Desempenho - Ubuntu Feisty X Windows 98 e ME

Iniciado por Joseph, 18 de Abril de 2007, 18:42

tópico anterior - próximo tópico

Joseph

Fiz este teste por três vezes seguidas, levando-se em conta que o Ubuntu Feisty estava totalmente completo, com todos os programas e jogos que uso diariamente, rodando o Beryl, Kiba-Dock e Gkrellm (Utlizando um monte de sensores) na bandeja, papel de parede, menu transparente e tudo quanto é tipo de perfumaria, e o Windows 98, tanto quanto o ME, totalmente pelados, sem papel de parede ou efeitos, contando apenas com o Avast, Analog Proxy e o Monitor de rede da wireless na bandeja.

PS.: Antes que perguntem porque ainda uso essa raridade (Windows 98), informo-lhes que tem um jogo excepcional que uso, o Age Of Empires II - The Conquerors, acho que foi uma das melhores produções que a MS fez até hoje, sem contar que tá cheio de bugs, eheheheh, e infelizmente pelo Wine fica horrível pra jogar.

-------------------------------------------------------------
Do Grub até o ambiente gráfico:

Windows 98    = 30 segundos
Windows ME  = 29 segundos
Ubuntu Feisty = 40 segundos
Do ambiente gráfico até o sistema estar completamente pronto:

Windows 98    = 40 segundos
Windows ME  = 35 segundos
Ubuntu Feisty = 25 segundos
Desligamento:

Windows 98    = 10 segundos
Windows ME  =  13 segundos
Ubuntu Feisty = 20 segundos
Uso de memória:

Windows 98    = 269 MB de memória
Windows ME  = 197 MB de memória
Ubuntu Feisty = 113 MB de memória
Quantidade de processos usados:

Windows 98    = 22 processos
Windows ME  = 26 processos
Ubuntu Feisty = 87 processos
Uso da CPU:

Windows 98    = 5%
Windows ME  = 6%
Ubuntu Feisty = 1%

Meu Micro:

AMD Atlhon XP 2000+
MB Asus A7N8X-XE
Memórias 768 MB DDR PC 3200 Samsung
Placa de Vídeo GEFORCE FX 6200
HD Samsung 40 GB 7200 RPM

Abraços,

Joe.

s4suk3

Tem certeza que esse windows 98 não está usando algum programa tipo aqueles que mainframes usam?
Nem o XP aqui usa tanto. No total, com WLM, mIRC, Gerenciador de Tarefas, Winamp e Firefox com 2 abas leves abertas usa 170mb :P
Usaria menos se minha placa de vídeo fosse off-board(meu pc tá quebrado, então tenho q usar esse lixo).
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Joseph

Citação de: s4suk3 online 18 de Abril de 2007, 18:55
Tem certeza que esse windows 98 não está usando algum programa tipo aqueles que mainframes usam?
Nem o XP aqui usa tanto. No total, com WLM, mIRC, Gerenciador de Tarefas, Winamp e Firefox com 2 abas leves abertas usa 170mb :P
Usaria menos se minha placa de vídeo fosse off-board(meu pc tá quebrado, então tenho q usar esse lixo).

nao, só o q citei mesmo, quanto mais se dá memória ao rwindows, mas ele pede, testei com o freemem.

gabriel0085

Olha wolwerine, realmente eu tenho que concordar com o s4suk3 270 mb com windows 98 não faz o menor sentido.

Eu o rodava na minha antiga máquina, sem problemas:

-k6-2 200
-32mb ram
-norton 5 (na inicialização)

-diablo II (com velocidade normal) e winamp simultaneamente.

-------

Eu já vi o win98 rodar (com alguma dificuldade é verdade), num 486DX2 com 16mb ram.

ps - o win98 era ultra-instável e carregado de bugs, mas um atributo notável é a sua leveza.

Joseph

Citação de: gabriel0085 online 18 de Abril de 2007, 20:38
Olha wolwerine, realmente eu tenho que concordar com o s4suk3 270 mb com windows 98 não faz o menor sentido.

Eu o rodava na minha antiga máquina, sem problemas:

-k6-2 200
-32mb ram
-norton 5 (na inicialização)

-diablo II (com velocidade normal) e winamp simultaneamente.

-------

Eu já vi o win98 rodar (com alguma dificuldade é verdade), num 486DX2 com 16mb ram.

ps - o win98 era ultra-instável e carregado de bugs, mas um atributo notável é a sua leveza.

bom, instalei o millenium, e a memoria caiu pra 197, nao sei se o programa de mediçao ta doido, freemem.

RxDx

16mb de ram eu duvido. Não abre nem o Firefox.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Felix

até hoje sinto saudades do meu velho k6II-550, pc-100 (com dois pentes 133 de 128, que juntos só reconheciam 128... "gambiarra" pouca é bobagem. vcs sabem a raridade que é uma memória pc100????) hd de 20 GB, placa mãe soyo (não lembro exatamente o modelo).

nele eu tinha:
windows 98SE
corelDraw 9.0
DElphi 5.0
Autocad2000
photoshop (não lembro qual)
OfficeXP
Acrobat Reader 5.0
Diablo II, Age of Empires...
e mais um monte de tranqueira que naum lembro

Windows XP
nele eu tive que instalar o office97, pq o oficeXP ele naum aguentava mesmo

Conectiva 8.0
nesse eu não precisava de mais nenhum programa adicional

e tudo funcionava perfeitamente, redondinho (mesmo os SO Microsoft). Pois é, acreditem se quiser, mas é a pura verdade, tenho até testemunhas. Pena que o pobre coitado veio a falecer e não está mais entre nós...

