Jogos, jogos, jogos. Enquanto o WIndows é recheado de games, o Gnu/Linux falta.
Android é Linux e não Gnu/Linux e é cheio de jogos.
Poucos Appimage pra baixar via web.
ficar dependendo de repositório pra baixar as coisas.
Só em distro rolling release que o repositório atualiza
No windows posso instalar mais de um programa em diferentes versões no mesmo computador
No windows não preciso esperar sair uma release nova pra atualizar meus apps!
Sim, isso é uma ótima reclamação, inclusive, para os fóruns de jogos, e sites de desenvolvedores.
A Steam tem tentado resolver, ou pelo menos amenizar a situação com o Steam Play, que permite fácil instalação de jogos do windows no Linux.
Aos poucos a situação está melhorando, mas a quantidade de usuários do sistema pesam na questão. Desenvolvedores precisariam investir em exclusividades bombásticas para a plataforma e assim atrair usuários, até porque o Linux é uma plataforma sem pirataria até etão, mas... quem vai fazer isso tendo um mercado já sólido? Complicado... isso é aos poucos mesmo.
Outra coisa, o foco do Android é portateis e é líder de mercado, são objetivos diferentes. O Android é muito menos focado em segurança, por exemplo.
Agora, sem problemas você ter um windows em dualboot para jogar... normal até. Por mim o windows poderia ser apenas uma plataforma para jogos, pois é só pra isso que eu vejo ele servir sem ser obliterado por um Linux...