Autor Tópico: Problemas na Instalação (antigo "Ubuntu no Pen Drive")  (Lida 6221 vezes)

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Problemas na Instalação (antigo "Ubuntu no Pen Drive")
« Online: 20 de Abril de 2007, 09:57 »
Olá!

Recentemente instalei o Damn Small Linux (50MB) no meu Pen Drive (2GB), utilizando este guia:

http://www.pendrivelinux.com/2007/01/02/all-in-one-usb-dsl


Entretanto, sou iniciante em Linux e o processo de salvar arquivos e configurações nessa instalação se mostrou muito, mas muito complicado mesmo. Possivelmente por se tratar de uma instalação baseada no formato LiveCD.

Agora vejo que no mesmo site existe um Guia para instalação do Ubuntu no Pen Drive:

http://www.pendrivelinux.com/2007/01/25/usb-x-ubuntu-610


A minha dúvida é se, com esse tipo de instalação, também terei dificuldades para salvar arquivos e configurações, pois me parece também baseada em LiveCD. Se for o caso, existe uma maneira melhor de fazer a instalação?

A minha intenção é usar o Linux no Pen Drive por um tempo para me familiarizar melhor com o sistema, e só então me aventurar em um particionamento e instalação no HD se realmente gostar dele.


Obrigado a todos!  ;)
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 19:57 por SuperEly »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2007, 16:17 »
Caro SuperEly,

Dê uma olhada neste link http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=17786.0

Fiz uma experiência instalando o Dapper Drake em uma pendrive 2gb conforme mostrado no http://wiki.ubuntu-br.org/Pendrive. Aparentemente todas as configurações ficaram salvas e consegui gravar coisas na pendrive uma vez que ela fica particionada uma partição com a ISO e a outra com as pastas do sistema com permissão de leitura e escrita.

Como comento no tópico está meio longe de ser o que eu queria de um Linux em uma pendrive mas para seu objetivo acho que vai funcionar.

Se conseguir algo melhor poste aqui!!!!

Abração
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2007, 13:34 »
Hummm... Leitura interessante.

Mas para fazer essa instalação eu já deveria ter o Linux instalado e funcionando no computador.

A minha busca, em que nem o grande Google ajuda, é uma instalação direta no Pen Drive.  8)


Edit

Não é exatamente o que eu procurava, mas encontrei uma instalação alternativa feita pelo Windows que não exige particionamento do HD. Creio que a performance não seja a mesma, mas serve aos fins a que se destina, embora não tenha a mobilidade que eu buscava no Pen Drive.

https://wiki.ubuntu.com/install.exe/Prototype


Edit2

Apenas para constar, quando a instalação terminou o download do arquivo, ele simplesmente recomeçou do zero. Procurando no fórum oficial encontrei pessoas que tiveram o mesmo problema e outras que, conseguindo superá-lo, enfrentaram outros na inicialização.

Resumindo. Estou baixando o LiveCD e pretendo instalar no HD pelo método convencional. A minha dúvida agora é como poderei deixar o HD apenas com a partição Windows novamente se for necessário...
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 21:58 por SuperEly »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2007, 07:46 »
Hummm... Leitura interessante.

Mas para fazer essa instalação eu já deveria ter o Linux instalado e funcionando no computador.

Acredito que seja possível fazer ainstalação na pendrive sem ter o Ubuntu instalado, bastando utilizar um live-cd.

Edit

Apenas para constar, quando a instalação terminou o download do arquivo, ele simplesmente recomeçou do zero. Procurando no fórum oficial encontrei pessoas que tiveram o mesmo problema e outras que, conseguindo superá-lo, enfrentaram outros na inicialização.

Resumindo. Estou baixando o LiveCD e pretendo instalar no HD pelo método convencional. A minha dúvida agora é como poderei deixar o HD apenas com a partição Windows novamente se for necessário...

Acreditio que usando um live-cd você consiga reestruturar as partições em seu disco com um particionador! Uso muito o Kurumin 6.1 para essas tarefas!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2007, 12:39 »
Neste momento estou usando o Ubuntu pelo LiveCD, e realmente estou gostando muito dele.

No escritório, em um computador com 256MB, obviamente ficou meio lento rodando do CD. Aqui em casa, com 512MB já está bem melhor.

Resumindo, estou convencido a fazer a instalação. E será essa noite!  ;)

E tenho a impressão que jamais precisarei desinstalar...


