Autor Tópico: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7  (Lida 43816 vezes)

Offline Valdolinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #75 Online: 14 de Maio de 2007, 15:43 »
Olá amigos!

Também sou um egresso do Kurumin.

Após haver usado várias distribuições linux em busca da facilidade de uso somada a estabilidade, independente de usar .deb, .rpm, .tgz, aprendendo por conta disso, a compilar, usar modo texto para muitas coisas e etc, cheguei ao Kurumin. O achei excelente, à epoca, por causa da facilidade de instalação, configuração e reconhecimento de hardware, mas ao mesmo tempo em que surgia novas versões do pequeno índio me decepcionava com uma elementaridade: Se o Windows é todo bugado e cheio de defeito, porque o Kurumin que é LINUX tabém o é, se uma das famas que torna o Linux superior ao Win é justamente a estabilidade, mas não era problema com o LINUX, mas como o Kurumin. Lendo no fórum, à época em que era mais fácil ser respondido, vi como resposta que a opção por pacotes não estáveis permaneceria (a partir a v.7 mudou), isso causava todos sabem muitos problemas. O Kurumin era uma distribuição que não necessariamente melhorava com o passar do tempo, haviam bugs que apareciam em uma determinada versão, sumia na seguinte e depois reaparecia na subsequente, eram os mais variados, e incrivelmente a idéia era essa mesmo; a de manter a instabilidade. Ora quem sai do windows procura principalmente a estabildade. Outra coisa, sempre precisávamos usar os ícones mágicos para instalar o que quase todo mundo que adquiria o CD instalava, mas mesmo havendo espaço no CD o mantenedor deixava de fora e lá iamos nós para os ícones mágicos ou então adquirir outro CD: o Kokar.

Ouvi falar do BigLinux e resolvi testar! A diferença de establidade e organização se apresentou de forma tão contrastante que o índio perdeu o terreno, tanto em casa como no trabalho.

Hoje, embora não sendo nenhum expert, indico, instalo e oriento a qualquer um que queira experimentar o BigLinux! Muitos, agora, são ex-usuários Kurumin. Eu mesmo deixei de usá-lo a partir da versão 6.0. Se houvesse descoberto o Big antes me teria poupado muitos aborrecimentos...

Acredito que tem gente que hoje ainda usa o Kurumin porque não conhece opções como o BigLinux.

O BigLinux é extraordinário: É um KUBUNTU, com os pacotes e ajustes que implementaríamos, so que já feitos pelo Bruno e equipe, ou seja, é a facilidade em cima da facilidade somada a estabilidade!!!

A nova versão do BigLinux está sendo construída... Certamente o Bruno receberá com carinho as sugestões do colegas

Sds.
Valdomiro.
« Última modificação: 15 de Maio de 2007, 11:44 por Valdolinux »

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #76 Online: 14 de Maio de 2007, 17:13 »
Topico, mto grande, mtas opnioes que eu preferi não ler. Mas vou deixar minha experiencia

comecei com o linux a pouco tempo, decidi instalar primeiro o kurumin. baixei o kurumin 7 e comecei a dibulha-lo. Ilusão minha. Não consegui instalar o driver da nvidia, não consegui fazer MTA coisa. Fikei danado e mandei ele pra putz q pariu! Instalei o Ubuntu e tudo foi resolvido mais facil.

Não gostei do kurumin.
Sou mais um q não tive uma boa experiencia com ele.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #77 Online: 28 de Julho de 2007, 23:38 »
Eu só usei esse ainda

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #78 Online: 29 de Julho de 2007, 02:46 »
Mais um que veio do Kurumin  ;D

Na verdade Kurumin foi meu primeiro Linux.
A alguns anos atrás resolvi ver o que era o tão falado pinguim. Baixei o mais famoso que eu conhecia (Kurumin 5) e comecei a tentar entende-lo.
Como não era (e ainda não sou) nenhum super-conhecedor do SO ele me foi muito util para entender comentários como "Windows é basicamente 'next, next, finish' " e ter uma vaga noção sobre como lidar com o linux. De qualquer forma, desisti.
Anos se passaram e a algumas semanas resolvi tentar de novo. Baixei o Kurumin 7.0 e comecei a brincar.
Porém dessa vez fui mais persistente. Passei a ler mais sobre o sistema e comecei a aprender a base sobre como usar o pinguim. Depois de alguns dias nele resolvi tentar algo novo... foi ai que baixei o Ubuntu.
De cara já notei uma evolução gigantesca!
Estou gostando muito. Organização, estética, sensação de estabilidade (o Kurumin sempre me passou a impressão de que iria se desestruturar inteiro do nada) e suporte (esse forum é magnifico).

