Autor Tópico: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?  (Lida 604197 vezes)

Offline jtomaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #945 Online: 28 de Novembro de 2014, 16:11 »
Pois, não hã volta a dar, não posso deixar o Windows, e duvido vir a prescindir dele
tenho um PC, virado para uma vertente especifica, "trabalhos com vídeos, legendas, dvds, etc..."
tenho alguns programas instalados, o devede, k3b, avidemux, nero linux4, gaupol, e o dvdstyler
com todos os codecs instalados,
Ha quatro anos que faço instalações limpas de  distros linux, debian, ubuntu, deepin, metamorphose,
zorin, lubuntu, e de momento tenho instalado, um arch, o  manjaro 0.8.9 gnome 64 bits
ja estraguei muito material, por isso, e porque a vida não esta para desprezas desnecessárias
continuo com o windows, o convertxtodvd5, nao me deixa ficar mal em nenhuma circunstancia,
não sei de estou a dizer alguma barbaridade, mas penso que o Linux neste campo, pelo menos
enquanto não tiver programas, para esse fim, não vou deixar o windows.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #946 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:27 »
Tópico interessante.

Olhe, há de fato vários motivos para ter o windows instalado na máquina. Talvez os principais estejam relacionados ao entertenimento (jogos) e talvez alguns softwares (a nível profissional). Mas de um modo geral posso dizer que a maior parte dos obstáculos são ultrapassados.

A nível dos jogos de fato o windows e o seu monopolio são a maior desculpa. Atenção que a apple também perde neste campo. No linux temos o wine e outros softwares dedicados a jogos de grande capacidade mas ainda se caminha a passos pequenos porém muito sólidos.

De resto, quando mudamos para linux temos de nos perguntar porquê o fazemos. A desculpa porque é gratuito só resulta se for para a empresa. A maior parte das pessoas que compram um pc com o windwos desatualizado colocam um pirata. Então eu parto do principio que as pessoas quando mudam para o linux não é só pelas questões legais. Talvez, uma minoria. A maior parte faz para ser diferente, para exprimentar e porque acreditam que é mais rápido e estável.

Tudo isto é verdade. Pessoalmente mudei por uma razão bem mais forte: porque é desenvolvido por uma comunidade dinamica que deixa o código aberto. Pela defesa dos direitos que estes softwares defendem.

Então, este valor para mim é central. Levo-o também nos softwares. Antes usava o photoshop pirateado. Hoje uso o GIMP. Temos de mudar os nossos hábitos. Antes usava o adobe premier e o sony vegas para editar hoje uso o lightworks. É verdade que podemos continuar a usar softwares pagos mas eu perfiro usar os gratuitos. São fantásticos além disso as pessoas que os desenvolvem merecem o nosso crédito.

Há softwares que são insubstituiveis como o fireworks. Ainda o uso no linux com o wine.

Tenho problemas com a mesa da wacom no linux, para que os botões funcionem é preciso perder muito tempo a pesquisar sobre o assunto. As webcam realmente também podem não funcionar. Enfim, existe vários problemas. Mas para isso é que há comunidades muito ativas que nos ajudam.

Eu larguei o windows faz tempo. Se quer saber penso que é uma perda de tempo e de dinheiro jogar no pc. Prefiro uma consola.

Sequer posso ver o windows. No meu trabalho temos o windows e aquilo de vez em quando encrava... que nervos. Faz-me lembrar na altura quando o tinha no pc. O engraçado é que o pc da empresa é um core7 e tem o w7.

Não devia cravar.

Já disse em outros tópicos que recomendava o windows à minha avó e irmã. Concordo que o windows é a escolha para a familia. A nível de usabilidade e acessibilidade. O linux ainda é para pessoal que tem uma relação mais próxima com a tecnologia. Ainda temos de perder algum tempo em algumas instalações que já deviam fazer parte do sistema.

Para aqueles que têm de ter o windows no pc eu compreendo e não vos censuro.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #947 Online: 10 de Dezembro de 2014, 10:09 »
Principal diferença do GIMP para o Photoshop, é que este trabalha com separação de cores em CMYK, enquanto aquele não o faz. Mas não o faz, pois os desenvolvedores do GIMP considera que esta não é função de um programa de edição de imagens, e sim, de um paginador, como por exemplo, o Scribus.
E aí? O gimp tá trabalhando com canais de cores de 16 e 32 bits ou ainda não? E sobre colocar das camadas em modo multiply, overlay e outros?
Que eu saiba não. O Gimp além de não ser o Photoshop, não chega ao chulé dele.

