Autor Tópico: Aprenda a programar em 10 anos  (Lida 32935 vezes)

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2007, 21:08 »
Citar
Pessoalmente odeio programação, aprendí a programar em Java no linux e no windows e em C no windows somente.
Tentem programar em C no Linux, é horrível, não tem como e em java tem que ser aquele programa pesadão, o Eclipse, enquanto no Windows Você usa o JCreator, que é muito melhor. Eu uso Linux e Windows, mas parei de mexer com programação.

realmente esse cara não é um programador...

Citar
Tentem programar em C no Linux, é horrível, não tem como
enquanto no windows eu tenho que baixar algo como o DevC pra compilar meus programas (que usa o gcc) no Linux não tenho esse problema...escrevo os códigos em qualquer editor e compilo com o gcc...muito mais fácil e simples...

Citar
e em java tem que ser aquele programa pesadão, o Eclipse, enquanto no Windows Você usa o JCreator, que é muito melhor.

Você pode programar em java aonde você quiser, mesmo em bloco de notas. Não existe um programa que seja obrigatório para se programar...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2007, 23:26 »
Eu li esse texto há algum meses, e acredito que a maioria nao entendeu a "filosofia da coisa"

É mais ou menos o seguinte: vc pode entender a sintaxe de qquer linguagem rapidamente, isso é fato.

A grande maioria de "programadores" que conheço sabem um monte de codigos que, combinados, nada mais são que Linguagem Procedimental (C, Pascal, Basic, etc) e todas as orientadas a objetos que surgiram posteriormente e baseadas até no Cobol nada mais são do que Linguagem Procedimental, e ponto final.

Se os ditos muitos "programadores" de hoje olharem Prolog (Programação Lógica), por exemplo, entenderão que, no dito popular, "o buraco é mais embaixo", e existe ainda toda uma Engenharia de Software e todo um Merchandising, toda uma Gestão de TI, e que esse conjunto só é assimilado por quem já tem "experiencia na área".

A vivência na programação diz mais do que qtas linguagens vc sabe, entenderam a essencia do texto citado pelo autor do topico?  ;)

Com todo o respeito a todos, nao quero ofender ngm, nem digo que sei programar mais nem menos que ngm, longe de mim dizer isso... mas muito "menino" se acha programador mas nao tem experiencia de mercado, e 2 anos vão te ajudar a entrar no ritmo, mas vc precisa dos 10 anos (como exemplo, pode ser mais ou menos, isso é o de menos no texto). A intenção do autor, muito sensato na minha opiniao, é dizer que saber programar e compilar, sem experiencia e vivência na área, nao significa muita coisa, e eu concordo plenamente com o ponto de vista dele.

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2007, 12:30 »
Esse tópico, de certa forma me deixou mais tranqüilo, pois já tem um bom tempo que tento aprender python e C++, mas nunca consigo desenvolver nada, isso me fez pensar que eu não tinha capacidade de programar alguma coisa, mas pelo visto estou indo no caminho certo, comecei em 2005 aprendendo sozinho Html depois CSS, tentei perl, aprendi um bocado de php e agora to tentando aprender python e c++, ou seja se html puder contar como ponto inicial de programação so me falta mais 8 anos.

haha, ta meio longe mas não vou desistir do meu sonho  :D

Offline d_gobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • FEEL THE DIFERENCE
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2007, 14:00 »
Esse tópico, de certa forma me deixou mais tranqüilo, pois já tem um bom tempo que tento aprender python e C++, mas nunca consigo desenvolver nada, isso me fez pensar que eu não tinha capacidade de programar alguma coisa, mas pelo visto estou indo no caminho certo, comecei em 2005 aprendendo sozinho Html depois CSS, tentei perl, aprendi um bocado de php e agora to tentando aprender python e c++, ou seja se html puder contar como ponto inicial de programação so me falta mais 8 anos.

haha, ta meio longe mas não vou desistir do meu sonho  :D

uaehuaehuaeha...
eu tambem comecei com HTML, no comeco desse anom depois de ter resolvido que queria mexer com Ciência da Computação.
Comecei trabalhando na empresa do meu primo, sem ganhar nada, estudando sozinho (com ajuda dos socios da empresa), baixando apostilas da internet e tudo o mais, em dois dias ja estava fazendo CSS. Isso tem uns 4 meses, e hoje ele passa todos os sites para eu fazer, estou aprendendo PHP e MYSQL e to fazendo facul de Ciencia da Computação e vejo q programar em 1 semana, 1 mes não dá, é impossível, tem que estudar bastante e ser bom de lógica!
Eu espero até o fim deste ano estar programando alguma coisa em PHP.

abraçoss...

