Concordo com quase tudo que li nesse topico, e acho o Kurumin, um dos maiores desastres no linux, o pior é que ele tem um nome fortíssimo, até entre os usuários que nem sabem o que é Linux.
Lembro-me que quando falei de Linux para alguns amigos, o primeiro nome que veio à cabeça deles foi Kurumin, mesmo eles não tendo nem idéia do que seria o Linux em si. Isso é fantástico e horrível, simultaneamente, fantástico porque vemos como o Linux se popularizou, e horrível porque a "marca" do linux para os usuários brasileiros iniciantes é o Kurumin: Fez um ótimo trabalho na popularizaçãodo Linux? Sim, o Morimoto devia até ganhar um prêmio por isso, graças a ele, eu e muitos usuários conhecemos o mundo linux, mas sejamos sinceros, o Kurumin é horrível, a pior distro que já testei, menus totalmente desorganizados, 10 programas para a mesma função, o sistema é uma gambiarra só, talvez seja por isso que um apt-get upgrade destrua a distro, porque a distro parece até carro de agências abjetas, mais gambiarra do que tudo. O que mais me indgna é como esse fantástico SO conseguiu virar o que ele é hoje, tem uma comunidade muito grande, tem um desenvolvedor ótimo, o Morimoto, entre outras coisas.
Infelizmente, o Kurumin, como já foi dito, cava sua própria cova. É uma pena, mas é fato.
Eu havia instalado o Kurumin em duas máquinas de amigos, e já me arrependo (é que ele se demonstrou mais leve que o ubuntu, e as máquinas eram modestas), após ver esse post, estou pensando em adotar uma das duas destas duas distros: Big Linux ou Dreamlinux.
Estou em dúvida no momento, de qual escolher, mas acho que voiu de DreamLinux, pelo fato de usar o XFCE, o que já é um adicional em se tratando de máquinas modestas. O meu leque de instalações para clientes e amigos seria, então Ubuntu(Não pode faltar xD) acompanhado um aptoncd que to fazendo, porque aonde eu moro a maioria é discada, e ficar baixando pacotes é um saco :S; e o DreamLinux para as Modestas. O kurumin vai ter que ser cortado, infelizmente, mas o número de reclamações ultrapassa os de windows, é incrível.
Enfim, estou aqui deixando o meu relato de como e porquê desisti do Kurumin, é provável que eu nunca mais baixe uma iso dele, mas ficarei aqui na torcida para que o(s) desenvolvedor(es) do Kurumin se toquem e tomem uma atitude séria com relação ao projeto.
Bom é isso.
Abraço à todos.