arquivos tar-gz, como instalar?

Iniciado por rogeriojlle, 24 de Novembro de 2005, 01:31

tópico anterior - próximo tópico

rogeriojlle

Não entendo, TODOS os tutorias dizem que para instalar um tar-gz é a mesma coisa:
descompacta, entra no diretório digita configure, digita make.....................epa!
é aí que não acontece mais nada, ainda tem o make-install que também não faz nada
sempre dá algum erro de que não tem alvo pra processar, ou então "command not found" ou algo do tipo
isso acontece com todos os tar-gz que baixo e em todas as versões de linux
tentei com sudo, com root, com usuario comum, copiando e colando os comandos mas até hoje nunca passei do
.configure
exatamente qual é o procedimento?

Dimas

Os procedimentos básico são exatamente esses que você descreveu. O problema é que nem sempre seu sistema tem todas as bibliotecas necessárias para a compilação do programa.
O grande segredo está em ler toda a documentação dos programas, que vem geralmente nos arquivos "README" e "INSTALL". La você encontra procedimentos de como instalar e do que você vai precisar ter ja instalado em seu computador para que tudo funcione corretamente.
Nosso amigo "LedStyle" criou um artigo bem legal que explica melhor como instalar programas no linux.
O artigo é este: http://www.tuxresources.org/blog/?p=11
Vale conferir!

Valeu!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

rogeriojlle

Tá mas acontece que eu leio os readme e tenho todos os pacotes "make" "cc" "gcc" "libdsl" "&%$%&R%$" que eles pedem pra ter
mas não surge nenhum arquivo chamado make depois do comando ./configure, aliás, surgiu um aqui no ultimo que tentei chamado "Makefile.am" já tentei fazer varias coisas com ele, dar atributo de executar digitar "make mekefile.am" e mais uma porcçao de cpmandos e não é a documentação que está me esclarecendo as coisas veja só o que veio nessa aqui

Before you try to install this game, you must verify that your system
verifies the requirements.

This game requires:
- an OpenGL library like MesaGL 3.0 or 3.1
- GLUT a toolkit based on OpenGL
- Standard Template Library (STL) available with gcc 2.8  
- Classical libraries to load png, gif, jpeg images

To install:
just type "configure" then "make" and "make install"
This software uses the gnu system install so look next if
you want configure your installation

Problems:
Write me a mail at laurent_mallet@hotmail.com

tudo esse monte de coisa eu tenho aqui, aliás ultimamente é só o que ando fazendo, baixar, baixar já estou com quase quatro gigas de coisa aqui e mal passei de poder ouvir mp3

tH.

vc precisa desse pacote pra fazer compilacao
$ sudo apt-get install build-essentials

rogeriojlle

rogerio@ubuntu:~$ sudo apt-get install build-essentials
Password:
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: Impossível achar pacote build-essentials
rogerio@ubuntu:~$

Agora voltamos no inicio, mais uma novela de saber em qual repositório deve de estar o tal do build-essentials

Deixa pra lá vou dar um tempo com Linux.

Preciso usar o computador e não ficar 75% do tempo só pra apagar uma pasta ou  colocar o monitor acima de 800x600.

Semana que vem quando passar a raiva eu tento de volta

galactus

Não etendo isso. Você mal começou a usar Linux, tá querendo fazer um tipo de instalação para um usuário mais avançado. E ainda fica nervoso quando dá errado?
Tenha paciência e procure estudar mais para aprender a compilar um pacote fonte.

Estes erros que você recebe ao tentar instalar determinado pacote acontecem exatamente porque você não os têm em sua lista de repositórios.
O mais impressionante é que temos uma lista prontinha aqui no Fórum que o LedStyle se deu ao trabalho de arrumar com todas as explicações necessárias e a maioria das novatos simplesmente a ignora.  

Se estivesse com a lista de repositórios correta, 90% dos seus problemas em relação aos pacotes necessários para a compilação teriam acabado.  

Não adianta ficar com raiva esperando que a coisa funcione como no Windows. Aqui é outro mundo. Mas vocês querem começar por cima.

Ainda têm mais, se tudo estiver correto e mesmo assim após o ./configure você não tiver um arquivo para o comando make. Deve ser por causa de algum BUG do pacote fonte que você baixou. Isso já aconteceu comigo no caso do pacote fonte do GnomeBaker. Antes de sair instalando um pacote fonte, procure saber todos os pacotes necessários para a sua instalação e se eles estão presentes na sua lista de repositórios. Só isso iria poupar muita dor de cabeça.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

tH.

o nome certo pro pacote é build-essential :}
mas só compile um programa caso ele nao esteja nos repositorios ou voce queira uma versao diferente como o amigo acima disse
que jogo é esse?

