Autor Tópico: Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!  (Lida 22805 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Online: 21 de Novembro de 2005, 19:40 »
É isso aí pessoal, qual o comando para Scanear os dispositivos USB no Ubuntu? Alguém sabe?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2005, 20:10 »
Se eu não me engano lsusb.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2005, 20:18 »
Citação de: "Agent Orange"
Se eu não me engano lsusb.


Este comando apenas listou os dispositivos nas portas USB. Veja:

root@Casa:/home/galactus# lsusb
Bus 003 Device 003: ID 0dda:2005 Integrated Circuit Solution, Inc.
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 002: ID 045e:0084 Microsoft Corp.
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
root@Casa:/home/galactus#


No caso, quero que ele Scaneie novos dispositivos que ele não montou. Como o Leitor de Cartão de memória USB que ele não reconhece.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2005, 20:43 »
Nao tem que scanear. Ele tem que reconhecer sozinho. Será que tu não andou desativando coisas demaisna inicialização não???

Quando tu espeta não aparece la no Meu Computador ja?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2005, 20:49 »
Citação de: "LedStyle"
Nao tem que scanear. Ele tem que reconhecer sozinho. Será que tu não andou desativando coisas demaisna inicialização não???

Quando tu espeta não aparece la no Meu Computador ja?


Não desabilitei nada da inicialização. Nem instalei o Bum ainda....

Não aparece nada não quando espeto o Leitor do Cartão de memória. No Kurumin aparece, se eu der o boot com ele espetado ou se espetar ele depois de ele ligado. To dando uma lida no site do Guia do Hardware pra ver se acho o que é.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:12 »
Galactus,

Faz o seguinte. No kurumin, entra no gerenciador de dispositivo, deixa ele aberto, espeta teu leitor de cartão e vê o que acontece. Ele vai te dar um monte de informações que vão ajudar a tu descobrir qual driver (módulo) que ele está usando.

Depois faz a mesma coisa no ubuntu. Abra o gerenciador de dispositivo em /sistema/administração e veja o que ele faz. Deve até reconhecer seu leitor mas não deve estar carregando o modulo que ele carrega lá no Kurumin.

Lembro que eu quebrei muito a cabeça para fazer o meu leitor funcionar no kurumin. No Ubuntu não cheguei a tentar mais.

Qual marca é o teu leitor de cartão?
Egg

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2005, 21:46 »
eggx.geo, desculpe a demora para responder. To meio adoentado esses dias. Bom, vamos ao que interessa. Andei dando uma pesquisada no Fórum Gringo e um camarada disse para usar o comando dmesg para listar todos os dispositivos das portas USB. Pois bem, o Ubuntu reconhece o dispositivo na porta USB, mas não o monta. Olha só:


[4304439.226000] usb 3-7: new high speed USB device using ehci_hcd and address 3
[4304439.426000] Initializing USB Mass Storage driver...
[4304439.430000] scsi2 : SCSI emulation for USB Mass Storage devices
[4304439.432000] usb-storage: device found at 3
[4304439.432000] usb-storage: waiting for device to settle before scanning
[4304439.432000] usbcore: registered new driver usb-storage
[4304439.432000] USB Mass Storage support registered.
[4304468.495000] usb 3-7: reset high speed USB device using ehci_hcd and address  3
[4304474.570000] scsi: Device offlined - not ready after error recovery: host 2 channel 0 id 0 lun 0


Depois esse mesmo Gringo manda a gente tentar montar o dispositivo manualmente, com os camandos

mkdir /media/card ou /media/smart (que seja)

e /dev/hde1 /media/smart vfat noauto,user,sync,exec 0 0


Claro que ele manda sair experimentando as os drivers né, tipo hdb / hdc/ sdb / sdd e por aí vai.

Bom, no Kurumin ele reconhece o cartão de memória como Sdd1. Tentei aqui e ele diz que o dispositivo especial não exsite.

