Beryl faz sumir as bordas das janelas (RESOLVIDO)

Iniciado por Asterion, 17 de Abril de 2007, 18:40

tópico anterior - próximo tópico

Asterion

Instalei o Beryl por curiosidade, os efeitos aparentemente estão funcionando, as janelas translúcidas, as transições e os outros efeitos, mas a primeira coisa que ele fez foi fazer sumir as bordas as janelas, os botões de minimizar e tudo mais. Vejam a tela capturada:

Não há bordas nem botões.

Do mesmo modo não consigo fazer funcionar os temsa do Emerald. Clico duas vezes sobre eles e nada acontece.
O que pode ser? Espero que alguém possa me ajudar.

Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor.

Reinventando Santa María

RxDx

Qual sua versão do Ubuntu e do Beryl?
Aqui em casa (ha muito tempo) aconteceu isso.. eu coloquei o comando "emerald --replace" pra iniciar no inicio de seção.. dai resolveu.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Asterion

RxDx

Tenho o Ubuntu Edgy 6.10 e o Beryl 0.2.0
Infelizmente seu truque não funcionou comigo, chapa, mas acho mesmo que é algum problema com o Emerald pois é estranho que todas as outras funções funcionem salvo os temas dele.

O que você acha?

Reinventando Santa María

AlexBR

Você deveria executar o Beryl a partir da linha de comando. Daí.. Você vê as mensagens de erros que estão ocorrendo.

Willyan

Abra um terminal e execute emerald.
Abra um outro terminal e execute beryl.

Aqui eu estava com o mesmo problema, e a versão do meu beryl é a mesma que a sua. Tent aí.

Valeu!!!

Asterion

Puxa, é verdade, esqueço a todo momento este truque.

Bem, as mensagens são as seguintes:

Emerald
emerald: Could not acquire decoration manager selection on screen 0 display ":0.0"

Beryl
beryl: pixmap 0x400012c can't be bound to texture
beryl: Couldn't bind redirected window 0xe02c3c to texture
beryl: pixmap 0x400012e can't be bound to texture
beryl: Couldn't bind redirected window 0xc01b9b to texture
(repetidas vezes, mudando apenas os números)

Já é um bom começo saber este tipo de informação, dá base pra pesquisa, mas por enquanto isso ainda não me diz muita coisa. Se vocês por acaso já viram erros semelhantes, por favor digam.

Que mensagem aparece aí pra você, Willyan?

Obrigado pela atenção.

Reinventando Santa María

Asterion

Resolvi o problema de dois modos:

1 - No xorg.conf alterei a DefaultDepth pra 24 (certificando-me que havia essa SubSection) e adicionei os seguintes parãmetros na seção "Screen" orientado pela seguinte dica No Window Borders With Beryl and NVIDIA AIGLX:

Option         "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option         "RenderAccel" "True"
Option         "AllowGLXWithComposite" "True"
Option         "backingstore" "True"
Option         "TripleBuffer" "True"

A opção TripleBuffer deixa um pouco mais lento o sistema, conforme reza o próprio site do projeto.

2 - Depois cliquei no ícone do Beryl > Opções Avançadas > Caminho de renderização > Cópia
Conforme uma das dicas de No window border

Isso deve ser suficiente pra fazer funcionar, como a minha opção Visual effects > Decoração da janela estava desmarcada, só funcionou depois disso.

Reinventando Santa María

Willyan

Asterion,

Me desculpe não ter te respondido, mas eu não estava conectado nesta tarde.

Mas estou evitando usar o Beryl, porque quando eu uso ele, minha conexão cai. Eu uso conexão discada. E estou usando este problema, vou tentar solucionar ele.

também vou tentar fazer isso que você fez, porque é chato ficar executando toda hora no terminal.

Valew!!!

mariojr

AFF minhas bordas n estavao funcionando (com o bordas de janelas ligado) ae desinstalei mexi um monte no xorg e nda.. mexi dnovo e nda.. mexi dnovo e nda.. ae depois fui ver q tinha descelecionado o decorador de janelas ¬¬ agora n sei oq fiz pra funcionar aheuhae..

fabiodsp

Citação de: Asterion online 18 de Abril de 2007, 16:40

1 - No xorg.conf alterei a DefaultDepth pra 24 (certificando-me que havia essa SubSection) e adicionei os seguintes parãmetros na seção "Screen" orientado pela seguinte dica No Window Borders With Beryl and NVIDIA AIGLX:

A opção TripleBuffer deixa um pouco mais lento o sistema, conforme reza o próprio site do projeto.

2 - Depois cliquei no ícone do Beryl > Opções Avançadas > Caminho de renderização > Cópia

Isso deve ser suficiente pra fazer funcionar, como a minha opção Visual effects > Decoração da janela estava desmarcada, só funcionou depois disso.

Rapa, não sei como nem o porque, mas deu certo aqui no Ubuntu 7.04!

Vlw!!!

Asterion

Puxa, que bom, fabiodsp. Então já sabemos a vacina pro problema!

Reinventando Santa María

wandao.a

Eu estou tendo este problema com um dos usuários cadastrados no meu pc; os outros funcionam normalmente, olhei as configurações do xorg.conf e estão iguais ao que vc descreveu. Qdo rodo o comando metacity no terminal a barra de título aparece, mas o terminal fica como que bloqueado, ele não retorna o prompt e se fecho o terminal no X a barra some.

Citação de: Asterion online 18 de Abril de 2007, 16:40

Asterion

wandao.a

Você tem duas opções, ou roda o mesmo comando no terminal incluindo o caráctere & no final, assim o comando irá rodar em background e liberar o terminal. Exemplo:

$ gedit lista.txt &

Ele irá executar o gedit e liberar o terminar para outros comandos. Quando você fechar o terminal, no entanto, as tarefas em background serão também fechadas.

Ou você pode -- essa opção é recomendável -- executar o comando através da janela Executar (geralmente acionada pelas teclas Alt+F2). Você não terá nenhum problema com essa opção

Reinventando Santa María

wandao.a

Asterion,
Tentei seguir o seu conselho, mas eu teclo Alt+F2 e ele não abre o executar. Aí eu tenho de abrir um terminal e executar o comando metacity por exemplo; aí teclando Alt+F2 ele abre o executar. ???

Citação de: Asterion online 18 de Abril de 2008, 12:31
wandao.a

Você tem duas opções, ou roda o mesmo comando no terminal incluindo o caráctere & no final, assim o comando irá rodar em background e liberar o terminal. Exemplo:

$ gedit lista.txt &

Ele irá executar o gedit e liberar o terminar para outros comandos. Quando você fechar o terminal, no entanto, as tarefas em background serão também fechadas.

Ou você pode -- essa opção é recomendável -- executar o comando através da janela Executar (geralmente acionada pelas teclas Alt+F2). Você não terá nenhum problema com essa opção

Asterion

Puxa, estranho! Essa é a tecla padrão, se você não mudou
Vá em Sistema > Preferência > Atalho do teclado
Depois procure a seção Área de trabalho e então "Mostrar o diálogo Executar aplicação" e veja qual é o comando associado.

Daí você faz o que te falei antes

Reinventando Santa María