rogeriojlle

mas instalar tar-gz foi o Ultimo problema que tive e já faz mais de ano que tento fazer funcionar linux na minha máquina, tenho 5 distros diferentes aqui em casa e todas elas empacam em coisas essencias em que nem deveria ter a interferencia do usuario pra funcionar, como por exemplo, iniciar a rede no caso do Fedora, alias essa foi o "mais pior" (no mau portugues mesmo) nem sequer lia o cdrom, isso depois de instalado (nada a ver com o comando mount se eu não desse boot com o cd que eu quisese já na bandeja ele dava um erro de impossivel ler a midia quando se tentava montar outra midia) se alguem quiser os cds (são quatro) me mandem o dinheiro da postagem que eu dou.
Com o Kurumin que todo mundo diz que é a coisa mais simples a resolução não passa de 800*600 mesmo com o driver correto e fazendo a edição manual de não sei quantos arquivos de configuração

O Ubuntu faz meu computador ter o desempenho de um 486, além de vários how-tos para coisas bem simples.

O Debian sarge ainda nem queimei as isos mas já ouvi que ele é o mais restrito dos linux pra tocar arquivos de audio e video

O Mandrake encasquetou também com minha placa de video, travava logo na instalação na hora de "configurar X", mas esse a gente dá um desconto, na época eu tinha uma SIS6215

E por fim o Slackware que nem tive a oportunidade de instalar porque me roubaram.

E com relação aos repositórios se só pra ter java flash ver dvd habiltar metade dos recursos da placa de video e  ouvir mp3 já tem mais de tres gigas, de quanto terei de ter quando for instalar meu primeiro jogo por exemplo? Em nenhuma distribuição de Linux consegui entrar na configuração do modem digitando 10.1.1.1 isso não deveria ter mistério algum. todos eles travam depois que entra com nome de usuario e senha.

galactus

Qual a sua configuração de Hardware?

Se você quiser testar o Slackware, não tem problema. Tenho aqui 4 CDs do Slack 10.2. É só pedir. Pra mim não deu. Instalou fácil mas o X não rodou. Como os "colegas" do Slack ficaram de me ajudar e não ajudaram, tirei ele.

O Fedora não me espanta. Já tentei os Core 3 e 4. Nenhum funcionou aqui. Nem chegaram a instalar.
O que não me falta aqui em casa é CDs de distro Linux para testar. Testei umas 15 até bater no Ubuntu. Talvez você não tenha achado a melhor distro para você.

rogeriojlle

Nesse momento estou baixando o Conectiva. Pelo menos se tudo der certo provavelmente com flash e nvidia não vou precisar esquentar a cabeça
(e pelo visto voce era fã dos transformers não?)

rogeriojlle

Citação de: "tH."o nome certo pro pacote é build-essential :}
mas só compile um programa caso ele nao esteja nos repositorios ou voce queira uma versao diferente como o amigo acima disse
que jogo é esse?

O nome é Space Racer, bem pequeno (9Mb ou menos) era só pra ver se os drivers 3d da nvidia ficaram certos

galactus

Citação de: "rogeriojlle"Nesse momento estou baixando o Conectiva. Pelo menos se tudo der certo provavelmente com flash e nvidia não vou precisar esquentar a cabeça
(e pelo visto voce era fã dos transformers não?)

Tranformers? Eu?

Eu até que gostava. Sempre fui mais fã de Revistas em Quadrinhos, bons e velhos tempos das revistas da Marvel e DC dos anos 80. O meu Avatar não é um transformer.

rogeriojlle

Citação de: "rogeriojlle"Nesse momento estou baixando o Conectiva. Pelo menos se tudo der certo provavelmente com flash e nvidia não vou precisar esquentar a cabeça
Incrivel !!!  Sensacional !!!!  Além de nem reconhecer minha placa de rede ainda toda vez que volto para outro SO tenho de desligar e religar o modem

Dimas

Citação de: "rogeriojlle"
Incrivel !!!  Sensacional !!!!  Além de nem reconhecer minha placa de rede ainda toda vez que volto para outro SO tenho de desligar e religar o modem

É amigo. É melhor você esuqecer Linux ou mudar seu pensamento. Não vai adiantar nada você testar 400 distribuições e em nenhuma delas ter vontade de aprender. Por que Linux é isso, é aprendizagem. Não só um sistema operacional... é muito mais do que isso. No começo eu tava como você cara. A um ano atraz, mais ou menos, quando instalei o Kurumin. Hoje ja estou bem melhor, tanto que só uso o Ubuntu e mais nada e me viro sozinho em muitas coisas, embora tenha que pedir ajuda em alguns casos. E hoje ja posso dizer que me viro sozinho em 2 sistemas operacionais, e pode ter certeza que isso conta muito.... em vários lugares! Linux é isso cara... vontade de aprender. Tempo todo mundo tem!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

dealer

Concordo com o Dimas, porém rogeriojlle quando perguntam uma distribuição legal eu nem menciono Conectiva, porque mais de 70% dos que conheço, que usaram, não aprovaram.. para serviço que exige mais da distribuição ela não se mostra muito confiável. É a minha opinião...
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem