tahr) e o BigLinux12.04 todas são para instalação a partir de um SO Windows instalado e, quando se executa o ISO do DVD de uma das versões, as rotinas iniciará a instalação do Linux e do Windows em Dual Boot. Não dá para para desistalar o Windows (depois de instalado no hd em Dual Boot) pois as rotinas de instalação gravam na MBR informações para que o sistema de boot entenda que deve perguntar qual SO desejo iniciar (Linux ou Windows).
Já fiz instalação assim e não gosto dessa forma. Hoje tenho instalado Ubuntu 10.04 como principal e um VirtualBox para rodar programas Windows. Para entrar na internet só o Linux entra... Windows não.

Minha pergunta é: as versões que os programadores estão disponibilizando serão só em Dual Boot ??? Tem jeito de ter um Ubuntu 14.10 sem Dual Boot e que rode direto do DVD (como as versões anteriores) ???


Bom, acho que entendo o que você quer... Acho que você quer o DVD Live, certo? Tipo, usar o sistema sem ter que instalar, rodando na RAM?

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #694 Online: 04 de Dezembro de 2014, 00:16 »
Cara, todo sistema operacional, quando no disco de instalação, é "puro". Não existe S.O. específico para dual boot. Na verdade, quem define se vai ser ou não dual boot é você, na instalação. Mas o lance é: você sabe o que é dual boot? Dual boot é o recurso que você usa para gerir dois S.O. diferentes numa mesma maquina. Como os dois funcionam separadamente, por conta de suas próprias características, é necessário que você escolha, ao ligar o computador, qual sistema rodará, pois só UM POR VEZ pode rodar (a nao ser que você virtualize uma máquina dentro da outra), e portanto a máquina sempre vai te perguntar, pois pela lógica, se vc tem dois sistemas nela, você pode querer usar um ou outro. Não quer dual boot com o Ubuntu? Desinstale completamente o Windows, simples assim.

Grato por sua resposta.
Com as versões ISO 14.10 (Utopic Unicorn), a 14.04.1 (Trusty Tahr) e o BigLinux12.04 todas são para instalação a partir de um SO Windows instalado e, quando se executa o ISO do DVD de uma das versões, as rotinas iniciará a instalação do Linux e do Windows em Dual Boot. Não dá para para desistalar o Windows (depois de instalado no hd em Dual Boot) pois as rotinas de instalação gravam na MBR informações para que o sistema de boot entenda que deve perguntar qual SO desejo iniciar (Linux ou Windows).
Já fiz instalação assim e não gosto dessa forma. Hoje tenho instalado Ubuntu 10.04 como principal e um VirtualBox para rodar programas Windows. Para entrar na internet só o Linux entra... Windows não.

Minha pergunta é: as versões que os programadores estão disponibilizando serão só em Dual Boot ??? Tem jeito de ter um Ubuntu 14.10 sem Dual Boot e que rode direto do DVD (como as versões anteriores) ???


Cara, acho que entendo o que você está dizendo. Você está me dizendo que hoje você só consegue achar os dvds para instalação a partir do Windows, ok? Se for isso, já te adianto que não, os dvds de instalação a partir do zero estão como sempre. O que você tem que fazer, no caso, é configurar sua BIOS para inicializar a partir do dvd, e você verá que pode usar o 14.04, por exemplo, de forma live, sem instalação. Se houver interesse em tirar o Windows, rode o GParted a partir da sessão live, e formate totalmente o HD em ext4. Daí, você procede a instalação normalmente, definindo de acordo com sua necessidade o tamanho das partiçoes /, /home e swap. Não restará absolutamente nada do Windows no seu pc, e adeus dual-boot. Todo dvd de instalação roda live, mas você tem que arrancar o sistema por ele. Se tentar isso atraves de outro SO já instalado, sempre ficará em dual-boot, porque você estará rodando a instalação dentro desse SO, o que impossibilita totalmente a sua exclusão, pois isso seria conflitante.

