Decretada a pena de morte do Debian

Iniciado por proberio, 17 de Abril de 2007, 08:17

tópico anterior - próximo tópico

gabriel0085

#15
Não há concorrência quando o público alvo é diferente:


Debian = estabilidade = servidores

Ubuntu = facilidades = desktops



boi

Não os públicos não são diferentes. O Ubuntu vem caminhando para atender a todo o tipo de público, inclusive o uso em servidores.

RamTao

Eu usava GNU/Debian e hoje uso o Ubuntu e acho ele ótimo.

porem o GNU/Debian não vai simplesmente acabar só porque o Ubuntu vai ficar 100% livre, sem contar que por quanto tempo o Ubuntu ira permanecer 100% livre!!!

com certeza o GNU/Debian é bom demais para acabar!
http://phpmais.blogspot.com/ - Blog sobre PHP - PHPGTK e assuntos relacionados

samuelbh

Se o Debian acabar, o Ubuntu também acaba. Li em algum lugar um entrevista em que o próprio Mark Shuttleworth afirma que os pacotes do Ubuntu são sincronizados com o servidor unstable do Debian.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

gabriel0085

Inserir Citação
CitarNão os públicos não são diferentes. O Ubuntu vem caminhando para atender a todo o tipo de público, inclusive o uso em servidores.

É boi, você tem razão. Parece que meus (pré)conceitos estão um pouco ultrapassados. =P

Eu andei dando uma olhada por aí pela net e li que a Canonical está realmente está investindo pesado na área de servidores. Trazendo novas features voltadas pra esse público específico, fazendo acordos comerciais para o melhoramento da versão server e até preocupando-se com um suporte a empresas mais funcional e de melhor qualidade.

E li o release oficial do lançamento do debian em que eles próprios anunciam uma espécie de mudança de rumos na distro, no qual buscarão implementar facilidades para se aproximar do público inicante.


Realmente os públicos de debian e ubuntu estão convergindo.
E pelo visto, é bem provável que a força atual de ubuntu faça o debian encolher.         

samuelbh

Na verdade, acho que as comunidades das duas distros são comuns. Muita gente que desenvolve para Debian também desenvolve para Ubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

proberio

Citação de: gabriel0085 online 20 de Abril de 2007, 05:29
Não há concorrência quando o público alvo é diferente:


Debian = estabilidade = servidores

Ubuntu = facilidades = desktops




Concordo contigo!!!
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

biohazard

Discordo , eu so um usuario debian etch , e vejo que as 2 distros sao otimas com mesmo foco porem ideologias diferentes


[] 's
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

samuelbh

Espero que o Debian não morra, pois instalei o netinstal aqui em casa e personalizei de acordo com minhas necessidades e nucna vi um sistema tão leve e estável como este. Dá um pouco de trabalho mas no fim é recompensador.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

raz0r

#24
Eu instalei o lenny depois que o o etch se tornou estável. Depois instalei e configurei o fluxbox (canseeera), removi um monte de tralhas que foi instalado junto ao gnome, rapaz! Parece até que coloquei um nitro do meu pc, tudo é executado em pouquíssimos segundos e nunca trava nada; Agora só falta recompilar a última versão do kernel, mas ainda não tive coragem e também nem sei se consigo.  :P
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Piras

#25
Citação de: boi online 20 de Abril de 2007, 10:48
Não os públicos não são diferentes. O Ubuntu vem caminhando para atender a todo o tipo de público, inclusive o uso em servidores.

E o Debian Etch, por sua vez, tem se revelado uma excelente distribuição para desktops.

Instalei o Etch há poucas semanas e vejo um forte equilíbrio entre esta versão e o Feisty. Sim, devido sobretudo às contribuições da comunidade, o Ubuntu ainda é melhor para o iniciante. Mas não se esqueçam que já existe Automatix para o Debian, que agora instalar o Ambiente Java e drivers proprietários no Debian é facílimo e que muitos sites e fóruns novos estão nascendo para facilitar a vida do usuário desktop no Etch.

Há ainda muitos problemas no Debian e o gigantesco atraso no lançamento do Etch foi por certo especialmente desencorajador. No entanto, no proprio Ubuntu nem tudo são flores: muita gente está "pulando" para o Feisty diretamente do Dapper e não é por mera distração... Eles perceberam sim que existiu um certo Edgy!

Polaco

Quanto exagero! só porque uma derivada faz sucesso não quer dizer que irá matar a distribuição original! Quantos derivados de Red Hat existem/existiram e o Red Hat/Fedora continua firme e forte?

Quanto a debandada de desenvolvedores, alguém aqui já ouviu falar no Slackware a "Distro de um Homem Só"? Ninguém questiona a estabilidade/qualidade do Slack, uma distribuição movida pelo amor de seus usuários e poucos colaboradores. Acredito que na pior das hipóteses o Debian chegue neste nível, mas é pouco provável.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740