Edit

A propósito. Para instalar neste computador com 512MB. Tenho um HD primário com 40GB (e Ruindows) além de um secundário com 120GB.

Creio que o melhor será instalar no de 40GB. Para isso pensei em criar um duas partições, sendo uma swap. Mas vi algumas pessoas dizendo que o melhor seriam 3 partições: uma swap, uma para o sistema, e outra para arquivos. Com isso poderia instalar, por exemplo, outra versão do linux sem perder os arquivos.

Pois bem, quantas partições, e de que tamanho, vocês recomendam?
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 12:58 por SuperEly »

Offline Cofor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2007, 13:26 »
Neste momento estou usando o Ubuntu pelo LiveCD, e realmente estou gostando muito dele.

No escritório, em um computador com 256MB, obviamente ficou meio lento rodando do CD. Aqui em casa, com 512MB já está bem melhor.

Resumindo, estou convencido a fazer a instalação. E será essa noite!  ;)

E tenho a impressão que jamais precisarei desinstalar...


Edit

A propósito. Para instalar neste computador com 512MB. Tenho um HD primário com 40GB (e Ruindows) além de um secundário com 120GB.

Creio que o melhor será instalar no de 40GB. Para isso pensei em criar um duas partições, sendo uma swap. Mas vi algumas pessoas dizendo que o melhor seriam 3 partições: uma swap, uma para o sistema, e outra para arquivos. Com isso poderia instalar, por exemplo, outra versão do linux sem perder os arquivos.

Pois bem, quantas partições, e de que tamanho, vocês recomendam?

Fica a seu critério... essa sugestão de separar os arquivos pessoais ( /home ) dos arquivos de sistema ( / ) é para facilitar a reinstalação da distribuição sem ter que formatar seus dados pessoas, preferências e configurações dos programas.
Em casa eu coloquei 15 GB pro sistema ( / ) 512 MB pra swap e os 65 GB restantes para o /home

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2007, 13:55 »
Certo. Agora descobri que o Linux enxerga as partições NTFS mas o Windows não enxerga as partições Linux. De posse dessa informação imaginei o seguinte particionamento:

8GB -> sistema
512MB -> swap
1,5GB -> home

Estarei ocupando 10GB do HD para instalação do sistema, programas e configurações. E continuarei a salvar os arquivos pesados na partição Windows.

Fato é que só terei uma boa noção das necessidades com o tempo de uso, e sei que sempre poderei redimensionar as partições futuramente.

A não ser que haja alguma contra-indicação para este particionamento...

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2007, 14:39 »
Acho que não precisa de 8 gb para o sistema
O sistema fica bem em uns 3 a 4gb, assim daria pra você aproveitar mais espaço para a partiçaõ /home que é onde irá ficar seus mp3, documentos e planilhas, imagens e etc, a swap de 512 acho que tá legal!

Atenção ao fato que o acesso de leitura e escrita é mais fácil para partições fat32. Não sei se outras versões Ubuntu tem a  função de leitura e escrita nativa (leitura sim!) em partição ntfs.

Bom eu instalei o Dapper Drake em uma partição pequena e arrependi, vou redimensionar as partições de modo que o Dapper terá mais espaço pois hoje praticamente não uso o outro $O.

Abração
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2007, 17:08 »
Nossa, tem isso! Olha eu quase dando bola fora... ;D

Atento ao que você disse dei uma pesquisada e vi que realmente tem que fazer uma configuração para escrita em unidades NTFS, e ainda assim não fica bom, correndo o risco de perder dados...

Então aqui vai uma nova configuração:

3,5GB -> sistema
512MB -> swap
6GB -> home

Pretendo fazer a instalação essa noite dando uma olhada neste guia:

http://hmr.xenservers.net/index.php?title=Instalando_o_Ubuntu_em_uma_parti%C3%A7%C3%A3o_%28trabalhando_em_dual_com_o_Windows_XP%29.


Tenho a intenção de comprar um Notebook em breve, agora que estão ficando bem mais em conta, e quando fizer isso pretendo instalar apenas Ubuntu nele. Até lá espero estar bem familiarizado com o SO.
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 21:55 por SuperEly »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2007, 21:46 »
Dê uma olhada aqui também para auxílio na instalação

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0


@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2007, 21:55 »
Eis que surge o primeiro problema. O particionador da instalação simplesmente não reconhece quanto espaço está utilizado no HD primário (unknown) e como resultado não dá opção para redimencionar a unidade ou fazer a divisão. O mesmo não ocorre com o segundo HD, nem imagino o motivo.

