Autor Tópico: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?  (Lida 604168 vezes)

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #960 Online: 15 de Outubro de 2015, 02:40 »
Boa noite a todos.
Eu ainda não larguei o Windows por alguns motivos, mesmo tendo dual boot com Ubuntu 14.10 e Windows 8.1.
Motivos:
- GoodSync. Esse é um software de sincronização e backup que eu utilizo pra sincronizar pastas especificas do Google Drive entre os meus computadores e a nuvem. Não há alternativa igual para Linux.
- Explorer. O Windows pode ser ruim mas o Explorer é melhor do que o Nautilus. Eu navego entre vários arquivos todos os dias no trabalho e faculdade e no Explorer é bem mais tranquilo.
- Steam. Eu tenho exatamente 231 jogos no Steam e a grande maioria não tem suporte para Linux.
- Photoshop. Primeiramente gostaria de dizer que não sou artista nenhum. Faço algumas edições de logo marcas, cartões, crachás, etc. Segundo, e por favor, não venha me dizer que o Gimp é melhor e que basta eu procurar e etc e etc. Eu preso pela comodidade.
- Pacote Office. No linux não há nenhum pacote office que seja tão bom quanto o da Microsoft, infelizmente. Eu consegui emular o Office 2010 pelo Play on Linux mas não é a mesma coisa.
- Chrome. O Chrome frequentemente da erro e não consegue carregar o meu perfil. Eu preciso matar o processo e iniciar de novo, as vezes duas ou tres vezes. Nada de "Firefox", eu uso Chrome.
- Suporte. Eu trabalho com suporte ao usuário e presto serviço para vários restaurantes, então, eu utilizo programas como Ammyy, Teamviewer, softwares da Bematech, entre outros que são especificos para Windows.
- Mouse. A Logitech não disponibiliza o software setpoint para Linux e o meu mouse não funciona como deveria nele (funções dos botões)

Basicamente é isso. Fora esses problemas eu adoro o Linux. Acabei uma matéria de Shell Script no período passado da faculdade e gostei muito.
Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #961 Online: 15 de Outubro de 2015, 13:43 »
Atualmente uso dual boot com o linux ativo em 95% de todo o tempo.

- Os 5% que me forçam a usar o windows é a questão da agilidade, no sentido de que as vezes posso precisar uma aplicação ruindows e não ter tempo de configurar o wine.
- Apesar de praticamente não usar o windows, considero importante mantê-lo na maquina por questões de compatibilidade em aplicações que eventualmente podem não oferecer um suporte adequado ao linux.
- Algo que também é relevante para mim é que programo em AutoIt, uma linguagem pouco conhecida porém simples e funcional. Não acho que convenha programar no linux em ambiente simulado(wine).

Em 28 anos de vida, já estou provavelmente na quarta tentativa de definitivamente me tornar um usuário linux. Finalmente estou conseguindo isso. Talvez algo que ainda pese pra manter o windows instalado seja a insegurança quanto a minha capacidade e falta de lidar com eventuais problemas no linux.
Por algumas vezes já lidei com situações no linux em que alguma tentativa de configuração ou modificação fizesse o sistema parar de funcionar. Manter o windows instalado me garante que se um dia algo semelhante voltar a ocorrer, não estarei desamparado. Além de que, se meu linux parar, ainda tenho um sistema funcional para acessar a internet e buscar/estudar uma solução.