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #19 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:40 »
Sem sombras de dúvida naum é possivel aprender programação da noite pro dia mais isso de 10 anos é relativo, pq imagina se vc estuda C++ 18 horas por dia sera q levaria os mesmos 10 anos ?? entaum acho que cada um tem seu tempo de aprendizado, naum acredito nisso que ahh entaum eu comecei a programar o ano passado posso ficar tranquilo que ainda tenho 9 anos de credito pra ser um bom programador, eu comecei com c++ faz 1 ano é obvio que naum sou um um bom programador, mas ja sei o bastante pra fazer coisas q tenho vontade, e espero ser um bom programador em muito menos tempo q 10 anos ;)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:51 »
amigos, opiniei la em cima, mas vou frisar novamente

vcs nao entenderam a essencia do artigo

alguem com uma decada de programação ai?

eu programo há 13 anos, e acho que só entendi a programação com essa decada

nao é questao de programar muito ou pouco, é questão de vivenciar a programação

o autor quer dizer que precisamos "vivenciar" 10 anos pra entender a essencia, somada com experiencia de mercado

nao acho que programo + ou menos q ngm, mas acho que vivenciar uma decada na area faz vc ter outros horizontes a respeito da msma, independente do tempo gasto na frente do pc

espero ter clareado pra vcs

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #21 Online: 12 de Agosto de 2007, 16:42 »
(Aprenda a programar em 10 anos) desculpa mais acho q o titulo do post da a entender q necessitamos dez anos pra aprender a programar

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2007, 22:24 »
grande Diego

o Peter Norvig, autor do artigo, é um cara muito sensato no que diz respeito à área de programação

pra te ser sincero, aprendi a diferenciar muita coisa lendo textos dele

ele critica exatamente isso, que muitos nao percebem: tem la algo do tipo Aprenda Phyton em 24 horas

a gente pode entender uma linguagem em 24 horas na frente do pc, realmente, mas a vivencia é só com o tempo, entendeu?

pensa em algo que vc faz há algum tempo... pensou? sei lá, tocar violão, cozinhar, andar de moto, pensa aí alguma coisa que tem bastante tempo que vc faz...

aposto com vc que vc tem, digamos, "segurança e tranquilidade" com essa situação, concorda? vc tem experiencia, que veio do tempo

essa é a opiniao do nobre Peter Norvig, que concordo plenamente

falei algo parecido aqui, em outro topico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23484.msg133406.html#msg133406

abraços, Diego_Rocha espero ter ajudado. t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #23 Online: 12 de Agosto de 2007, 23:12 »
Acho que entendi Eunir Augusto, seria mais ou menos o mesmo que "Quem aprende a andar de bicicleta nunca mais esquece"

Claro que em parâmetros diferentes.. mas bem, essa sua explicação me fez ver diferente... se eu estudar duro, poderei aprender em alguns meses certo? agora programar de verdade vai levar um bom tempo...

Um exemplo disso é que fiz um "programa" em C++ onde executado pelo terminal ele diz Ola.. e em seguida eu deveria responder Ola, assim o programa era finalizado...

mas agora depois de um més sem voltar a estudar, me esqueci como fazer haha

Então a formula para "programar" seria:

Estudo, Dedicação, Vontade... Tempo.

É isso?  ;)

Edit: Agora li o link que você deixou e lembrei da minha infância.. meu primeiro contato com pc foi aos 6 anos em 1994.. era um Itautec com monitor fosforo verde, teclado SEM o LOGO, e acredito que o OS era o DOS, lembro bem pois esse computador durou até 1998, pelo qual foi substituído por um pentium 100 ( tinha um botão de Turbo, que fazia ele ir a 133 rsrs ) com windows 95.. levei um susto quando vi a tela toda colorida e aquela coisa chamada Mouse ~ no primeiro contato... hahaha.. bons tempos.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 23:25 por Esfinge »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #24 Online: 12 de Agosto de 2007, 23:22 »
Salve, Esfinge!

É mais ou menos isso, mas eu tbm não to sabendo explicar, pq é complexo msmo de dizer  ;)

É vc fazer algo há algum tempo, e isso é diferente de algo há pouco tempo, pois não é novidade

Muitos tao aqui no Linux, por exemplo, "curtindo uma novidade"

Pra quem mexe a bastante tempo com ele, a ideia é diferente

Cara, pega essas respostas dos topicos que eu to deixando e le o artigo de novo, pra vc ver... Eu não sei explicar, Esfinge  :-\

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #25 Online: 12 de Agosto de 2007, 23:44 »
Com certeza vou ler ( agora não que to com sono  :D ), esse assunto me interessa muito, acho fascinante a habilidade de fazer o hardware te responder com uma linguagem humana.. a meu ver isso é incrível!

Citar
É mais ou menos isso, mas eu tbm não to sabendo explicar, pq é complexo msmo de dizer

Sem problema, sei como é, só quem está nesse meio é que sabe a verdadeira realidade do assunto... mas como já falei antes, esse tópico me deixou mais tranqüilo, porque em alguns momentos achei que nunca iria chegar la, mas vejo que pra isso vou precisar mais do que força de vontade ( so por ter prazer ) precisarei também de vivencia no assunto..