Consigo ler ambas as unidades normalmente pelo Ubuntu no LiveCD, montei, desmontei, reiniciei, desliguei, mas este problema persiste.  :-[

E o mais curioso. Quando desconecto o segundo HD do computador, o Ubuntu simplesmente não consegue iniciar pelo LiveCD. Ele exibe uma série de erros e não vai para frente.  :-\

O HD primário está perfeito, pois utilizei o scandisk e desfragmentei, sem nenhum erro. Tem 20GB livres (50%). Testei o MD5 da minha iso, está Ok.


Pois bem, sou persistente e não vou desistir. Agora estou baixando o LiveCD do GParted, versão 0.3.4-6, para tentar fazer por ele o particionamento...


Edit

Estranho, estranho. GParted e Partition Logic dizem que há erro no HD e não conseguem redimencionar a partição ou exibir o espaço utilizado.

Imagino que seja alguma incompatibilidade com o sistema NTFS, pois já usei o checkdisk completo e não detecta nenhum erro. Também executei o programa de diagnóstico da Samsung que não mostra erros no HD.

Diante disso, estou baixando dois particionadores que creio funcionarem no Windows. O PowerQuest Partition Magic e Norton Partition Magic. Vou testar com ambos e ver o que acontece.
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 10:54 por SuperEly »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2007, 12:12 »

Estranho, estranho. GParted e Partition Logic dizem que há erro no HD e não conseguem redimencionar a partição ou exibir o espaço utilizado.

Imagino que seja alguma incompatibilidade com o sistema NTFS, pois já usei o checkdisk completo e não detecta nenhum erro. Também executei o programa de diagnóstico da Samsung que não mostra erros no HD.


Não creio que seja uma incopatibilidade dos particionadores utilizados e o sistema ntfs...

Tente particionar com o cfdisk. Uma outra tentativa é usar o particionador de uma outra distro uso muito o do kurumin para isso.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Pen Drive
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2007, 14:59 »
Até que enfim. Redimensionei o HD e criei as 3 partições facilmente com o Norton Partition Magic.  ;D

Portanto, essa noite irei instalar o Ubuntu. Como já tenho as 3 partições prontas, espero que o instalador me dê opção para selecionar em quais quero o quê (sistema, home e swap).

 ;)


Edit

Infelizmente as coisas não deram certo. O LiveCD simplesmente não consegue inicializar mais. Ele exibe uma série de erros, e não entra. Na dúvida tirei o HD primário e deixei apenas o outro, intocado, mas não resolveu. Gravei outro CD e nada mudou. Confesso que já estou passando raiva com essa instalação. Ainda mais quando lembro da facilidade que é instalar o Ruindows...

Diante deste conjunto de fatores eu só posso imaginar que o Ubuntu não está conseguindo iniciar pelo LiveCD porque não está conseguindo fazer cache nos meus HDs com partições NTFS, devido a alguma peculiaridade, mas conseguia fazer isso de algum modo antes que eu particionasse o primeiro HD.

Seja como for, agora decidi usar do que creio ser minha última cartada! Estou baixando a versão Alternate e tentarei instalar por ela. Imagino que ela entre direto na instalação, em modo texto, e isso aumente as chances de êxito.

Se nem isso funcionar vou deixar o Linux um pouco de lado, ou testar alguma outra distribuição quando tiver passado o estresse...
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 19:56 por SuperEly »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Problemas na Instalação (antigo "Ubuntu no Pen Drive")
« Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2007, 08:44 »
Já tive problema similar com live-cd e era a velocidade de gravação. Experimente gravar em uma velocidade baixa 4x por exemplo.  OBS: Não é CD-RW não né?
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Problemas na Instalação (antigo "Ubuntu no Pen Drive")
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2007, 21:53 »
Nops! Não é CD-RW.

Seja como for, nunca mais tento fazer uma instalação pelo LiveCD. Instalei com grande facilidade pelo Alternate. Fiquei até espantado como tudo correu tão bem!

Aliás, preciso até testar o Windows depois porque não entrei mais nele desde que consegui instalar o Ubuntu! ;D

Sistema Operacional novo, vida nova! E mais um feliz usuário Ubuntu!  ;)