Eu nunca tinha visto ele listar um dispositivo como "ehci_hcd".  E agora? Mais tarde eu posto o que foi que achei no gerenciador de dispositivos. No Fórum Gringo são inúmeros casos de pessoas que também não conseguiram fazer os seus cartões de memória funcionar no Ubuntu. Ainda não encontrei nenhum caso de sucesso no Fórum do Ubuntu Gringo. :(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2005, 22:26 »
Bom, me desculpem pela falta de prática no Kurumin, mas não achei um gerenciador de dispositivos como no Ubuntu. Em todo caso o que achei mais próximo a isso, o informações do sistema, simplesmente não lista nada nas portas USB. Aí achei um tal de Kurumin Info, onde ele dá um relatório do Hardware da máquina. Bom fiz esse relatório com o cartão plugado e desplugado. Com o cartão desplugado não aparecia nada. Dããããã!!!  :)

Com o cartão plugado aparece o seguinte no Kurumin:

Disk /dev/sdd: 14 MB, 14909440 bytes
2 heads, 32 sectors/track, 455 cylinders
Units = cylinders of 64 * 512 = 32768 bytes

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdd1               1         455       14531+   1  FAT12

E foi só isso de infomação sobre o Cartão de memória.

Já no Ubuntu ficou fácil, vou colocar todos os Screens Shots que tirei do Gerenciador de dispositivo do com o Cartão Plugado. Há, você tinha me perguntado a marca, Apesar de na caixa só aparecer "USB 2.0 Card Reader", graças ao gerenciador de dispositivos do Ubuntu achei o Fabricante, inclusive o site "Integrated Circuit Solution Inc." Bom, nem preciso dizer que ele vem com um Cd de instalação do Driver para o Ruindows. Procurei no site do fabricante por drivers mas não achei nada.













Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2005, 22:45 »
Sei que você pode criar dispositivos com o comando mknod quando eles não são criados automaticamente pelo modulo.
Você poderia tentar criar esse dispositivo manualmente
mknod /dev/sdd1 c60 0

o c60 0 é para a montagem de uma camera da creative e teria que pesquisar o que significa.

Lembro que tive que criar um dispositivo /dev/pilot para funcionar a sincronização com o evolution e funcionou.
Egg

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2005, 06:39 »
Aqui começou a dar uns paus no 5.10. Tipo eu espeto meu MP3 drive e ele não monta não. Porém se eu for la no Meu Computador ele aparece desmontado. Ai dou 2 clics e funciona.

Não será o mesmo problema ai?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2005, 08:04 »
Citação de: "LedStyle"
Aqui começou a dar uns paus no 5.10. Tipo eu espeto meu MP3 drive e ele não monta não. Porém se eu for la no Meu Computador ele aparece desmontado. Ai dou 2 clics e funciona.

Não será o mesmo problema ai?


Rapaz na loja em que comprei o Leitor, eu levei minha CPU para ter certeza que iria funcionar. Teve um modelo um pouco masi enconta que até aparecia no meu computador, eu cliquei duas vezes e não montava, ele sumia depois dos dois cliques. Esse modelo que comprei simplesmente não aparece no meu computador. Só no gerenciador de dispositivos. E realmente o 5.10 parou de montar automaticamente as mídias colocadas no CR-ROM ou na Gravadora de DVD também. Preciso ir até o meu computador para eles serem montados. Ás vezes se coloco o CD na hora do boot aí ele monta. Mas ás vezs não.   Sem dúvida no Dapper Drake eles vão ter que melhorar a montagem das mídias, já chega o lance do Floppy e agora isso.


Tive lendo vários artigos no Guia do Hardware do Morimoto. Achei um artigo que dá uma aula de como o sistema vê e monta os cartões de  memória e os Pen Drives. Fala, só que com mais detalhe, para fazer o que o Gringo tinha postado no Fórum Americano. O Ubuntu deveria montar o Leitor de cartão automaticamente como faz o Kurumin. Ele é considerado pelo sistema um dispositivo de armazenamento externo ( um HD externo mesmo). Portanto ao plugá-lo ele deveria ser montado, o Ubuntu já vem com os mesmos módulos que o Kurumin usa para fazer isso. Mas não o faz.
 :evil:  :evil:  :evil:


Lamentável, mas dos males o menor. Pelo menos assim evitei de ter que desinstalar o Ubuntu. Uso o Kurumin para baixar as fotos da Camera, e passo as fotos para a partição do Ubuntu tudo pelo Live CD do Kurumin. O Xterminator até já me mostrou que foi incluído o pedido, agora no começo de Novembro, para inclusão do driver da Canon A610 nas bibliotecas do Gphoto2.  Bateu na trave mesmo, até as séries da Canon A500 têm suporte, depois as mais novas não têm.  :cry:

É ficar no aguardo mesmo.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2005, 11:30 »
Galactus,

Conectei agora a pouco meu leitor da cartão (FlashGo da Imation) no ubuntu (5.04) para ver o que acontecia.
Já tinha tentado isso a alguns meses atrás e não funcionou.
Fiquei monitorando no device manager (dm).
Conectava e ele não mostrava nada conectado no dm. Conectei e desconectei várias vezes e nada.
Quando eu conectava o leitor eu já deixava um cartão SD lá dentro, então resolvi testar de maneira diferente.
Tirei o cartão SD de dentro do leitor e conectei ele novamente, então apareceu algo lá no dm. USB-STORAGE. Como não tinha cartão não ira montar nada.
Coloquei o cartão com o leitor já conectado e nada.
Na última tentativa, desconectei o leitor, coloquei o cartão lá dentro e conectei novamente. E Tã Tã....

Montou montou o drive removível.

Para ti ver como não faz sentido, quando tinha conectado a primeira vez não reconhecia nada, depois lá na última vez, conectado da mesma maneira (com o cartão dentro), funcionou.

Talvez o teu leitor tenha esse tipo de coisa também.
Egg

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2005, 11:55 »
Citação de: "eggx.geo"
Galactus,

Conectei agora a pouco meu leitor da cartão (FlashGo da Imation) no ubuntu (5.04) para ver o que acontecia.
Já tinha tentado isso a alguns meses atrás e não funcionou.
Fiquei monitorando no device manager (dm).
Conectava e ele não mostrava nada conectado no dm. Conectei e desconectei várias vezes e nada.
Quando eu conectava o leitor eu já deixava um cartão SD lá dentro, então resolvi testar de maneira diferente.
Tirei o cartão SD de dentro do leitor e conectei ele novamente, então apareceu algo lá no dm. USB-STORAGE. Como não tinha cartão não ira montar nada.
Coloquei o cartão com o leitor já conectado e nada.
Na última tentativa, desconectei o leitor, coloquei o cartão lá dentro e conectei novamente. E Tã Tã....

Montou montou o drive removível.

Para ti ver como não faz sentido, quando tinha conectado a primeira vez não reconhecia nada, depois lá na última vez, conectado da mesma maneira (com o cartão dentro), funcionou.

Talvez o teu leitor tenha esse tipo de coisa também.


FUNCIONOU!!!!!    
 :lol:  :lol:  :lol:


eggx.geo, cara tu é demais!!! E não é que agora foi o bendito? Apareceram todas as portas do Leitor de cartões no meu computador. Assim hó:

ICSI SF / ICSI MS / ICSI SM / ICSI SD (o meu)

Daí foi só clicar duas vezes e o Ubuntu me perguntou na hora " Quer importar as fotos?"

Cara nem acreditei no que tava olhando. :)
Daí ele já chama o Gthumb e tenho acesso total as pastas com as fotos do cartão de memória.

Vai entender essas coisas né.  

Fiz assim.

Pluguei  o leitor de cartão vazio, depois retirei ele. Depois pluguei ele de novo vazio e na seqüência inseri o cartão de memória. Retirei os dois. Na terceira tentativa pluguei o leitor com cartão dentro. Daí apareceu no Meu computador.


Coisa de louco essa montagem de dispositivos do Ubuntu. Mas foi ótimo agora nem vou precisar mais do Kurumin. :)


Valeu e muito obrigado mesmo pela ajuda!!!


EDIT:

Farei mais testes para ver se toda vez vou ter que fazer isso, ou se resolve com menos Plugadas. eheheheh
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2005, 12:01 »
Beleza.

Agora vai demorar mais para ti voltar para o windows. :)

Abraço.
Egg

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como Scanear as portas USB do Ubuntu? Resolvido!!!
« Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2005, 13:12 »
eggx.geo, andei fazendo mais alguns testes. E não é toda vez que ele reconhece o Leitor de Cartão após o boot. Quando a gente Plugua o Leitor com o PC já ligado. O que notei pelo menos no meu caso é que preciso bootar o PC com o Leitor de cartão + cartão de memória já pluguado na porta USB. Aí ele aparece no meu computador. Só mando ele montar o dispositivo e pronto. Acesso as fotos.

Dá pra você ver se isso acontece com o seu Leitor também?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2