Offline mauricio355

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #695 Online: 04 de Dezembro de 2014, 23:06 »
sou novo no Ubuntu baixei o Ubuntu 14.10 tudo ok placa mãe dualcore-ddr3 2g hd de 500g rodavá o windows7 mas o que venho mesmo é que baixei o CD mas na instalação pede para logar e senha não sei qual usar eu tenho a senha e o login daqui do forum tentei colocar mas nada pede login e senha.....oque fazer amigos ;)

Offline Abalon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #696 Online: 13 de Dezembro de 2014, 11:52 »
Moro em Curitiba, estou precisando instalar o Ubuntu 14 em Dual Boot com o Windows 8.1 Pro.
Alguém conhece algum informático ou loja com experiência nisto que possa me dar suporte ?
Obrigadoooo

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #697 Online: 13 de Dezembro de 2014, 14:20 »
Moro em Curitiba, estou precisando instalar o Ubuntu 14 em Dual Boot com o Windows 8.1 Pro.
Alguém conhece algum informático ou loja com experiência nisto que possa me dar suporte ?
Obrigadoooo

Suporte você encontra aqui no fórum.  Como instalar também. (use a pesquisa do fórum)

Baixe o Ubuntu, grave num pendrive usando o programa unetbootin ( Windows, Mac e Linux) e use o Ubuntu em modo livre sem instalar por uns dois meses.

Depois disto, mais acostumado com o sistema,  instale você mesmo.

Offline Antônio David

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #698 Online: 01 de Janeiro de 2015, 22:12 »
Olá pessoal,

Eu tenho um ultrabook Dell inspiron.

Quando eu o comprei eu instalei o Ubuntu 13.04, e agora eu quero instalar uma versão nova do Ubuntu. Qual eu devo instalar? Ubuntu 14.04.1 LTS?

Um abraço.
 

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #699 Online: 02 de Janeiro de 2015, 09:19 »
Olá pessoal,

Eu tenho um ultrabook Dell inspiron.

Quando eu o comprei eu instalei o Ubuntu 13.04, e agora eu quero instalar uma versão nova do Ubuntu. Qual eu devo instalar? Ubuntu 14.04.1 LTS?

Um abraço.
 

Correto.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline andrelclucato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #700 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 15:30 »
Amigos, boa tarde.

Acabo de me registrar no fórum. Cheguei aqui buscando algumas respostas para meu "problema". Fiz umas buscas pelo fórum, mas não achei nada específico, então espero que me perdoem se estou fazendo alguma postagem redundante.

Tenho um i7, 3,5Ghz, 16GB RAM, com SSD de 240GB e HD de 1TB. Tenho o Windows7 (sistema no SSD e usuários e dados no HD).
Quero instalar o Ubuntu em dual com o Windows7, mas havia visto que tem que se tomar um certo cuidado ao se instalar esse sistema em SSD.
É isso mesmo?
Quais partições eu deixo no SSD e quais coloco no HD? Havia lido que o /boot deveria ficar no HD ( http://blogs.ambientelivre.com.br/marcio/otimizando-o-uso-do-ssd-de-ultrabook-com-ubuntu/ ).
Alguém tem esse esquema instalado? Se alguém tiver, como foram divididas e alocadas as partições?

Agradeço qualquer ajuda!
André Lucato

Offline kaparica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #701 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 21:30 »
boa noite
preciasando de ajuda

Offline pedepera

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #702 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 17:36 »
Big teacher...vc poderia por favor esclarecer minha ignorancia....entendo muito pouco de informática....mas sou esforçado...tenho um note antigo dell de 1gb de memória...está parado....penso em formatar e instalar o ubuntu...como devo fazer...agradeço sua ajuda...e viva o linux.... :D

Este é um roteiro básico para instalação do CD Desktop podendo ser utilizado para as versões 7x até a atual 11.04, considerando que a instalaçao destas são muito parecidas.
Para computadores com pouca memória RAM, é recomendável a instalação pelo CD Alternate.
A instalação gráfica ( CD Desktop) , por usar mais memória, é recomendada para micros com RAM  acima dos 512 MB.