Talvez um dia, que eu espero que realmente chegue, eu domine o funcionamento do linux o tanto suficiente para poder lidar com os imprevistos que comumente ocorrem com quem utiliza alguma distro linux.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #962 Online: 09 de Maio de 2016, 10:10 »
Acho que pra mim, infelizmente, a pergunta deveria ser por que eu ainda tento usar Linux, depois de uns 7 anos apanhando para ter um sistema alternativo ao Windows!
Hoje eu quero apenas um sistema que faça 4 coisas: navegue na internet, faça downloads, acesse disposistivos externos ( HD externo, pendrive, celular, câmera.. ) e reproduza arquivos de mídia ( música e filme ). São só as minhas 4 pretensões com Linux. Mas está difícil, pois as frequentemente tenho tido problemas que não me deixam fazer essas coisas simples.
No Ubuntu recentemente eu não conseguia abrir mais pendrives nem HD externo. Dizia que eu não era proprietário dos mesmos, não salvava nada e para ejetar com segurança pedia senha! Não foi possível resolver, e a tentativa disso detonou mais ainda o sistema. Formatei e instalei de novo o Ubuntu, mas na instalação deu erro de Grub.
No MInt, não rodava de jeito nenhum alguns formatos de vídeo, como mp4, mpg, wmv. Ou tinha só o vídeo sem o áudio, ou só o áudio. Instalei de novo codecs, instalei outros players, tudo possível. Não deu, formatei e instalei de novo. 3 dias depois, os problemas com vídeo começaram de novo. Instalei o LMDE  e aconteceu a mesma coisa que no Ubuntu edititon.
No Mageia não instalava absolutamente nada, nem os codecs, não tocava música nem vídeo.
O Manjaro não instalou de jeito nenhum no meu PC. Apenas o botão de instalar estava apagado, eu tinha configurado tudo, idioma, região, teclado abnt2, escolhi a partição, tudo tudo, mas o maldito botão de instalar apagado. Até baixei de novo de outra fonte, gravei em um pendrive dessa vez, fui lá de novo e novamente a mesma coisa.
O Antergos aconteceu a mesmissima coisa que o Manjaro. Acho que os derivados do Arch não instalam mesmo no meu PC.
O último que eu tentei foi o PCLinuxOS, que vem com todos os codecs, mas não atualiza o Firefox ( versão 34 ), não instala outro navegador, não instala nada, dá aviso de erro. Tentei pelo Synaptic, terminal, baixando rpms da internet, tudo que eu pude e não instala. Não entendo como pode, o PCLinuxOS  não é uma distro rolling release?
Enfim é isso, agora minha próxima tentativa é o PC-BSD, vamos ver se vai dar certo. Se não der, vou ficar com Windows mesmo, que se danem os vírus e corrupções eventuais dos arquivos. Faz parte.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #963 Online: 09 de Maio de 2016, 10:21 »
Poxa amigo se essas 4 pretensões você não consegue realizar com o uso de um Linux, meio difícil achar um sistema que lhe agrade.

T+

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #964 Online: 10 de Maio de 2016, 08:29 »
Acho que pra mim, infelizmente, a pergunta deveria ser por que eu ainda tento usar Linux, depois de uns 7 anos apanhando para ter um sistema alternativo ao Windows!
Hoje eu quero apenas um sistema que faça 4 coisas: navegue na internet, faça downloads, acesse disposistivos externos ( HD externo, pendrive, celular, câmera.. ) e reproduza arquivos de mídia ( música e filme ). São só as minhas 4 pretensões com Linux. Mas está difícil, pois as frequentemente tenho tido problemas que não me deixam fazer essas coisas simples.
No Ubuntu recentemente eu não conseguia abrir mais pendrives nem HD externo. Dizia que eu não era proprietário dos mesmos, não salvava nada e para ejetar com segurança pedia senha! Não foi possível resolver, e a tentativa disso detonou mais ainda o sistema. Formatei e instalei de novo o Ubuntu, mas na instalação deu erro de Grub.
No MInt, não rodava de jeito nenhum alguns formatos de vídeo, como mp4, mpg, wmv. Ou tinha só o vídeo sem o áudio, ou só o áudio. Instalei de novo codecs, instalei outros players, tudo possível. Não deu, formatei e instalei de novo. 3 dias depois, os problemas com vídeo começaram de novo. Instalei o LMDE  e aconteceu a mesma coisa que no Ubuntu edititon.
No Mageia não instalava absolutamente nada, nem os codecs, não tocava música nem vídeo.
O Manjaro não instalou de jeito nenhum no meu PC. Apenas o botão de instalar estava apagado, eu tinha configurado tudo, idioma, região, teclado abnt2, escolhi a partição, tudo tudo, mas o maldito botão de instalar apagado. Até baixei de novo de outra fonte, gravei em um pendrive dessa vez, fui lá de novo e novamente a mesma coisa.
O Antergos aconteceu a mesmissima coisa que o Manjaro. Acho que os derivados do Arch não instalam mesmo no meu PC.
O último que eu tentei foi o PCLinuxOS, que vem com todos os codecs, mas não atualiza o Firefox ( versão 34 ), não instala outro navegador, não instala nada, dá aviso de erro. Tentei pelo Synaptic, terminal, baixando rpms da internet, tudo que eu pude e não instala. Não entendo como pode, o PCLinuxOS  não é uma distro rolling release?
Enfim é isso, agora minha próxima tentativa é o PC-BSD, vamos ver se vai dar certo. Se não der, vou ficar com Windows mesmo, que se danem os vírus e corrupções eventuais dos arquivos. Faz parte.

Não consegue fazer essas 4 coisas no Linux????  Sério???

Tem certeza que o problema está no Sistema Operacional ???
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #965 Online: 11 de Maio de 2016, 16:39 »
Onde mais poderia estar? No Hardware? Se estiver querendo dizer que eu sou burro, raramente fui ajudado em fóruns de ajuda pela internet, mas não porque não quiseram me ajudar, mas porque também não sabiam. Eu não tenho mesmo sorte com Linux.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #966 Online: 11 de Maio de 2016, 18:51 »
Onde mais poderia estar? No Hardware? Se estiver querendo dizer que eu sou burro, raramente fui ajudado em fóruns de ajuda pela internet, mas não porque não quiseram me ajudar, mas porque também não sabiam. Eu não tenho mesmo sorte com Linux.

