Lei, vigência, e estado de natureza.

Iniciado por twelvetribes, 04 de Abril de 2007, 23:44

tópico anterior - próximo tópico

twelvetribes

Estrutura da legislação universal, nocões vulgares:

Legis:  Do latim: Lei ou viger a Lei, legislar.  Leis são como sistemas fechados onde uma coisa que funcionou passa a ser norma. Norma é a situação que permite que uma lei não se desvirtue.

Direito: Segundo Hegel, filósofo alemão, o direito é como um vir-a-ser. Ele se faz efetivo na medida em que a vontade livre do indivíduo sublima a sua condição de dono do direito.

Contrato: Aquilo que se estabelece entre homens livres acerca de diligência que acarretará a cessão de bens para ambos os lados, como uma permuta ou troca. A legislação sobre o contrato social permite que se estabeleça instâncias julgadoras (de caráter punitivo, ou não) sobre a sua vigência.

Crime: Aquela atitude ou ato, que vai contra a ordem social vigente ou estabelecida por meio de contrato ou não. O crime desestabiliza uma ordem no sentido de que rouba, descaracteriza, os direitos alheios ao aplicar-lhes o critério da injustiça. É da ordem que tudo esteja distribuido conforme a justiça.

Felicidade: Aquilo que todos os indivíduos humanos buscam no decorrer dos anos de suas vidas, enquanto trabalham e se aperfeiçoam para melhorar a sua vida e de sua espécie de forma que não sofram.

Deus: A força metafísica que move o Universo. Aquilo que se desconhece, como o sentido de todas as ações humanas. O homem se pergunta sobre o porque de tudo que faz: Trabalhar, estudar, se envolver em sociedade, estabelecer contratos etc. Dizem que Deus é a inteligência que um dia, após a nossa morte nos revelará o propósito da existência.

Posse: Resquício da matéria que a nossa inteligência associou a uma possível facilidade. Se eu tiver não passarei falta. Se tiver comida não sofrerei e não sentirei dor no estômago. As posses, com a evolução da humanidade, passaram a contemplar desejos e paixões do corpo bem mais diversificadas do que o essencial à sobrevivência no planeta.

Ódio. O ódio provém do embate de egos. Quando visualizo em alguém um possível competidor pela honra a ser conferida por um superior no Contrato Social, de maneira que eu passe a também ser um superior na hierarquia dos seres, tento fazer com que ele não ofereça perigo a minha reputação. Odeio-o porque el e não se deixa subjugar por mim.

Honra: Aquilo que os homens distribuem-se no sentido de manter a coerência social. Desde os tempos imemoráveis as honras se conferem aos mais belos, virtuosos e excelentes homens.

Mulher: A reprodutora e cuidadora da humanidade. A mulher abriu os olhos da humanidade para a violência e para a destruição do planeta. Muitas mulheres perdiam seus esposos e filhos nas longas guerras feitas pelos homens em busca de posses e honras (coisas que os tornam mais belos e virtuosos uns aos olhos dos outros) e ficavam sós. Nos tempos atuais o princípio feminino é evocado como uma possibilidade de retorno à natureza: Já temos toda a honra, inteligência e virtude possível, necessária para fazer a felicidade de um homem, mas continuamos acabando com o meio em que vivemos e do qual viemos, que é a floresta. A mulher alimenta o filho desde o nascimento, quando este suga um líquido que lhe sai pelos seios chamado leite. Enquanto o homem busca pelas coisas eternas, a mulher porta o caminho para entender a relação do corpo com a terra, a saber a Phisis, ou natureza, do grego.

Natureza: Tudo aquilo que é o que é porque é necessário. O homem que interfere na natureza cria aberrações não espontâneas (como o Michael Jackson fez com seu rosto querendo deixar de ser preto) ou os pederastas que implantam seios falsos no corpo pra deixarem de se parecer homens e se parecerem com mulheres. A natureza é uma das coisas cuja razão de ser permanece oculta pela inteligência de Deus, o ser pensável como o mais inteligente do Universo (Uni Vertere, também do Latim, como a porção conhecida do espaço que temos). Esse motivo é o que sustenta a postura da Igreja Católica e as outras grandes religiôes monoteistas contra o que chamam de sodomia, prostituição do corpo, ou homossexualismo.

Etica. Regras de conduta é uma boa locução. Aquilo que faz com que um grupo de amigos permaneçam amigos, sem brigar pelo embate de seus egos é o que o pensador grego Aristóteles concebe por Ética. Segundo os princípios da ética é necessário moderar as paixões de maneira que elas se harmonizem com as necessidades do grupo social que partilha das necessidades contempladas por aquilo que é produzido por ele. Seja material ou intelectualmente.


samuelbh

Olhando a figura que você usa no fórum, tenho uma pergunta a fazer: você fumou uma antes de escrever esse negócio? Que coisa mais sem noção! rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

gabriel0085

#2
noo woman no cry!
nooooooo woman no cry!!!
..........
........

jomafras

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

twelvetribes

Eu só vejo passar. A fumaça tapa os olhos pra injustiça. Eu estou tentando instruir vocês pra que entendam o nosso sistema coerente e justo de leis humanas. A Africa do Sul respira enquanto os americanos nos vendem tecnologia.

twelvetribes

Pensei nos gentis colegas que vão trabalhar com sitemas. Os advogados aí fora são todos comprados e todo mundo elabora relatórios mentirosos que são levados a juizo. Se preparem pra lidar com esse mundo sujo. Não precisa fumar erva não.

paozinho

e viva as diferenças : D o/ o/ o/ o/ o/

twelvetribes

Vejos que os usuários de Linux têm frequentemente problemas com o estatuto epistemológico das leis e direitos (Sempre tem alguém falando sobre pirataria ou coisa desse genero (genero compreende a especie que são as diversas obras). Quis desmistificar a coisa e também tentar despertar a curiosidade para o mundo da política e da produção de valores culturais. Quanto à maconha, sim eu já usei, atire a primeira pedra quem não tiver aquilo que disseram que era pecado antes mesmo que eu soubesse o que era pecado. Assim como o Ubuntu e o Linux, a sociedade humana está sempre e desenvolvimento. Aqueles que conhecem o que estão fazendo, têm mais chances de contribuir efetivamente.

rodox12

#8
Como dizia uncle Rodney:

"Fumar maconha é como usar Linux"

eu aprendo tanta coisa nesse forum epistemológico...=pp...
Temos que fixar o bug #1.