Atualizar ou Instalar

Se você tem instalado no seu micro a versão anterior ou mesmo  uma versão beta do Feitsy, é possível uma   atualização, no entanto, seu sistema ficará mais carregado , isto é , com mais arquivos significando mais espaço ocupado no seu HD.
Quando é feita uma instalação limpa, isto é, formata e instala, por exemplo, só é instalado no seu micro a última versão do kernel o que não ocorre com uma atualização.
Upgrades de sistemas que usaram instalações pelo automatix, tem mais chance de tornar instável este sistema do que quem só usou repositórios oficiais.
O upgrade tem se revelado mais seguro a cada versão nova do Ubuntu.
Um tipo de instalação que seria adequada para no futuro fazermos uma re-instalação mantendo algumas configurações e arquivos, é a colocação do /home em uma partição separada.

CD Alternate
 
Quanto a instalação do CD Alternate, o Ubuntu usa basicamente o instalador do Debian.
 
Espaço mínimo

O espaço mínimo para instalação do Ubuntu seria de 6 GB. Pode-se instalar com menos espaço, mas, após sucessivas atualizações e instalações de novos programas, este espaço ficaria insuficiente.

Arquivo.ISO

O Ubuntu é baixado em formato .iso, que nada mais é doque a imagem do CD que vamos usar para instalação.
Para gravar esta imagem num CD, você pode usar , entre outros, o Nero (windows) ou o k3b(linux).
Nero -> Backup -> Burn Image to disc -> procurar a imagem.iso -> Burn
K3B -> tools (ferramentas) -> Burn CD Image -> procurar imagem.iso -> Burn
Para gravar, tente escolher um CD de qualidade e a gravação deve ser feita em velocidade baixa.

64 ou 32 bits

Mesmo que seu micro tenha suporte a 64 bits, é recomendável, no momento, a instalação do Ubuntu 32, visto que, muitos programas e plugins ainda não dão suporte a esta versão de SO.
A cada nova versão, a instalação do Ubuntu 64 bits, fica mais fácil e com usuários mais satisfeitos. Já temos depoimento no fórum de membro  que instalou o Ubuntu Gutsy 64 bits e aprovou
 
Conferindo MD5

Antes de instalar o K/Ubuntu, confira se foi bem gravado.
Use CD de qualidade e também grave com velocidade baixa.
Confira o MD5, que é é usado para verificar a integridade de arquivos.
 

Dual Boot

O dual boot Vista-Linux, Win7-Linux ou mesmo o tri Vista-XP-Linux funcionam bem com o Ubuntu até nas versões mais recentes como a 10.04.
No entanto, se estes (XP/Vista/Windows7) forem instalados após o Linux, vão limpar a MBR, isto é, ficaremos sem o Grub.
A ordem da instalação seria : XP -> Vista ou Win7 -> Ubuntu.
Para quem tem o Vista ou o Windows 7, será possível instala-los com o Ubuntu em qualquer ordem usando apenas o gerenciador de inicialização do Windows como veremos mais adiante.
 
Recuperando a MBR

Se por algum motivo perdemos o Grub e não podemos mais escolher  o Ubuntu como opção de inicialização. As causas são variadas sendo a mais comum, a instalação do Windows após o Linux. Não se desespere é fácil recupera-lo tem várias maneiras e você pode escolher a que achar mais conveniente.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=t4o7fsrjmvv7pbn5cbdl0bb2s1&/topic,14614.0.html

  
Ligando o computador

Ligue o micro fazendo o boot pelo CDROM com o live CD do 7.04 /8.04...10.04 colocado.

Ao iniciar, deverá aparecer um quadro de opções e abaixo outras com as teclas de função.
F2 -> escolha o idioma. - Fazendo a escolha nesta etapa, toda instalação será feita na língua escolhida.
F4 -> resolução do video (default VGA) - Tem uma grande quantidade de combinações. Quem sabe numa destas seu micro rodará melhor.
Se você tem uma placa ATI e tiver problemas na instalação, use a opção modo gráfico seguro do CD.
 Iniciar K/Ubuntu

Graças ao Live CD, o SO no seu micro pode ser instalado sem o uso do HD, na ocasião, você pode verificar se tudo está funcionando bem.