Olá

Nem uma coisa, nem outra.

O que vejo é que falta uma curva de aprendizado, que infelizmente não é igual para todos.

E muita paciência, para que esta curva seja constante e progressiva.

No seu caso, eu recomendo comprar um pendrive, gravar nele o Ubuntu e utilizar o sistema por ele por uns dois meses pelo menos. Não instale o Ubuntu diretamente, use a opção testar o Ubuntu.

O sistema irá rodar em sua máquina e você terá a oportunidade de lentamente  ir resolvendo suas dúvidas. Recorra ao fórum e faça perguntas pontuais, como instalar a rede, o som, o vídeo e tudo o que não funcionar em seu computador.

Você terá um aprendizado que ao cabo deixará você instalar o sistema e configurar o mesmo sem sustos.

Da mesma forma que com o Windows,  você preisou de tempo para aprender a usar o sistema,  e com o linux é igual, tempo para aprender.

Bons estudos

paulobenedito

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #967 Online: 13 de Maio de 2016, 09:16 »
Amigo da mesma que você e outros tantos, muitos de nós vivenciamos quase o mesmo que você está passando, por exemplo eu, morri de medo quando abri um terminal Linux e digitei:

Código: [Selecionar]
man apt
Foi pavoroso, acredite, da mesma forma que você afirma (" Eu não tenho mesmo sorte com Linux.") eu repeti a mim mesmo muitas vezes, hoje no entanto, eu até usuária o windows aqui em casa, se o trabalho me obrigasse a isso, pois essa frase hoje em dia uso para o windows, "eu não tenho mesmo sorte com o windows".

T+

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #968 Online: 17 de Maio de 2016, 17:09 »
Onde mais poderia estar? No Hardware? Se estiver querendo dizer que eu sou burro, raramente fui ajudado em fóruns de ajuda pela internet, mas não porque não quiseram me ajudar, mas porque também não sabiam. Eu não tenho mesmo sorte com Linux.

Olá

Nem uma coisa, nem outra.

O que vejo é que falta uma curva de aprendizado, que infelizmente não é igual para todos.

E muita paciência, para que esta curva seja constante e progressiva.

No seu caso, eu recomendo comprar um pendrive, gravar nele o Ubuntu e utilizar o sistema por ele por uns dois meses pelo menos. Não instale o Ubuntu diretamente, use a opção testar o Ubuntu.

O sistema irá rodar em sua máquina e você terá a oportunidade de lentamente  ir resolvendo suas dúvidas. Recorra ao fórum e faça perguntas pontuais, como instalar a rede, o som, o vídeo e tudo o que não funcionar em seu computador.

Você terá um aprendizado que ao cabo deixará você instalar o sistema e configurar o mesmo sem sustos.

Da mesma forma que com o Windows,  você preisou de tempo para aprender a usar o sistema,  e com o linux é igual, tempo para aprender.

Bons estudos

O que é curva de aprendizado? O que significa isso?
O que eu acho é que para ter motivação vc deve ver progresso no que vc tenta. Se vc tenta uma coisa, não da certo, tenta outra não da certo, não vai aprender é nada. A bem da verdade eu, quando comecei a mexer em Windows eu não sabia nada de informática, nem sobre arquivos e pastas, copiar e colar, absolutamente nada. Aprendi nesses cursinhos de informatica que ensinava Dos, Windows e Word. Após aprender o básico eu também não parei de fuçar no sistema, fui adquirindo conhecimento na internet até conhecer algumas chaves do regisntro, configurações avançadas do Windows. Os tutoriais para o sistema estão prontos lá, nunca precisei postar questão alguma pra me ajudar com Windows.
Meu primeiro contato com Linux foi em 2007, live-cd Kurumim. Em 2009 instalei o Ubuntu 9.04 em dual boot com Windows XP, num pc velho que eu tinha. Não sei se os problemas que eu tenho enfrentado se devem a falta de conhecimento, pois se assim fosse acho que encontraria algum tutorial de como resolve-lo ou ao postar uma pergunta alguem saberia. Isso é uma progressão. Mas chegaria um ponto em que eu não quero mais progredir nem de ter problemas, é instalar e usar. Ou será que vou ter que reprogramar tudo para poder usar? Quem tem que saber a esse nível e quebrar a cabeça assim são os desenvolvedores.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #969 Online: 18 de Maio de 2016, 05:21 »
O que é curva de aprendizado? O que significa isso?

