Autor Tópico: Ubuntu 7.10 'Gutsy Gibbon'  (Lida 1992 vezes)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Ubuntu 7.10 'Gutsy Gibbon'
« Online: 16 de Abril de 2007, 17:17 »
Ubuntu 7.10 'Gutsy Gibbon'
Ubuntu 7.10 'Gutsy Gibbon' terá variante oficial só com softwares e conteúdos livres
16/Apr/2007 - 13:52 - Enviado por Redação PLS - Brasil

Segundo o anúncio, a nova variante oficial (em moldes similares aos do Xubuntu, Kubuntu e Edubuntu) radicalmente livre do Ubuntu adotará um conceito ultra-ortodoxo de liberdade de software, ainda mais estrito que o adotado pelo projeto Debian: até mesmo firmwares não-livres serão rejeitados.

“O fundador da distribuição Ubuntu, Mark Shuttleworth, anunciou o nome da futura versão de outubro de 2007: Gutsy Gibbon (Gibão Corajoso).

No mesmo anúncio ele comenta sobre uma nova variante do Ubuntu a ser desenvolvida juntamente com a 7.10. Trata-se de uma 'versão ultra-livre' do Ubuntu. Segundo Shuttleworth, ela terá "uma visão ultra-ortodoxa de licenciamento: nenhum firmware, driver, imagens, sons, aplicativos ou outro conteúdo que não inclua a fonte completa do material e direitos totais de modificação, remixagem e redistribuição... ao qual demanda uma interpretação super-estrita de 'livre' em software livre".

O novo 'sabor' do Ubuntu deverá ser desenvolvido em conjunto com a equipe do projeto Gnewsense, a distribuição recomendada pela Free Software Foundation. Mais informações no Tectonic. O calendário de desenvolvimento do Gutsy Gibbon já está disponível.”

Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/9111