Autor Tópico: compartilhar impressora lexmark  (Lida 1976 vezes)

Offline maria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
compartilhar impressora lexmark
« Online: 14 de Setembro de 2007, 11:15 »
Olá!

Tenho 3 computadores em rede com ubuntu e preciso compartilhar a impressora com eles como que eu faço eu estava pensando no menu sistema/administração/imprimindo em propriedades da impressora na aba conexão selecionar impressora rede/impressora do cups(IPP) e colocar o endereço IP da onde se encotra a impressora conectada tipo: http://192.168.0.0.
Outra eu preciso mudar as configurações da máquina quando eu entro como terminal eu preciso colocar no super usuário como root mas eu não sei a senha porque foi outra pessoa que instalou o sistema como que eu faço para descobrir essa senha tem como o eu tenho que reinstalar o ubuntu.

 

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: compartilhar impressora lexmark
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2007, 19:45 »
Seja bem-vinda, Maria!...

- Caso a sua versão do Ubuntu seja anterior à 7.04, verifique no Synaptic se o Samba está instalado em todas as máquinas;
- Na máquina onde a impressora está ligada, marque-a como compartilhada.
- Nas demais, escolha impressora de rede e forneça o caminho.

Quanto à sua outra dúvida, a conta root não é habilitada por "default" de segurança. Para executar qualquer comando no terminal com direitos de root, basta preceder o comando com a palavra "sudo" (sem aspas, claro).

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB