Autor Tópico: Experiência inusitada!  (Lida 4298 vezes)

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Experiência inusitada!
« Online: 29 de Abril de 2007, 13:20 »
Utilizo Ubuntu desde o lançamento da versão 6.06 Dapper, ou seja, há quase 01 ano.
No início minha maior dificuldade foi em relação a adaptação da minha esposa ao novo sistema operacional. Criei alguns facilitadores, como ícones dos principais aplicativos no desktop, etc... No entanto, não crei uma partição rWin, deixei apenas o Linux no computador.

Ontem a noite visitamos um casal de amigos que utiliza rWindows e que não estava conseguindo assistir vídeos no computador.

Fui então verificar o ocorrido e percebi que os codecs não haviam sido instalados.

Quando começei a instalar os codecs, minha esposa exclamou:

- "Como no Linux é tudo mais fácil, a tela é mais limpa e bonita, é só baixar o vídeo e assistir".

Estou muito feliz porque isso mostra que aquela barreira de troca de sistema operacional foi quebrada, e que após utilizar certo tempo o Ubuntu as pessoas percebem que é mais simples e intuitivo. Eu acredito que se a Dell realmente começar a vender seus computadores com o Ubuntu instalado teremos uma revolução no mercado...

Queria compartilhar essa alegria com vocês.

Um abraço, Zanella.
O conhecimento amplia a vida.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Experiência inusitada!
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2007, 13:39 »
Bem legal isso, é interessante ver que nem todo mundo tem aquela barreira da mudança.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Experiência inusitada!
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2007, 14:37 »
Pois é... O problema do Linux é a popularidade esmagadora do Windows. As pessoas acham o Linux ruim, simplesmente, por não ser igual ao Windows. Também, existe muita gente que acha que o Linux seria melhor se imitasse algumas das características do Windows. Eu não concordo! Acho que para um SO ser superior ao outro tem que fazer as coisas melhor e não igual ao outro. Muitas vezes, isso implica em fazer as coisas de modo diferente mesmo.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Experiência inusitada!
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2007, 18:10 »
Essa coisa dos codecs é interessante mesmo, um ótimo exemplo de como o linux é mais simples. No Windows você geralmente espera o Windows Media Player buscar o codec, ele quase nunca acha, aí te envia pra uma página da microsoft que não tem o codec  :-[, então você tem de buscar um daqueles pacotes de codecs montados por alguém, baixar e instalar. Tudo muito enrolado!!!

No Ubuntu por exemplo, tudo fica mais simples: basta abrir o synaptic (ou pelo terminal mesmo, que é mais rápido) e mandar instalar o codec necessário. No Feisty Fawn então essa facilidade atingiu o extremo: dois cliques no arquivo, aceita a instalação do codec e tudo ok :D! A maior dificuldade, no máximo, será adicionar alguma linha no sources.list (no Ubuntu com o novo Gerenciador de Canais de Software, isso fica ainda mais simples).

E ainda me dizem que o Linux é complexo???

Lembrei-me agora (ao fim desta resposta) de um primo que instalou o linux na casa dele e, enquanto eu dava uma breve consultoria via skype pra ele, ele perguntou: "roda flash não essa ***?"

Eu então disse: "digite no terminal: sudo apt-get install flashplugin-nonfree".
Resposta: "também, tudo tem de instalar nessa ****!"
Ao que respondi: "por acaso você já instalou seu WinXP alguma vez que ele tenha vindo com flash, java e companhia?"
Reação: "não..."

Tudo uma questão de preconceito. Quando se abre os olhos, a facilidade é percebida. Estou há mais ou menos um ano com o Ubuntu e posso dizer: muito feliz por poder trabalhar sem me preocupar com meu sistema operacional, sem que ele chame mais atenção para ele do que para o trabalho (a não ser, é claro, pelos temas que são lindos! :D)
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com