O tempo/dificuldade que leva para aprender/dominar algo novo, diferente.
« Última modificação: 29 de Maio de 2016, 22:17 por Renan Rischiotto »

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #970 Online: 29 de Maio de 2016, 14:37 »
Instalei de novo o Ubuntu 14.04 pois  tive medo de perder a partição Windows que tenho, a instalaçao do pc-BSD é diferente, não sei se conseguiria fazer dual boot com Windows, então, apesar de ter backup eu não quis arriscar apagar meu Windows e dei uma nova chance pro Ubuntu. Tinha tentado instalar a versão 16.04 mas deu erro de grub, a 14.04 instalou.
Por enquanto está legal, com exceção dos vídeos, que estão com qualidade horrível. A imagem é péssima, tudo borrado, mas acho que esse problema não tem solução, vou deixar assim mesmo. Aprendi que a tentativa de instalar o driver proprietário da Nvidia da minha placa de vídeo corrompe todo o sistema, não instala e quando eu tento so corrompe tudo. Vou ficar com o generico da Noveau.
Não consigo também instalar alguns softwares, pois dá pacotes quebrados. Tentei instalar o Chrome não deu, pus o Chromium. Havia plugins para Brasero que também não instalam.
Uma coisa que eu vou fazer é instalar o Systemback ( se ele instalar, claro ), e tirar um ponto de restauração do sistema. Se eu tentar instalar algo e corromper o sistema, restauro.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #971 Online: 30 de Maio de 2016, 18:12 »
Instalei de novo o Ubuntu 14.04 pois  tive medo de perder a partição Windows que tenho, a instalaçao do pc-BSD é diferente, não sei se conseguiria fazer dual boot com Windows, então, apesar de ter backup eu não quis arriscar apagar meu Windows e dei uma nova chance pro Ubuntu. Tinha tentado instalar a versão 16.04 mas deu erro de grub, a 14.04 instalou.
Por enquanto está legal, com exceção dos vídeos, que estão com qualidade horrível. A imagem é péssima, tudo borrado, mas acho que esse problema não tem solução, vou deixar assim mesmo. Aprendi que a tentativa de instalar o driver proprietário da Nvidia da minha placa de vídeo corrompe todo o sistema, não instala e quando eu tento so corrompe tudo. Vou ficar com o generico da Noveau.
Não consigo também instalar alguns softwares, pois dá pacotes quebrados. Tentei instalar o Chrome não deu, pus o Chromium. Havia plugins para Brasero que também não instalam.
Uma coisa que eu vou fazer é instalar o Systemback ( se ele instalar, claro ), e tirar um ponto de restauração do sistema. Se eu tentar instalar algo e corromper o sistema, restauro.

Tem tópicos aqui no fórum que tratam da instalação dos drivers nVidia e AMD Radeon no Ubuntu. Provavelmente o problema com o sistema seja a falta do kernel sources, do headers e do build essential

dê uma olhada aqui (ignore os links para download de drivers, são antigos, fique com os do repositório do Ubuntu):

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,105884.msg584249.html#msg584249

Ubuntu Studio 22.04 LTS

paulobenedito

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #972 Online: 01 de Junho de 2016, 17:54 »
Olha no máximo que eu ainda faço com o Windows é quando me aparece um serviço de atualização de firmware de celulares android que por falta de tempo eu ainda não sei como fazer apenas pelo Linux e ai..., virtualizo um W7 e faço o serviço e ganho o meu e excluo a máquina virtual

T+

Offline Irmao_doXP

  • Qual é a resposta para a natureza das coisas ?
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
  • Tudo que preciso dizer é: 42
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #973 Online: 13 de Junho de 2016, 23:23 »
Bem... na verdade NADA... sou estou ainda com a partição do W10 pois tenho preguiça/embormação/esqueço(qualquer desculpa). Já que uso Ubuntu Gnome des de agosto do ano passado e impressionantemente depois que comecei a usar, simplesmente até hoje LITERALMENTE numca mais abrí o W10...(já imagino que se tentar abrir, vou ter 2 meses inteiros só pra dar todos os updates) e por mim, quando eu comprar um novo PC, não vou pensar duas vezes e instalar por completo(sem dual boot) o Ubuntu...
Todos os dias buscamos as respostas para as coisas, mas algo que realmente val apena, é saber a natureza que levou as coisas a serem como são.

Offline Daimon71113

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #974 Online: 03 de Setembro de 2018, 22:21 »
Jogos, jogos, jogos. Enquanto o WIndows é recheado de games, o Gnu/Linux falta.
Android é Linux e não Gnu/Linux e é cheio de jogos.
Poucos Appimage pra baixar via web.
ficar dependendo de repositório pra baixar as coisas.
Só em distro rolling release que o repositório atualiza
No windows posso instalar mais de um programa em diferentes versões no mesmo computador
No windows não preciso esperar sair uma release nova pra atualizar meus apps!