Configurando DNS ...

Iniciado por CRCF, 07 de Abril de 2007, 19:24

tópico anterior - próximo tópico

CRCF

Pessoal, estou fazendo um estudo em cima do linux, agora, neste problema que estou postando nem deveria estar neste forum, mas como eu ja resolvi varios problemas aqui vou perguntar ...

Estou utilizando o Ubuntu e o Mandriva no VMWare, antes tinha minha ADSL configurada no meu windows e configurava ela dentro do linux, tudo normalmente no arquivo 'ifcfg-eth0'. Agora neste teste utilizei o servidor de DNS direto do modem, pq antes o windows ja me servia.

Blz, nada demais ate ai, o que acontece é que agora eu tenho que definir os ips externos, no caso os, 200.xxx.xxx.xxx e nao sei onde devo colocar isso. A minha placa esta configurada assim:

DEVICE=eth0
BOOTPROTO=none
BROADCAST=192.168.0.255
IPADDR=192.168.0.2
NETMASK=255.255.255.0
NETWORK=192.168.0.0
GATEWAY=192.168.0.1
ONBOOT=yes
USERCTL=no
PEERDNS=yes

Nem precisa me explicar como configurar, se der ... me endique onde tem essas informacoes que eu me viro ... brigado galera ...

ctavares

amigo, No ubuntu o arquivo utilizado para editar o servidor de DNS é o resolv.conf, voce deve ir em /etc/resolv.conf e colocar lá o servidor de DNS, a sintaxe é "nameserver xxx.xxx.xxx.xxx" ondo nos xxx voce coloca o IP do seu DNS, voce tambem pode suar mais de um servidor DNS, basta utilizar a mesma sintaxe uma linh abaixo da outra.

No ambiente grafico você tambem tem a opçao dentro de Configuracao de Rede para inserir o IP do seu DNS.

Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

CRCF

Resolvi da seguinte maneira:

Dentro do arquivo 'ifcfg-eth0', adicionei no final:

DNS1=xxx.xxx.xxx.xxx
DNS2=xxx.xxx.xxx.xxx

Roteo a internet normalmente, sera que eu fiz certo?

ctavares

Creio que para efeito de utilizacao do seu Linux como Desktop sim, mas se por acaso voce adicionar um servidor de DNS na sua maquina como o BIND por exemplo voce vai ter problemas pois o resolv.conf é utilizado como referencia de pesquisa. Mas o mais legal do Linux é que existem 1001 formas de se fazer a mesma coisa. Se funcionou entao esta valendo...
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com