Autor Tópico: Linux e virus  (Lida 14257 vezes)

hit0442

  • Visitante
Linux e virus
« Online: 21 de Novembro de 2005, 20:51 »
Long time ago...
Citar
"Não há vírus para linux."


Nowadays...
Citar
"Qual é o melhor anti-vírus pra linux?"


Bom, essas são duas frases que eu li, em diferentes momentos, então refleti e fiquei com a seguinte dúvida. Se existe anti-vírus para Linux, significa então que também há vírus. Insso contradiz a primeira frase. Então eu pergunto para vocês. há ou não há vírus pra linux? Se há, é realmente necessário ter um anti-vírus? E um firewall, pra que serve no linux? Essas são dúvidas de um novato que precisam ser respondidas.  :D  :D  :D

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:07 »
Embora eu nunca tenha visto um vírus para Linux, sei que existe porque já li pela Net, mas a dificuldade de um vírus causar algum prejuízo em uma máquina rodando o Linux, desde que configurada com os requisitos mínimos de segurança recomendados, é remota.

Se existe vírus, existirá alguém que produza um antivírus também, mas eu nunca conversei com ninguém que tenha enfrentado qualquer problema relacionado a vírus usando o Linux e nem conheço ninguém que tenha um antivírus para Linux instalado.

Eu conheço apenas o 'F-Prot', que é um antivírus para rodar em Linux, porém serve para escanear a partição do Windows quando infectada por algum vírus que interfira na inicialização. Aí você roda o 'F-Prot' e limpa o Windows para poder usá-lo depois. É o Linux trocando fraldas no Windows :-D

Pesquise pela Internet e você aprenderá como manter seu sistema seguro.

Principalmente, lembre-se disto: não configure seu micro deixando o usuário padrão trabalhar como root em tempo integral (deixe isso para os usuários de um outro sistema operacional!). Use o root apenas quando for absolutamente necessário.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:36 »
Os antivirus para Linux devem ser instalados em servidores para proteger as estações Windows. São antivirus instalados em servdores de e-mails para evitar que os anexos do Outlook infectem a rede... em servidores da arquivos para eliminar vírus das partições SAMBA.. Em fim, o problema é o Windows.

Sim, existem vírus para Linux, mas são tão raros que você fica famoso quando é infectado por algum. Garanto que você poderia até dar entrevista no Jô Soares se acontecesse contigo. :-)

No fim das contas, acho que é mais fácil você perder dados no linux derramando suco em cima do seu computador por acidente, do que ser infectado por um vírus. :-D

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:47 »
ahh nao fala assim pq hj eu derramei suco de laranja no teclado intero!

ainda bem que ele ta funcionando ainda !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:11 »
Citação de: "biohazard"
ahh nao fala assim pq hj eu derramei suco de laranja no teclado intero!


Mas.. duvido que tenha pego um vírus alguma vez na vida!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:14 »
heauheauheau bio é uma figura mesmo :P

Esse tipo de questão já foi bem discutida aqui no fórum, hein... Era só dar uma pesquisada mas tudo bem, deixa pra próxima. O que o pessoal tem dito é que os antivirus do Linux servem para scanear computadores Windows. Existem sim vírus para Linux mas somente usuários extremamente descuidados (aqueles que usam o root até pra navegar na internet) são passíveis de pegar esses vírus. E mesmo assim é difícil, hein... A vasta maioria dos sites mal-intencionados possuem vírus apenas para Windows, visando afetar uma maioria de usuários visto que Windows é o sistema operacional predileto de usuários descuidados.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:51 »
Citação de: "biohazard"
ahh nao fala assim pq hj eu derramei suco de laranja no teclado intero!

ainda bem que ele ta funcionando ainda !


ahuahauhauhauhauahua

Putz, achava que só eu comia na frente do PC.  Com o copo de suco/refri/água bem no canto do móvel, mais alto que o teclado. Ainda bem que até hoje só cairam coisas sólidas.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Linux e virus
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2006, 00:36 »
Estou confuso!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Linux e virus
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2006, 00:36 »
Afinal, vocês usam ou não usam anti-vírus no Linux? Qual deles vocês recomendam, se for o caso?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Linux e virus
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2006, 01:33 »
Eu não uso. O Anti virus como ja disseram é pra escanear estações Windows. Ou então pra vc escanear pra não mandar virus em arquivos pra os seus amigos, ou seja... o seu Linux sobrevive, mas o Windows do cara não hehe.