Obrigado pelo esclarecimento, saiba que você está praticamente mudando o rumo de minha vida. Talvez não faça sentido isso, mas acredite, seu depoimento e de outros nesse tópico estão me dando um grande fôlego.

 ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #26 Online: 12 de Agosto de 2007, 23:52 »
Vai "vivendo" esse mundo e não força a barra... deixe as coisas acontecerem

Um exemplo: a MS lança um monte de "novidades" nos Messengers e a gente vê o Google inovando no Gtalks, mas são todos recursos que já eram do ICQ há 10 anos atrás... a coisa é cíclica, não há novidade na programação por trás desses mensageiros, e sim uma nova "roupagem" devido às mudanças no contexto Web 2.0 que a gente vive hoje.

O Google Master Plan é puramente isso. Uma coletânea de tudo que funciona bem, que ficou esquecido com o tempo, que o Google lança como novidade, e a galera "ama de paixão".

Qquer coisa pode contar comigo, Esfinge. [ ]s
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 23:55 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #27 Online: 13 de Agosto de 2007, 13:27 »
Eunir entendi o que vc esta querendo disser e entendi o que o nobre Peter Norvig quiz disser tbm, só que acho isso um tanto complexo de se entender pq imagina tem gente que dirigi a menos de 2 anos e dirigi tão bem quanto um que dirigi a 10 anos acho que isso de aprender ou de ter experiencia é relativo a capacidade de cada um, tem pessoas que tem "dom" tem talento e adquire conhecimento e por que naum disser experiencia mais rapido do que outras pessoas, então volto a disser acho que cada um tem seu tempo, é isso que eu penso ;) e esfinge naum tente seguir exemplos de outras pessoas porque se uma pessoa levou 10 anos pra ter experiencia em uma linguagem de programação naum significa que voce tem que levar os mesmo dez anos, cada um cada um, só um exemplo meio grotesco o rubens barichello ta na formula 1 faz mais de 30 anos e o hamilton chegou agora quem tem mais talento e quem faz a diferença dentro das pista ??

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #28 Online: 13 de Agosto de 2007, 13:56 »
vc é bastante inteligente.... faz sentido, Diego, faz sentido tudo que vc disse

comparar com o Barrichello é sacanagem... vcs viram que ele mandou instalar seta pra direita e retrovisor no carro de F1 dele, neh? huahuahuhuahua

vamos supor que o Esfinge seja um excelente programador e eu seja um programador, digamos, limitado, imaginou? Mas nós dois temos 10 anos de programação nas costas. A visão que nós teremos de programação será bem diferente de quem tem 2 anos, que acompanhou só uma parte do tempo.

Por exemplo, eu tive meu primeiro contato com Linux em 1993 ou 1994, nao me lembro agora. Ele ficou amigável pra mim no Conectiva 4 e no Guarani, acho que em 1997 ou 98. Portanto, vejo muitas facilidades no Ubuntu hj, e comparo o Slack de uma decada atrás com o Slack atual, e percebo que o Arch Linux busca a ideia original do Slack, mas e quem começou com o Slack a pouco tempo, e nao teve a vivência de instalar e passar milhões de raivas com ele antes, entende? Eu vi todas as incompatibilidades do Debian na mudança das fontes AT para ATX, e muitos aqui nem chegaram a ver uma AT rodando num pc, e isso nem foi a muito tempo atrás rs

o pto de vista do autor do artigo, em minha interpretação é bem valido.

sabe quando alguem fala de adolescencia pros seus pais, e eles dizem: aborrecentes, rebeldes sem causa, excesso de hormonios, etc, etc? É a visao deles, que viveram toda a adolescencia e aprenderam muito com os erros do passado

vc pode, Diego, ser melhor programador em 1 ano do que outra pessoa em uma decada, mas vc nao vai ter "batido a cabeça" com clientes ou equipes de trabalho a ponto de falar: "sou macaco velho nisso" heheheheh entendeu?

eu falo um monte mas nao consigo dizer uma frase exata sobre o assunto, caramba... rsrsrsrs

[ ]s pra vcs
« Última modificação: 13 de Agosto de 2007, 14:03 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #29 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:03 »
Gostei da suposição Eunir Augusto

Citar
vamos supor que o Esfinge seja um excelente programador...

hahaha.. mas o ponto de vista dos 2 não é tão controverso quanto comparar Barrichelo com Hamilton!!!

Por isso deixo a questão.. no que daria, a habilidade do Hamilton junto com a experiência de Barrichelo?

Deu pra notar? claro que habilidade e experiência são definidos em parâmetros diferentes, mas a união de um com outro acaba em Pizza! e eu adoro Pizza!  :)