Início da instalação gráfica

Procure o ícone Instalar Sistema no Computador para iniciar a instalação

São mostrados  7 passos:

-Escolha do idioma
-Fuso horário - O horário mostrado, geralmente é diferente do nosso, mas não modifique.
-Layout de teclado
-Preparar espaço em disco
-Quem é você? - ponha seu nome completo, nome de login e senha.
-Selecione um disco (se tiver mais de um).

Escolha o tipo de particionamento:
O seu Ubuntu pode ser instalado isolado ou com outros sistemas operacionais.
Escolha a opção -> Manual  <- principalmente se for o caso de uma instalação com outros SOs.

O tipo de partição usada no Windows (NTFS/FAT32) é diferente da usada pelo Linux, geralmente EXT3/ReiserFS.
É  recomendável, fazer o particionamento antes da instalação do Ubuntu
Existe para o Windows XP um programa chamado Partition Magic, cuja função é redimensionar seu HD.
Ele divide, cria, formata em vários tipos incluindo a criação de partição swap.
Para o Windows Vista tem o Paragon Partion Manager 8.5.
Usando o Linux, pode usar o particionador do Ubuntu (Gparted).
Se você pretende criar uma nova partição a partir de uma em que esteja utilizando o  Windows ou  seus arquivos, rode antes o desfragmentador de disco deste para que todo o contéudo vá para os primeiros setores, evitando assim perda de dados numa divisão.
Este programa mostra um gráfico de ocupação e aí pode-se ter uma ideia aproximada de quanto a ser tirado para a formação da nova partição.
Azul= espaço ocupado
Branco= Espaço livre
No caso de mudança na formatação de uma das partes, escolha a segunda  (branco) que  seria o local onde não teria dados guardados.

Escolha a partição para seu Ubuntu. Enquanto no Windows as partições são reconhecidas como C:, D:, etc... no linux elas são reconhecidas como hda1...hda5,hda6, etc para o primeiro HD e hdb1...hdb5,etc para o segundo. Alguns são reconhecidos como sda(SATA).

Escolhendo a partição para instalar o Ubuntu

Na foto a seguir, teriamos o seguinte:

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Ubuntu  
sda6 ext3 (secundária) Kubuntu  a instalar
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

  


No caso acima, o kubuntu será instalado na partição sda6 com o /home na partição sda7
1.destacar a linha da partição sda6
2.editar a partição
3.no mount point, escolher / como na foto e OK
4.escolher formatar
Criar o /home em outra partição é opcional.
5.destacar a linha da partição sda7
6.editar
7.no mount point, escolher /home
8.não há necessidade de formatar, principalmente se vc usa o home com outra distro ou usa uma atualização de versão uma versão anterior bem sucedida.
Quanto a partição swap, o Linux reconhece automaticamente.
Na foto abaixo, é mostrado o tipo de partição cada uma com uma cor diferenciada.



Depois de instalado teriamos o seguinte:


Detalhes usando uma versão mais nova do Ubuntu.



 
No caso mostrado, o ubuntu será instalado na partição sda5 com o /home na partição sda7.
Este procedimento é o mesmo para instalação de versões mais recentes como a 10.04  
1.destacar a linha da partição sda5
2.editar a partição -> escolha o tipo de formatação
3.Formatar a partição? -> Sim ao preencher o quadrado.
4.Ponto de montagem -> /
Criar o /home em outra partição é opcional.
5.destacar a linha da partição sda7
6.editar
7.Ponto de montagem /home
8.não há necessidade de formatar, principalmente se vc usa o home com outra distro ou usa uma atualização de versão uma versão anterior bem sucedida.
Quanto a partição swap, o Linux reconhece automaticamente.