Mas eu to nem ai... se manda virus pros usuarios Windows a culpa é deles de usar um sistema tão porco hahahahah. No meu Linux virus não funciona por nada hahahah.

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2006, 03:56 »
eu não uso antivirus, tenho o firewall aqui mas isso era parte da terapia que eu tive de fazer para me desintoxicar do windows, não me sentia seguro ficava com medo de clicar em qualquer link no navagador as mãos tremiam e eu suava frio toda vez que ligava o cabo da internet ao pc acendia umas velas e pedia proteção, mas hoje estou curado, clico aqui, clico lá, clico acola, hoje eu abro uns 10 firefox cheio de abas em diversas paginas proibidas para menores e não faço isso para ver seu conteudo, faço isso apenas para navegar, a sensasão é ótima me sinto como o Sephiroth do jogo Final Fantasy 7, andar pelo fogo sem se queimar hehehe, brincadeiras a parte rsrs

virus que afetam seu sistema, até existem sim, qualquer um pode fazer de forma bem facil com um script shell, mas só que você vai ter que digitar primeiro $ chmod +x nomedovirus para ele poder ser um executavel, depois largar em sua pasta bin com $ sudo cp /usr/bin/ nomedovirus e depois para executar basta digitar $ sudo nomedovirus mas fique sabendo que mesmo assim ele pode falhar, pois ainda pode ter algumas travas de segurança que desconheço ou faltar alguma biblioteca ou pacote, se tiver alguma duvida sobre como infectar seu pc, digite $  nomedovirus --help que será listada uma documentação de ajuda, sobre bibliotecas e como infectar seu pc e tambem uma descrição completa do virus, tá bom ta bom agora eu falo sério, prometo

eu acho admissivel que um sistema operacional possa ser invadido com apenas dois cliques, tenho uma base do que é preciso saber e fazer para dar a luz a um virus, quem conseguir fazer isso no Linux parabens, digo virus que presta e não colocar um txt escrito "eu estive aqui" hehe mas aproveite bem seus minutinhos de fama, pois logo vem um hacker de verdade e veta a vulnerabilidade, no mais tardar algumas horas, legal que o cara que crio o virus vai analisar o seguinte, "que coisa passei um ano elaborando este virus para durar apenas alguns minutos" pois é, acha que o cara vai querer se aventurar de novo para ficar vendo o pessoal debochando? hehe

"nanana na na na, teu virus não é de nada,
ficou inofenssivo, depois de uma atualizada"

hehehe, desculpa gente, não to conseguindo

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2006, 07:18 »
a revista Linux Magazine tratou deste assunto no mês de março

gostei da reportagem, vejam também

em PDF: http://www.linuxmagazine.com.br/issue/17/LM17_23-26.pdf

índice: http://www.linuxmagazine.com.br/issue/17

falou

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Linux e virus
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2006, 08:21 »
Citação de: "arsolto"
Afinal, vocês usam ou não usam anti-vírus no Linux? Qual deles vocês recomendam, se for o caso?


Se fores paranoico podes instalar um.. Mas é mais facil sair a lotaria do que apanhar um virus em Linux.

Como já disseram os anti-virus em Linux têm interesse para limpar os virus do windows.

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Linux e virus
« Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2006, 16:48 »
Olha so sei q so novo usuario do linux, mais li um artigo recentemente falando sobre isso, pelo q eu entendi ja se sabe de alguns virus q conseguem infectar tanto windows quanto linux, que o linux eh menos visado por ser dificiu a proliferaçao de virus para o linux por um menor numero de makinas eh verdade, mais se esse tipo de virus continuar a ser bem desenvolvido isso pode mudar, graças ao grande numero de usuarios q migram da plataforma windows para linux.

ou seja quanto mais espaço e força, ganha a plataforma no senario virtual, mais visada ela sera, e daki algum tempo, essa verdade incontestavel de q nao se precisa de antivirus para o linux pode mudar, mais ate la a tranquilidade me cerca!!!

hehe t+ galera!!!

Offline |Fly|

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • HÁ!
    • Ver perfil
    • http://www.fotolog.net/sensei_fly
Re: Linux e virus
« Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2006, 18:49 »
Sim, pode ser que mais tarde apareça vários vírus para Linux, mas só vai pegar eles quem for muito trouxa, como já foi dito, pode existir, mas o vírus tem que ser soda e o usuário ser bundão para cair nele.

Sei lá, estou tranquilo no meu PC. E fico rindo quando alguém vem me pedir se tenho CD do Windows, pois vai ter que formatar pois pegou vírus.
Eu sou Nerd. E daí?