Autor Tópico: microsoft e firefox: o golpe  (Lida 4489 vezes)

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
microsoft e firefox: o golpe
« Online: 05 de Maio de 2009, 15:15 »
li uma noticia em um site - http://www.guiadopc.com.br/dicas/8437/microsoft-instala-extensao-no-firefox-automaticamente.html - de que quem recebe atualização do windows em seu pc e tem o firefox instalado recebe uma extensão chamada "Microsoft .net framework assistant" sem aviso e irremovível vi o tutorial para remover em um site - http://www.ghacks.net/2009/02/09/remove-microsoft-net-framework-assistant-from-firefox/ - mas não me senti seguro para seguir, alguém mais sabe desse golpe? em um forum em ingles eu cheguei a ler: "add-ons irremovíveis = spyware"
« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 15:23 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 20:34 »
Não é golpe, não é spyware, é apenas uma extensão que auxilia sites feitos em .net (se não me engano), informando alguns dados como qual o browser, etc (mais detalhes, ler o link do GDP e os comentários).

A exemplo de que não é spy, até o gerenciador de downloads Orbit instala uma extensão que não pode ser removida, porém, desinstalando ele, a extensão sai junto.

Abraços  ;)

PS.: Que isto tem em relação com "Café com Ubuntu"?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 20:39 »
Não é golpe, não é spyware, é apenas uma extensão que auxilia sites feitos em .net (se não me engano), informando alguns dados como qual o browser, etc (mais detalhes, ler o link do GDP e os comentários).

A exemplo de que não é spy, até o gerenciador de downloads Orbit instala uma extensão que não pode ser removida, porém, desinstalando ele, a extensão sai junto.

Abraços  ;)

PS.: Que isto tem em relação com "Café com Ubuntu"?

Na descrição do Café temos:
Citar
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.

Portanto, pelo motivo do Firefox tratar-se de Software Livre o tópico foi mantido.

Grato.

Felix

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 20:54 »
 A questão não é se é um spyware ou não. Eu acho que não é nada de mais mesmo, a microsoft não é de dar tiro no pé. O problema é que a instalação ocorre sem solicitação, embutida discretamente numa atualização do sistema. Nada mais microsoftianamente revoltante quem isso. Deve ser por isso que viemos parar aqui no Ubuntu.


Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2009, 23:24 »
Não é golpe, não é spyware, é apenas uma extensão que auxilia sites feitos em .net (se não me engano), informando alguns dados como qual o browser, etc (mais detalhes, ler o link do GDP e os comentários).

A exemplo de que não é spy, até o gerenciador de downloads Orbit instala uma extensão que não pode ser removida, porém, desinstalando ele, a extensão sai junto.

Abraços  ;)

PS.: Que isto tem em relação com "Café com Ubuntu"?

Na descrição do Café temos:
Citar
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.

Portanto, pelo motivo do Firefox tratar-se de Software Livre o tópico foi mantido.

Grato.

Felix
Obrigado pelo esclarecimento, fiquei meio na dúvida sobre isso ;d.

0tacon:
Realmente, eu nem instalei essa atualização no meu Windows, pois não achei certo, se ele ao menos informasse, eu até instalaria.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2009, 23:51 »
Este é exemplo das pŕáticas da microsoft.
A pior coisa que tem são estes ad-ons do internet explorer, e agora querem colocar estas geringonças também no firefox, assim vai estragar o navegador.

Offline jucca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2009, 00:07 »
Gostaria de tirar uma dúvida com quem já tem essa extensão instalada, que não sei de onde veio.
Se vocês digitarem uma palavra qualquer no lugar de endereço, por acaso o buscador mudou? Agora é o Bing?
Porque se for, podemos começar a ver o que a "inocente" ferramenta net fez...
Me confirmem isto.
Abraços
Jucca

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2009, 00:15 »
Gostaria de tirar uma dúvida com quem já tem essa extensão instalada, que não sei de onde veio.
Se vocês digitarem uma palavra qualquer no lugar de endereço, por acaso o buscador mudou? Agora é o Bing?
Porque se for, podemos começar a ver o que a "inocente" ferramenta net fez...
Me confirmem isto.
Abraços
Jucca

Por favor espero que não seja suporte ao firefox do windows que você procura aqui.

Existem outros lugares melhores para isso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2009, 13:53 »
O bing é o substituto do MSN Live search. É a tentativa de Redmond de tomar, pelo menos, a vice liderança ocupada pelo Yahoo.


Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: microsoft e firefox: o golpe
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2009, 10:31 »
li uma noticia em um site - http://www.guiadopc.com.br/dicas/8437/microsoft-instala-extensao-no-firefox-automaticamente.html - de que quem recebe atualização do windows em seu pc e tem o firefox instalado recebe uma extensão chamada "Microsoft .net framework assistant" sem aviso e irremovível vi o tutorial para remover em um site - http://www.ghacks.net/2009/02/09/remove-microsoft-net-framework-assistant-from-firefox/ - mas não me senti seguro para seguir, alguém mais sabe desse golpe? em um forum em ingles eu cheguei a ler: "add-ons irremovíveis = spyware"
O Microsoft .net framework assistant, pelo que notei quando usava o windows, é uma extenção pra que vc possa fazer atualizqações para windows pelo firefox, pq sem essa extenção só seria possivel atualizar ou baixar algo pelo sit da Microsoft com o Explorer e até mesmo gerenciar os e-mails pelo hotmail, depois de receber essa extenção consegui fazer oq queria com o firefox no sit da Microsoft ou parceria. Então é mais nada do que uma extenção irremovível!