Polaco

Windows 98 recém instalado, sem nenhum software anti-virus nem nada roda até com 8 MB de ram, já instalei num Pentium 66 Mhz e rodou relativamente bem, dava até pra abrir o Internet Explorer nativo, que se eu não me engano é o 4.

Mais de 256 MB na máquina o Windows 98 não sabe gerenciar, mesmo as soluções que dizem resolver esse problema são apenas gambiarras que acabam até reduzindo o desempenho do sistema e aumentando (sim, é possível) sua instabilidade.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

gabriel0085

Citar16mb de ram eu duvido. Não abre nem o Firefox.

O firefox 2.0 não abre mesmo. O firefox atual á exageradamente pesado, já está mais do que na hora do pessoal do mozilla se preocupar com isso.

Mas o firefox 1.0.9 roda numa boa com 16mb de ram, afinal é o browser que o DSL (damn small linux) usa. E essa distro se dispõe a rodar em computadores com 16mb de ram.

E quanto ao win98, oficialmente, requer 16mb de ram com requisito mínimo pra rodar. O win95, mínimo de 8mb ram. E o win 3.11 mínimo de (incríveis) 2mb ram!!! (temos que admitir que rodar uma GUI (bastante funcional) com 2mb de ram é realmente fantástico)

brunovegan

CitarQuantidade de processos usados:

Windows 98    = 9 processos
Windows ME  = 10 processos

com certeza isso tá errado !!

win98 com 9 processos apenas??

qual software usou para identificar os processos??

pois no gerenciador de tarefas nao mostra todos !!
O Mundo é dos Debs !

Joseph

Citação de: brunovegan online 19 de Abril de 2007, 11:35
CitarQuantidade de processos usados:

Windows 98    = 9 processos
Windows ME  = 10 processos

com certeza isso tá errado !!

win98 com 9 processos apenas??

qual software usou para identificar os processos??

pois no gerenciador de tarefas nao mostra todos !!

vou utilizar o sisoft sandra pra ver melhor, sei q tem mais processos rodando, mas o kernel nao conta, como também o linux nao lista, mas os processos q o usuario ta utilizando com sua instalaçao.

brunovegan

No Linux

se você usar

ps -auxw

ele te mostra todos os processos (provavelmente vc vai ver uns 90 no ubuntu ) ( uns 15 no Damn)

se você usar

pstree

ai ele mostra a arvore de processos , na raiz dessa arvore provavelmente vai ter só uns 10 processos.

a mesma coisa contece no Window$, o gerenciador de tarefas mostra só processos raiz.

se vc usar algum outro software ai vc conegue ver todos os subprocessos..

O Mundo é dos Debs !

Joseph

realmente a quantidade de processos é um pouco maior, apesar de que eu tinha removido alguns processos inuteis com o system mechanic, mas quanto a memoria, a informaçao está correta, as vezes quando tou jogando, ele dá pequeninas travadas, é como o colega polaco falou, nao é pq o windows 98 roda com 16mb que ele nao vá usar memoria, quanto mais o micro tiver, mas ele pede, pois é horrivel pra gerenciar memoria, pois ja o instalei em maquinas antigas e recentes.

samuelbh

Por isso que digo que o único Windows decente criado é o 2000 (uso em casa e no trabalho). Estável, leve e gerencia a memória melhor que o Win 98. Mas claro, nem chega perto de Linux.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

greylica

Bom, vamos lá.

- O Limite de memória Am do Windows 98 é 768MB de RAM, e a questão de gerenciamento até 256, não é bem assim, na verdade as máquians mais antigas tinham um sistema de cache de memória que não era onchip ( Até o PII e PIII 800 ou Athlon 1000 ), isso quer dizer que os endereços em cache dependiam do cache do processador também, pode-se dizer que 1MB de cache para um K6II 500 Fora do Die se limita a no máximo 256MB de Ram cached.
Depois disso, qualquer processador com cache on Die usa switches de RAM para fazer os caches de memória, muda praticamente tudo, com a entrada dos MTRRs. ( Memory type Range Registers ).

- O Windows 98 tem um kernel simplificado, e a contagem de tempos de processos fica prejudicada com isso, além disso, não parece haver sleep mode para processos não utilizados. A contagem é essa mesmo, tudo o que estiver mapeado como processo está ativo...

- O contador do núcleo do Windows 98 conta o cache de disco e a memória como sendo uma coisa só, se você acionar o Ksysguard vai ver que não são só 113MB que estão sendo utilizados, processos dormentes usam a swap, cache usa a RAM. Tem de olhar de novo.

- Sim, o 98 é terrível para gerenciar memória, principalmente no quesito fragmentação, e os processos não rodam sob uma memória protegida.

- O Windows 2000 segue o padrão Posix, ou seja, funciona como o Linux, com algumas mudanças, por isso é tão bom, mas o Windows 2000 é o melhor que existe por que não tem penduricalhos inúteis, e não enche o saco para pegar a chave na concessionária, o 2000 é tão bom que eu mesmo uso.

- Placa para Soyo e K6II 500, não tem melhor que 5EH5 e 5EH-M. Mas saiu uma que era a 5EH-M+, que com 512MB, AGP2X e 1MB de cache + overclock para 115 MHz e 5,5 de multiplicador (632Mhz), 2,4 de voltagem, cooler com base de cobre e memórias 133Cas2 com todos os aceleradores e quase todos os dispositivos legacy desabilitados, deixava até mesmo os Pentium III 850 em placa Asus comendo pó.

Eu tive um desses mas tive de vender e esquartejar quando migrei para o Athlon XP... Mas eu me divertia jogando muito Need for Speed Porsche na época, com uma Ge Force 2 GTS de 64MB ( V7700 da Asus ). Ainda sinto saudades da época...
A soyo foi boa, mas foi um erro de estratégia usar chips da VIA nas KTs. O Nforce II sempre foi e sempre vai ser Matador.