Autor Tópico: Duas placas de som  (Lida 6958 vezes)

Offline mastermuchacho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Keep Strong
Duas placas de som
« Online: 24 de Abril de 2007, 00:22 »
Olá, possuo no meu AMD 64 3000+ 2 placas de som: uma SB Live e uma on-board, onde deixo espetado o fone-de-ouvido. Como faço pra alternar entre as placas, ou seja, ao deixar de ouvir o som pelas caixas, onde mudo para começar a usar a outra placa onde está conectado o fone (teclado sem interrogação  :-[). Já mexi em algumas coisas, alsa, gnome-volume-manager, etc. Às vezes o Feisty, ao iniciar, inicia uma placa, às vezes a outra. Obrigado!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duas placas de som
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 00:39 »
Não tenho certeza mas acredito que se vc clicar no icone do som, no painel superior, com o botão direito e escolher Abrir Controle de Volume você vai conseguir através do menu Arquivo > Alterar Dispositivo
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mastermuchacho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Keep Strong
Re: Duas placas de som
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2007, 21:14 »
Obrigado, eu não tinha visto isso. Só pode ser esse o caminho. Acontece que mexi em algumas coisas e não está funcionando esse "alterar dispositivo", não acontece nada. Já procurei muito, realmente está difícil essa, deve ser a configuração do alsa, mas aquilo lá é meio nebuloso pra mim...

Offline Himitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • SA BO NIM, KIENLHE!
    • Ver perfil
Re: Duas placas de som
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2007, 22:38 »
Eu também tenho 2 placas, uma pro Kit 5.1 do pc e outra pro Home Theater, quando quero ver algo na HDTV, mas se eu habilito na BIOS o som onboard buga tudo e fica sem som nenhum. Não sei o que fazer pra colocar as duas placas ao mesmo tempo, uma é a Audigy 2 e outra é a Realtek AC'97 (o modelo exato eu não me recordo agora não).
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Duas placas de som
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2007, 17:26 »
Dêem uma olhada no PulseAudio http://www.pulseaudio.org/ .

Offline mastermuchacho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Keep Strong
Re: Duas placas de som
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2007, 00:32 »
Valeu tfmoraes! Com o pulseaudio eu consegui acertar tudo por aqui. Pra quem quiser usar, tem no Synaptic, não funcionou de primeira, porque tinha uma dependência que agora não me recordo, mas é só pesquisar um pouco.

Offline marildo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Duas placas de som
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2007, 07:07 »
Cara, onde é que o PulseAudio aparece? Aqui não aparece no Menu Principal nem com Alt+F2. É que também tenho duas placas uma onboard - defeituosa - e uma outra offboard, algumas vezes, tenho que reiniciar o sistema várias vezes até ele subir com a segunda placa  - Ensoniq ES1371.

Offline mastermuchacho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Keep Strong
Re: Duas placas de som
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2007, 21:03 »
Cara, se vc instalou pelo Synaptic (tudo que começa com pulseaudio), deveria aparecer em Aplicações > Som e Vídeo, pelo menos foi o que o que aconteceu aqui. De qualquer forma, o que realmente interessa deve ser o usr/bin/pavucontrol

Offline SSR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Um pouco de Tudo que Gosto !
Re: Duas placas de som
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2007, 10:04 »
Eu também tenho 2 placas, uma pro Kit 5.1 do pc e outra pro Home Theater, quando quero ver algo na HDTV, mas se eu habilito na BIOS o som onboard buga tudo e fica sem som nenhum. Não sei o que fazer pra colocar as duas placas ao mesmo tempo, uma é a Audigy 2 e outra é a Realtek AC'97 (o modelo exato eu não me recordo agora não).
Himitsu, já que você tem duas placas de som e só vai utilizar uma, basta bloquear o carregamento do módulo da sua placa ON e fazer com que o Ubuntu carrege somente a placa OFF.
Para isso, basta colocar o módulo da sua placa ON na blacklist.
O comando "cat /proc/asound/modules", vai lhe mostrar quais módulos de som estão carregados e qual é o módulo padrão; no meu caso.
Código: [Selecionar]
cat /proc/asound/modules
0 snd_XXXXXX
1 snd_emu10k1
Na linha começando por 0 (zero), é o módulo padrão, no caso, a placa de som ON.
Aqui em casa, tentei fazer com que o módulo padrão fosse sempre o snd_emu10k1, mas não consegui.
A solução foi fazer com que o módulo da placa ON snd_XXXXXX não fosse carregado. Então, coloquei este módulo na black list dos módulo.
Em /etc/modprobe.d, existe um arquivo chamado "blacklist" e dentro dele, várias configurações de módulos que não devem ser carregados. Adicionei o módulo da placa de som ON snd_XXXXXX e ele passou a não ser mais carregado, desta forma, somente a minha placa de som OFF é carregada.

