Lei, vigência, e estado de natureza.

Iniciado por twelvetribes, 04 de Abril de 2007, 23:44

tópico anterior - próximo tópico

twelvetribes

Estrutura da legislação universal, nocões vulgares:

Legis:  Do latim: Lei ou viger a Lei, legislar.  Leis são como sistemas fechados onde uma coisa que funcionou passa a ser norma. Norma é a situação que permite que uma lei não se desvirtue.

Direito: Segundo Hegel, filósofo alemão, o direito é como um vir-a-ser. Ele se faz efetivo na medida em que a vontade livre do indivíduo sublima a sua condição de dono do direito.

Contrato: Aquilo que se estabelece entre homens livres acerca de diligência que acarretará a cessão de bens para ambos os lados, como uma permuta ou troca. A legislação sobre o contrato social permite que se estabeleça instâncias julgadoras (de caráter punitivo, ou não) sobre a sua vigência.

Crime: Aquela atitude ou ato, que vai contra a ordem social vigente ou estabelecida por meio de contrato ou não. O crime desestabiliza uma ordem no sentido de que rouba, descaracteriza, os direitos alheios ao aplicar-lhes o critério da injustiça. É da ordem que tudo esteja distribuido conforme a justiça.

Felicidade: Aquilo que todos os indivíduos humanos buscam no decorrer dos anos de suas vidas, enquanto trabalham e se aperfeiçoam para melhorar a sua vida e de sua espécie de forma que não sofram.

Deus: A força metafísica que move o Universo. Aquilo que se desconhece, como o sentido de todas as ações humanas. O homem se pergunta sobre o porque de tudo que faz: Trabalhar, estudar, se envolver em sociedade, estabelecer contratos etc. Dizem que Deus é a inteligência que um dia, após a nossa morte nos revelará o propósito da existência.

Posse: Resquício da matéria que a nossa inteligência associou a uma possível facilidade. Se eu tiver não passarei falta. Se tiver comida não sofrerei e não sentirei dor no estômago. As posses, com a evolução da humanidade, passaram a contemplar desejos e paixões do corpo bem mais diversificadas do que o essencial à sobrevivência no planeta.

Ódio. O ódio provém do embate de egos. Quando visualizo em alguém um possível competidor pela honra a ser conferida por um superior no Contrato Social, de maneira que eu passe a também ser um superior na hierarquia dos seres, tento fazer com que ele não ofereça perigo a minha reputação. Odeio-o porque el e não se deixa subjugar por mim.

Honra: Aquilo que os homens distribuem-se no sentido de manter a coerência social. Desde os tempos imemoráveis as honras se conferem aos mais belos, virtuosos e excelentes homens.

Mulher: A reprodutora e cuidadora da humanidade. A mulher abriu os olhos da humanidade para a violência e para a destruição do planeta. Muitas mulheres perdiam seus esposos e filhos nas longas guerras feitas pelos homens em busca de posses e honras (coisas que os tornam mais belos e virtuosos uns aos olhos dos outros) e ficavam sós. Nos tempos atuais o princípio feminino é evocado como uma possibilidade de retorno à natureza: Já temos toda a honra, inteligência e virtude possível, necessária para fazer a felicidade de um homem, mas continuamos acabando com o meio em que vivemos e do qual viemos, que é a floresta. A mulher alimenta o filho desde o nascimento, quando este suga um líquido que lhe sai pelos seios chamado leite. Enquanto o homem busca pelas coisas eternas, a mulher porta o caminho para entender a relação do corpo com a terra, a saber a Phisis, ou natureza, do grego.

Natureza: Tudo aquilo que é o que é porque é necessário. O homem que interfere na natureza cria aberrações não espontâneas (como o Michael Jackson fez com seu rosto querendo deixar de ser preto) ou os pederastas que implantam seios falsos no corpo pra deixarem de se parecer homens e se parecerem com mulheres. A natureza é uma das coisas cuja razão de ser permanece oculta pela inteligência de Deus, o ser pensável como o mais inteligente do Universo (Uni Vertere, também do Latim, como a porção conhecida do espaço que temos). Esse motivo é o que sustenta a postura da Igreja Católica e as outras grandes religiôes monoteistas contra o que chamam de sodomia, prostituição do corpo, ou homossexualismo.

Etica. Regras de conduta é uma boa locução. Aquilo que faz com que um grupo de amigos permaneçam amigos, sem brigar pelo embate de seus egos é o que o pensador grego Aristóteles concebe por Ética. Segundo os princípios da ética é necessário moderar as paixões de maneira que elas se harmonizem com as necessidades do grupo social que partilha das necessidades contempladas por aquilo que é produzido por ele. Seja material ou intelectualmente.

samuelbh

Olhando a figura que você usa no fórum, tenho uma pergunta a fazer: você fumou uma antes de escrever esse negócio? Que coisa mais sem noção! rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

gabriel0085

noo woman no cry!
nooooooo woman no cry!!!
..........
........

jomafras

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

twelvetribes

Eu só vejo passar. A fumaça tapa os olhos pra injustiça. Eu estou tentando instruir vocês pra que entendam o nosso sistema coerente e justo de leis humanas. A Africa do Sul respira enquanto os americanos nos vendem tecnologia.

twelvetribes

Pensei nos gentis colegas que vão trabalhar com sitemas. Os advogados aí fora são todos comprados e todo mundo elabora relatórios mentirosos que são levados a juizo. Se preparem pra lidar com esse mundo sujo. Não precisa fumar erva não.

paozinho

e viva as diferenças : D o/ o/ o/ o/ o/

twelvetribes

Vejos que os usuários de Linux têm frequentemente problemas com o estatuto epistemológico das leis e direitos (Sempre tem alguém falando sobre pirataria ou coisa desse genero (genero compreende a especie que são as diversas obras). Quis desmistificar a coisa e também tentar despertar a curiosidade para o mundo da política e da produção de valores culturais. Quanto à maconha, sim eu já usei, atire a primeira pedra quem não tiver aquilo que disseram que era pecado antes mesmo que eu soubesse o que era pecado. Assim como o Ubuntu e o Linux, a sociedade humana está sempre e desenvolvimento. Aqueles que conhecem o que estão fazendo, têm mais chances de contribuir efetivamente.

rodox12

Como dizia uncle Rodney:

"Fumar maconha é como usar Linux"

eu aprendo tanta coisa nesse forum epistemológico...=pp...
Temos que fixar o bug #1.