Desculpa a boca mas tu é que não chegas ao "chlé" de um profissional de edição. Se chegasses informavas-te primeiro sobre as ferramentas que usas.

O GIMP é um adeversário que se coloca de lado do photoshop sem grandes dificuldades para a maioria dos utilizadores do photoshop. Diria mais, chega a ser melhor em vários aspetos. Sim ele tem separação de cores em CMYK basta pesquisares, existem plugins para isso.

Depois temos todas as questões legais: http://clubedodesign.com/2013/04/os-perigos-dos-softwares-piratas-e-porque-o-mercado-criativo-esta-prostituido/

Penso que é sinico de muita gente dizer que usa o windows e que precisa dele quando têm muitas soluções e em vez de pesquisarem pirateiam. Se vocês precisam tanto do windows espero que paguem por ele e aceitem o fato de o código fonte ser fechado (e todas as implicações de privacidade que isso envolve).
O problema do pessoal é pensar que o que é pago é melhor quando sinicamente pirateiam o photoshop depois dizem-se artistas... enfim.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2014, 11:24 por davidpt »

Offline ituga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #948 Online: 01 de MAR?O de 2015, 19:52 »
Ainda não sai totalmente do windows por causa da Playstation 3!

Pois tem muitos programas que só são compativeis com windows.

Programas designados para o CFW da PS3, como Aldotools, RTM Tools, e muitos mais programas
para o CFW.

Offline edjesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
  • Aprendendo e vivendo!
    • Ver perfil
    • Quer você goste ou não, sou Cristão
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #949 Online: 16 de Setembro de 2015, 15:13 »
Olá pessoal, ótima semana a todos.
Ainda não consegui deixar o windows por um motivo fácil para alguns mas complicado para mim.
Quero clonar meu hd de 500Gb para um de 300Gb. O de 500Gb tem menos de 200Gb de espaço ocupado e está com o Windows 10. A coisa seria simples se eu simplesmente substituísse, tirando o hd de quinhentos e instalando o de trezentos, só que o hd original é mais fino que o normal e meu outro hd sata (comum de 300Gb) não cabe. É mole? Não quero simplesmente apagar tudo, quero deixar um clone original para no futuro caso eu venda se mantenha a originalidade. Estou mudando tudo aqui para Linux, mas esse está difícil.

Já procurei por comandos, softwares e a dias tentando ainda não consegui. Instalei alguns programas (piratas, justamente o que eu não queria) para poder clonar e me livrar desse dilema, mas, sem sucesso. Gostaria de fazer isso dentro do ubuntu e não do windows, justamente para aprender mais. Mas está complicado o negócio. Se alguém tiver uma boa solução eu agradeceria a dica.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #950 Online: 16 de Setembro de 2015, 19:33 »
[...]
Não quero simplesmente apagar tudo, quero deixar um clone original para no futuro caso eu venda se mantenha a originalidade.
[...]

Não entendi essa. Você quer dizer a "originalidade" do Windows? Bastaria instalar uma cópia no outro HD e usar a chave original do Windows nela. Não deve haver dificuldade nisso. Há muitos meios fáceis de descobrir qual a chave de ativação do Windows (e do Microsoft Office também), pesquise que você irá achar como, pois esse assunto não cabe ser tratado aqui já que este é um fórum sobre o Ubuntu.

Já se a "originalidade" é manter o HD como veio de fabrica, com o Windows e os vários crapwares de costume, acho que você deveria fazer uma imagem do HD com compactação, usei alguns programas para isso no mundo Linux, mas não conheço nenhum para Windows. Também não sei se os que usei no mundo Linux fazem cópia de partições NTFS. EEeentretanto... Isso não deve fazer muito sentido caso você tenha vontade de vender apenas o HD, visto é um parto mudar algum componente importante do computador e manter o Windows funcionando, imagina mudar tudo e manter apenas o Windows que está instalado no HD.

Boa sorte aí, e caso o que você quer não seja o que eu entendi, explique um pouco melhor. O pessoal mais experiente daqui pode tentar ajudar.

Offline edjesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
  • Aprendendo e vivendo!
    • Ver perfil
    • Quer você goste ou não, sou Cristão
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #951 Online: 16 de Setembro de 2015, 20:58 »
Justamente MatheusWillder.
Quero deixar original, já que da maneira que está seu eu mandar fazer uma restauração para o padrão de fábrica ele volta tudo sem dar trabalho. Descobrir a chave é moleza.
Usei o DD mas como o disco destino é menor ele no final (depois de quase oito horas) ele diz que não tem espaço.
Se o DD ignorasse o tamanho das partições mas levasse em conta apenas o tamanho do espaço ocupado, seria legal. Mas isso não acontece.
Valeu.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #952 Online: 17 de Setembro de 2015, 10:18 »
Quero clonar meu hd de 500Gb para um de 300Gb. O de 500Gb tem menos de 200Gb de espaço ocupado e está com o Windows 10.