Coloquei essa mesma soluçõa no meu blog
http://sergiosrodrigues.blogspot.com/

Qualquer coisa, gritai
[]'s
Sérgio Rodrigues
Pros que gostam de Legião e Ubuntu. A frase abaixo é dígna do mundo Software Livre.
"Não queremos ser diferentes, e, sim, que todo mundo tenha o direito de ser como é." (Renato Russo).
http://sergiosrodrigues.blogspot.com/

Offline SSR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Um pouco de Tudo que Gosto !
Re: Duas placas de som
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2007, 10:09 »
ops ...
Ato Falho !!!
A citação é pro "marildo"
Pros que gostam de Legião e Ubuntu. A frase abaixo é dígna do mundo Software Livre.
"Não queremos ser diferentes, e, sim, que todo mundo tenha o direito de ser como é." (Renato Russo).
http://sergiosrodrigues.blogspot.com/

Offline Himitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • SA BO NIM, KIENLHE!
    • Ver perfil
Re: Duas placas de som
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2007, 16:40 »
Eu consegui fazer o Pulse Audio funcionar e tenho que admitir, deu um pequeno trabalho, mas no geral não foi tanto quanto eu achava que seria...

Consegui colocar o XMMS e o Mplayer funcionando e trocando de placa facilmente depois de configurado (e entendido o funcionamento...) mas eu simplesmente não consegui colocar o Youtube pra funcionar com som, por tanto, como eu também não consigo colocar minha HDTV pra funcionar corretamente, não faz sentido ficar com esse proxy e perder o Youtube que é bem legal de se ter. Desisntalei ele, mas já tá na minha lista de programas úteis.

Bem, agora eu só preciso colocar o meu SLI pra funcionar e a minha HDTV, ai eu fico feliz com o Linux.
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Offline mastermuchacho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Keep Strong
Re: Duas placas de som
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2007, 23:04 »
Opa,
é bom dizer que pra fazer tudo funcionar com o pulseaudio, inclusive o som do firefox, pra vc ver o You Tube ou qualqer um outro), será preciso isso:

1) instalar o plugin flash do pulseaudio (mas eu acho que só funciona no flashplayer 9 que, de qualquer forma, tá no Gerenciador de pacotes do Synaptic):
wget http://pulseaudio.vdbonline.net/libflashsupport/libflashsupport_1.0~2219-1_i386.deb

2) descompactar e instalar:
sudo dpkg -i libflashsupport_1.0-2219-1_i386.deb

3) e acrescentar no asound (e fazer um backup, por via das dúvidas):
sudo mv /etc/asound.conf /etc/asound.conf.backup
sudo gedit /etc/asound.conf

e adicionar isso:

pcm.pulse {
 type pulse
}
ctl.pulse {
 type pulse
}
pcm.!default {
 type pulse
}
ctl.!default {
 type pulse
}

Aqui funcionou perfeitamente. Eu peguei isso em
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty#How_to_setup_PulseAudio_Sound_Server

Offline marildo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Duas placas de som
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2007, 22:32 »
SSR, agradeço pela dica... era justamente o que se precisava ser feito,
grato,
Marildo

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Duas placas de som
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2008, 21:22 »
Opa,
é bom dizer que pra fazer tudo funcionar com o pulseaudio, inclusive o som do firefox, pra vc ver o You Tube ou qualqer um outro), será preciso isso:

1) instalar o plugin flash do pulseaudio (mas eu acho que só funciona no flashplayer 9 que, de qualquer forma, tá no Gerenciador de pacotes do Synaptic):
wget http://pulseaudio.vdbonline.net/libflashsupport/libflashsupport_1.0~2219-1_i386.deb

2) descompactar e instalar:
sudo dpkg -i libflashsupport_1.0-2219-1_i386.deb

3) e acrescentar no asound (e fazer um backup, por via das dúvidas):
sudo mv /etc/asound.conf /etc/asound.conf.backup
sudo gedit /etc/asound.conf

e adicionar isso:

pcm.pulse {
 type pulse
}
ctl.pulse {
 type pulse
}
pcm.!default {
 type pulse
}
ctl.!default {
 type pulse
}

Aqui funcionou perfeitamente. Eu peguei isso em
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty#How_to_setup_PulseAudio_Sound_Server

Legal cara, eu tava usando o Fedora esses tempos, e o Pulse audio chamou minha atenção.. muito boa a qualidade do som... vo testar esse tutorial aí....

Com ele é possível alternar entre o alsa e o pulse, não?