Já vi discussões no forum do Kurumin sobre a estética e pontos de estabilidade do sistema e li o Morimoto dizendo que a estética era bobagem e que o sistema estava do jeito que ele achava o necessário. Isso foi um dos motivos que resolvi tentar ver algo além...

Pena que até agora não consegui fazer minha placa de som funcionar :-/
E olha que já passei até pelo Suse hahah...

Mas é isso ai!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #79 Online: 29 de Julho de 2007, 02:56 »
O BigLinux é extraordinário: É um KUBUNTU, com os pacotes e ajustes que implementaríamos, so que já feitos pelo Bruno e equipe, ou seja, é a facilidade em cima da facilidade somada a estabilidade!!!

Também já usei Big Linux (a versão 3.0, substituindo o Edgy e substituído pelo Feisty) e faço minhas as palavras acima: é realmente muito estável e fácil de ser utilizado por qualquer iniciante.
« Última modificação: 29 de Julho de 2007, 02:59 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #80 Online: 29 de Julho de 2007, 11:58 »

De cara já notei uma evolução gigantesca!
Estou gostando muito. Organização, estética, sensação de estabilidade (o Kurumin sempre me passou a impressão de que iria se desestruturar inteiro do nada) e suporte (esse forum é magnifico).


engraçado... tbm já tive esta impressão e concordo contigo sobre o forum ubuntu  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

gabriel.goc

  • Visitante
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #81 Online: 30 de Julho de 2007, 13:56 »
Concordo com quase tudo que li nesse topico, e acho o Kurumin, um dos maiores desastres no linux, o pior é que ele tem um nome fortíssimo, até entre os usuários que nem sabem o que é Linux.
Lembro-me que quando falei de Linux para alguns amigos, o primeiro nome que veio à cabeça deles foi Kurumin, mesmo eles não tendo nem idéia do que seria o Linux em si. Isso é fantástico e horrível, simultaneamente, fantástico porque vemos como o Linux se popularizou, e horrível porque a "marca" do linux para os usuários brasileiros iniciantes é o Kurumin: Fez um ótimo trabalho na popularizaçãodo Linux? Sim, o Morimoto devia até ganhar um prêmio por isso, graças a ele, eu e muitos usuários conhecemos o mundo linux, mas sejamos sinceros, o Kurumin é horrível, a pior distro que já testei, menus totalmente desorganizados, 10 programas para a mesma função, o sistema é uma gambiarra só, talvez seja por isso que um apt-get upgrade destrua a distro, porque a distro parece até carro de agências abjetas, mais gambiarra do que tudo. O que mais me indgna é como esse fantástico SO conseguiu virar o que ele é hoje, tem uma comunidade muito grande, tem um desenvolvedor ótimo, o Morimoto, entre outras coisas.
Infelizmente, o Kurumin, como já foi dito, cava sua própria cova. É uma pena, mas é fato.

Eu havia instalado o Kurumin em duas máquinas de amigos, e já me arrependo (é que ele se demonstrou mais leve que o ubuntu, e as máquinas eram modestas), após ver esse post, estou pensando em adotar uma das duas destas duas distros: Big Linux ou Dreamlinux.
Estou em dúvida no momento, de qual escolher, mas acho que voiu de DreamLinux, pelo fato de usar o XFCE, o que já é um adicional em se tratando de máquinas modestas. O meu leque de instalações para clientes e amigos seria, então Ubuntu(Não pode faltar xD) acompanhado um aptoncd que to fazendo, porque aonde eu moro a maioria é discada, e ficar baixando pacotes é um saco :S; e o DreamLinux para as Modestas. O kurumin vai ter que ser cortado, infelizmente, mas o número de reclamações ultrapassa os de windows, é incrível.

Enfim, estou aqui deixando o meu relato de como e porquê desisti do Kurumin, é provável que eu nunca mais baixe uma iso dele, mas ficarei aqui na torcida para que o(s) desenvolvedor(es) do Kurumin se toquem e tomem uma atitude séria com relação ao projeto.

Bom é isso.
Abraço à todos.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #82 Online: 30 de Julho de 2007, 15:40 »
Instalei o BIG Linux para um cliente no lugar do Kurumin. Ele ficou muito satisfeito, ainda mais que ele não usava internet e o BIG montava automaticamente os disquetes dele (no Kurumin era um saco).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #83 Online: 30 de Julho de 2007, 16:32 »
Aí, pessoal, o Kurumin não é tão ruim assim. Ele tinha mesmo problemas de instabilidade porque era baseado meio no Debian "instável", meio no "testing", além de ter um pouco do Knoppix e usar o kernel do Kanotix. Por isso que um "apt get upgrade" podia acabar com ele.