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Preparando para instalar o ubuntu  
sda6 ext3 (secundária) Livre para instalar outro Linux
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

Instalando o Ubuntu 10.4 sem grub na MBR em dual boot com o Windows

Desde o 9.10 que o Ubuntu traz como default o grub 2 em sua inicialização. Confesso que não me entusiasmei muito por esta nova versão que tornou o "menu" de sistemas operacionais mais complicado. Para quem usa além do Linux o Windows 7 ou Vista e quer fazer um dual boot sem o grub já existe um programinha freeware para Windows de nome Easy BCD. Para ter seu funcionamento correto são necessárias algumas considerações:
1. Instale inicialmente o Vista ou o 7 e tenha o Easy BCD instalado. Não funciona com o XP.
2. A ordem pode ser invertida, entretanto a MBR não deve ter a gravação do Grub.
Basta os dois comandos a seguir para recuperar a MBR original usando o lilo caso você tenha instalado o Ubuntu e a MBR esteja com o Grub.
sudo apt-get install lilo
sudo lilo -M /dev/sda mbr
3. Agora instale o Ubuntu tomando o cuidado de não regravar a MBR instalando o Gerenciador de inicialização não na /dev/sda e sim na partição onde foi instalado o Linux, no meu caso foi /dev/sda5, o momento é no passo 8/8 da instalação do CD desktop do Lucid Lynx, tecle em avançado e escolha a partição certa.
4. Pelo easy BCD escolha a opção add/remove entries com a seguinte escolha SO=Linux Type=Grub Name=Ubuntu Drive=a partição onde está instalado. Teclando Add Entry você grava e só. Vejam que neste exemplo foi também incluido um outro Linux que está na partição /dev/sda6.

Ficando como a foto abaixo. Apenas o gerenciador de inicialização do Windows é usado.


Modificando o Sources.list
 

Seu K/Ubuntu está funcionando, porém alguns programas e codecs não podem ser instalados porque não aparecem na lista do Synaptic. É hora de modificar o sources.list.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18757.0

FAQ

Existe no Fórum um tópico sobre dúvidas (perguntas e respostas), o qual pode ser de grande ajuda para aqueles que desejam mais esclarecimento sobre determinado assunto.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22138.0.html
 

  Pacote de tradução


Caso, por algum motivo, o seu K/Ubuntu continue apresentando alguns menus em inglês é porque o pacote de tradução não foi devidamente instalado.

No Ubuntu
Sistema -> Administração -> Suporte a Idiomas -> Portuguese (Brazil) ->Instalar
No Kubuntu
Configurações do Sistema -> Regiões & Idiomas -> Instalar Novo Idioma -> Portuguese
 
Veja também se está instalado:
language-pack-kde-pt
language-pack-kde-pt-base
kde-i18n-ptbr

Webcam

De uma maneira geral, não há necessidade de configurar a sua webcam, o Ubuntu instala automaticamente. No entanto, existem aquelas que necessitam de uma instalação manual e outras nem assim. Como os drivers utilizados, na sua maioria, são genéricos e não proprietários as cores podem ficar com qualidade inferior.
Alguns tópicos:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,5352.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,3160.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,7321.0.html

Obs: Este mini tutorial foi feito para iniciantes como resposta das muitas dúvidas durante a instalação.
Re-edições periódicas devem ocorrer.



[/quote]

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #703 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 17:58 »
Ola pedepera

Big teacher...vc poderia por favor esclarecer minha ignorancia....entendo muito pouco de informática....mas sou esforçado...tenho um note antigo dell de 1gb de memória...está parado....penso em formatar e instalar o ubuntu...como devo fazer...agradeço sua ajuda...e viva o linux..

Como não informou qual o processador deste Dell, nem quanto tem de HD em tamanho, fica em linhas gerais:

Você mesmo citou que este tutorial vai até o Ubuntu 11, já estamos no 14.10 e em Abril teremos o 15.04

Maquinas com 1 gb de memoria ram não instalarão os Ubuntu atuais. Sua experiência com esta maquina seria melhor aproveitada com distribuições minimalistas do Linux.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lightweight_Linux_distribution

Pode tentar o Porteus LXDE, LUbuntu ou XUbuntu, Peppermint Linux, etc.

Todas estas distros podem iniciar direto de um pendrive/cd-rom e para isto, baixe a imagem .ISO da distro escolhida, Grave num pendrive utilizando o programa Unetbootin ou queime um CD usando o Nero ou similares e teste a que melhor se adequar a seu uso.

[]'s

Offline pedepera

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #704 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 20:28 »
Obrigado Tota... você sempre dá uma força pra gente...pode ser o Kurumim...mas não da pra fazer muita coisa com esse SO...