Se alguém tiver uma boa solução eu agradeceria a dica.
edjesus, tudo está numa única partição de 500GB?
Se estiver, encolha a partição para uns 250GB através do o editor gráfico de partições gparted através de um LiveDVD ou LiveUSB. Use então o comando dd nessa partição a invés de no disco todo (dd if=/dev/sdaX ao invés de dd if=/dev/sda). Se precisar de ajuda nisso, abre um tópico novo que a galera dá um help, pelo que vejo me parece algo tranquilo de fazer. Dica de ouro: instale o programa dcfldd, que é o dd turbinado com barra de progresso etc, pois são muitos GB's imagina ficar esperando sem saber se falta muito ou pouco.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, 10:39 por rudregues »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #953 Online: 17 de Setembro de 2015, 10:54 »
A dica do rudregues deve funcionar, mas acho que o melhor seria fazer uma imagem com compactação. O comando DD faz uma imagem bit por bit, ou seja, uma cópia exata. Não desconsidera espaços vazios. Assim, seria interessante procurar algum software que faça uma cópia com compactação, isso iria criar uma imagem do HD ideal para ser guardada. É bem mais seguro, os dinos não recomendam reduzir uma partição sem backup. Dificilmente dará erro, mas pode acontecer. Além disso, a imagem gerada ainda teria muitos espaços vazios que poderiam ser economizados se a imagem tiver compactação.

Já encontrei softwares que fazem imagem com compactação de partições Linux (ext3, ext4 e afins), mas não sei se eles fazem isso com partições NTFS. Verifiquei agora, e o FSArchiver (um dos que testei) não faz. Bem, devem haver softwares que fazem isso com o famoso NTFS.

Lembrando que o quê estou dizendo é uma possibilidade. Veja o que é melhor para você.

Mas lembre que manter o conteúdo de um HD igual a como ele feio não agrega valor ao hardware. Prefiro um vazio e pouco usado que um com muito uso mas igual a como veio ;)

E os dados S.M.A.R.T. não mentem.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #954 Online: 25 de Setembro de 2015, 20:27 »
Autocad.
Mas ... já estou pensando sériamente no  QCAD.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Creto

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #955 Online: 29 de Setembro de 2015, 15:03 »
Autocad.
Mas ... já estou pensando sériamente no  QCAD.
Olá meu querido arquiteto, tenho um tio e primo que trabalham nessa área, o primo faz desenhos magnificos, porém ainda com softwares proprietários, mas como faço lá no faceBUG.com para o primo indico uma boa leitura para você meu caro Mario:

Sweet Home 3D: Guia do usuário

E se a curiosidade estiver aguçada, basta que você comande:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update ; sudo apt-get install sweethome3d
;)

T+

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #956 Online: 29 de Setembro de 2015, 21:26 »
Sweet Home 3D: Guia do usuário
E se a curiosidade estiver aguçada, basta que você comande:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update ; sudo apt-get install sweethome3d;)
T+

Amigo Creto, te devo mais essa. Obrigado!
Genial! Tá baixado!
Porém, creio que, só este aplicativo não substitui o AutoCad na arquitetura.
Forte abraço!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2015, 21:37 por Mario Limão »
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #957 Online: 30 de Setembro de 2015, 13:11 »
Sweet Home 3D: Guia do usuário
E se a curiosidade estiver aguçada, basta que você comande:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update ; sudo apt-get install sweethome3d;)
T+

Amigo Creto, te devo mais essa. Obrigado!
Genial! Tá baixado!
Porém, creio que, só este aplicativo não substitui o AutoCad na arquitetura.
Forte abraço!

Experimenta, conjuntamente, o DraftSight.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #958 Online: 01 de Outubro de 2015, 14:13 »

Experimenta, conjuntamente, o DraftSight.
[/quote]

Amigo jkmsjq,
Conhecerei os aplicativos Draftsight e Sweethome 3d, neste próximo fim de semana.
 Obrigado, e forte abraço!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Creto

  • Visitante
Re:Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #959 Online: 01 de Outubro de 2015, 16:33 »
Bons estudos meu caro Mario heheheh terá muito com o que se divertir no LInux ;)

T+