Mas, agora, ele está baseado no Etch (Debian 4.0, "estável" e não "obsoleto", pois essa versão conta com pacotes bem mais atuais que o antigo 3.0 já desde o lançamento) e um "upgrade" não deve ser problema.

Também é preciso reconhecer aqui o grande trabalho que o Morimoto e o site dele fizeram pela popularização do Linux no Brasil, sobretudo porque muita gente daqui mesmo, hoje usuários do Ubuntu (e também de outras distros, já que eu, mesmo quando não estou usando Ubuntu -- passei algumas "temporadas" no Big e no Fedora --, continuo vindo aqui) aprenderam sobre Linux com o Kurumin e o GDH.

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #84 Online: 30 de Julho de 2007, 18:41 »
Aí, pessoal, o Kurumin não é tão ruim assim. Ele tinha mesmo problemas de instabilidade porque era baseado meio no Debian "instável", meio no "testing", além de ter um pouco do Knoppix e usar o kernel do Kanotix. Por isso que um "apt get upgrade" podia acabar com ele.

Mas, agora, ele está baseado no Etch (Debian 4.0, "estável" e não "obsoleto", pois essa versão conta com pacotes bem mais atuais que o antigo 3.0 já desde o lançamento) e um "upgrade" não deve ser problema.

Também é preciso reconhecer aqui o grande trabalho que o Morimoto e o site dele fizeram pela popularização do Linux no Brasil, sobretudo porque muita gente daqui mesmo, hoje usuários do Ubuntu (e também de outras distros, já que eu, mesmo quando não estou usando Ubuntu -- passei algumas "temporadas" no Big e no Fedora --, continuo vindo aqui) aprenderam sobre Linux com o Kurumin e o GDH.

[]s.

Assino embaixo, o 1º a gente nunca esqueçe :D :D :D :D :D
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #85 Online: 30 de Julho de 2007, 18:57 »
o unico kurumin que ja instalei aqui foi o light, quando tive que deletar todos os Linux no hd de 40, e ainda nao tinha o hd de 120..... é uma longa história. MAs tive que instalar o kurumin-light porcausa do GRUB, para dar boot no windows ou no proprio light.

eu ja instalei o Kurumin 7.0r2 na casa de um amigo meu. É muito instavel, e ele ja teve que formatar algumas vezes porcausa de uns erros(ou bugs) do nada (!!) .

eu nao tenho nada contra o kurumin e ao Morimoto, mas acho que apesar do 7.0 ser baseado num Stable, acho-o instavel, só com o que vi na casa desse meu amigo, num PC sempron 3000 de 1.8Ghz e 512 ram, ou quer dizer, Hardware nao faltava.

eu ainda nao testei o Big Linux, parece que lançaram uma versão recentemente, entao irei olhar de baixar em breve :)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #86 Online: 30 de Julho de 2007, 22:27 »
Não sei porque complicam as coisas é tudo muito fácil. Eu já estou serial Killer. Só atualizo o computador pelo terminal e só uso o que preciso, nada mais além disso. Engraçado que até agora tudo tem dado certo pra mim. O Ubuntu é uma bênção. Esse laranja eu não esqueço. O que eu mais gosto é o meu Stardict que vêm com as traduções do alemão, italiano, grego, latim, inglês. Dá pra colocar mais ainda. Com o tempo a gente vai evoluindo rumo à perfeição. Um dia seremos imagem e semelhança do melhor. Ficar criticando o projeto só atrai más vibrações [such a negative vibe]. Fazer melhor sim, desqualificar não [até porque isso é difamação e assédio moral com pena prevista em lei]

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #87 Online: 30 de Julho de 2007, 22:31 »
Quanto a reclamar seria como difamar os anjos, blasfêmia, ingratidão. Depois de tanta coisa feita, cuspirmos no prato.

Anderson

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #88 Online: 30 de Julho de 2007, 22:33 »
...
eu ainda nao testei o Big Linux, parece que lançaram uma versão recentemente, entao irei olhar de baixar em breve :)

zoroastro, se quiser testar o Big Linux, foi lançado o Beta 1 (http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=3077&highlight=), em breve virá o Beta 2.
É baseado no Kubuntu 7.04 e previsão de lançamento no final de Agosto, inicio de Setembro.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Resposta #89 Online: 30 de Julho de 2007, 22:36 »
Concordo que os menos favorecidos devam ser instruídos gratuitamente e com qualidade.