é q assim o zenity é so pra interface grafica ta ligado o resto dos comandos é shell script
e quanto a senha estar correta é so botar um if q nem eu fiz o zenity so serve pra aparece aquelas janelinhas do ubuntu
Trabalho com shell desde 1990, entendo bem o funcionamento. Para que você encerre o script por tempo de inatividade, ou então de continuidade à execução dos comandos seguintes o zenity teria que contar o tempo e encerrar, dando uma mensagem de erro (descoberta pela variável
$?) de encerramento devido à inatividade. Como exemplo ao que estou te falando, se você estivesse usando o comando
read para fazer a leitura das informações do usuário bastaria executar o comando com a opção
-t que conseguiria exatamente o que deseja.
Quanto à minha dúvida você não deve ter entendido, já que não quero consistir uma senha qualquer, e sim a senha do usuário (que se encontra no arquivo
/etc/shadow e criptografada). Portanto ou consigo criptografar a senha digitada pelo usuário (com a mesma rotina usada pelo sistema) e comparo com a que esta guardada no referido arquivo (já que é impossível fazer o caminho contrário... a partir da informação criptografada retornar ao dado original), ou então encontro um comando que faça isto para mim.
Apenas um
if, como esta na sua aplicação, fazendo a comparação do conteúdo da variável com uma constante não me basta.